ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas

A new ProZ.com translation contests interface is currently in development, and a preview contest is underway. Click here to visit the new interface »

Previous ProZ.com translation contests

Italian » Portuguese (EU) - 3 entries


From “La motivazione delle risorse umane per il successo di un'organizzazione” by Ranieri de Maria. 339 words
Le risorse umane all’interno di ogni organizzazione rivestono la massima importanza. Se è vero  che esse comportano maggiori difficoltà di gestione, tuttavia al loro interno sono insite elevate potenzialità di miglioramento, e ciò richiede un’attenzione particolare.

L’istruzione degli addetti deve essere curata dal punto di vista teorico e pratico, e a essi deve essere sempre fornita una chiara e forte motivazione allo svolgimento del lavoro. Ciò comporta che si proceda alla responsabilizzazione massima nell’adempimento delle funzioni, operando sempre verso l’integrazione, nel funzionamento della struttura e nel contesto sociale. Il personale deve essere orientato a concepire il lavoro o le sue attività, in generale, in funzione collettiva o sociale, e ogni addetto deve essere spinto a sviluppare un’attività formativa verso gli altri soggetti del capitale umano dell’organizzazione.

Ci sono più fattori che concorrono al successo di un’organizzazione. Se è importante che essa conti un’autorevole figura leader, è bene ricordare sempre che un capo esercita il suo ruolo all’interno di un gruppo strutturato. Il coordinamento pertanto non basta: appare essenziale il recepimento da parte del gruppo delle indicazioni del leader e l’azione conseguente del gruppo stesso.

La funzione di un organizzatore efficace è quella di trascinare i collaboratori, affrontare e risolvere i problemi, aiutare a superare gli ostacoli e creare la motivazione per raggiungere gli obiettivi. Come è evidente, se il gruppo non partecipa attivamente a queste azioni, rispondendo adeguatamente, tutto ciò che il leader compie non otterrà i frutti sperati. È necessario quindi porsi anzitutto un quesito: come si possono “convincere” le persone che fanno parte di un’organizzazione, e, in particolare, di un gruppo di staff, a seguire il leader partecipando attivamente al conseguimento dello scopo dell’organizzazione? La risposta è semplice e complessa al contempo: è necessario che le persone condividano le finalità dell’organizzazione. Non è sufficiente che siano solo consapevoli dell’esistenza di tali finalità e che le conoscano, ma è necessario che abbiano una consapevolezza attiva nel conseguirle e si sostengano a vicenda nel raggiungerle. Solo in tal modo si forma quella collaborazione che crea il lavoro di gruppo.

The winning and finalist entries are displayed below.To view the like/dislike tags the entries received simply click on the "view all tags" link on the right hand corner of each entry.

You can leave your feedback for this pair at the bottom of the page.

Congratulations to the winners and thanks to all the participants!






Entry #1 - Points: 14 - WINNER!
View all tags
Os recursos humanos revestem-se de suma importância no interior de cada organização. Se é verdade que comportam grandes dificuldades de gestão, o facto é que encerram elevadas potencialidades de aperfeiçoamento, o que requer uma atenção especial.

A formação dos trabalhadores deve ser ponderada do ponto de vista teórico e prático, e na sua origem deve estar sempre uma clara e forte motivação para a execução do trabalho. Isso implica que se exija a máxima responsabilização no desempenho das funções, sempre no sentido da integração, no funcionamento da estrutura e no meio social. O pessoal deve ser orientado para conceber o trabalho, ou a sua actividade em geral, como funções colectivas ou sociais, e cada membro do pessoal deve ser incentivado a realizar uma actividade formativa dirigida aos demais elementos do capital humano da organização.

Há mais factores que concorrem para o sucesso de uma organização. Se é importante que ela conte com uma figura de líder respeitável, cumpre recordar que um chefe desempenha o seu papel no quadro de um grupo estruturado. A coordenação, por conseguinte, não chega: revela-se essencial a recepção por parte do grupo das instruções do líder e a sequência que lhe é reservada pelo próprio grupo.

O papel de um organizador eficaz consiste em estimular os colaboradores, equacionar e resolver os problemas, ajudar a superar os obstáculos e desenvolver a motivação para atingir os objectivos. Como é evidente, se o grupo não participar activamente nestas acções, respondendo adequadamente, tudo o que o líder fizer não surtirá os resultados esperados. É, pois, necessário suscitar, antes de mais, uma questão: como “convencer” as pessoas que integram uma organização, e, em especial, um grupo, a seguir o líder, participando activamente na realização do seu objectivo? A resposta é simultaneamente simples e complexa: é necessário que as pessoas adiram aos objectivos da organização. Não basta que estejam informadas da existência de tais objectivos e que os conheçam, é imprescindível que tenham uma consciência activa da sua consecução e que se secundem mutuamente na sua conquista. Só assim se tece a colaboração que preside ao trabalho de grupo.



Entry #2 - Points: 10
View all tags
Os recursos humanos revestem-se da maior importância para todas as empresas. Se por um lado acarretam maiores dificuldades de gestão, por outro oferecem grandes oportunidades de melhoramento, e este aspecto requer uma atenção particular.

A formação dos colaboradores deve ser feita com todo o cuidado, quer do ponto de vista teórico, quer prático, e deve-lhes ser sempre fornecida uma clara e forte motivação para desempenhar as suas tarefas. Isto implica a máxima responsabilização no cumprimento das funções, tendo sempre em vista a integração no funcionamento da estrutura e no contexto social. Os colaboradores devem ser orientados para conceberem o seu trabalho ou a sua actividade num âmbito colectivo ou social, e cada um deles deve ser incentivado a desenvolver uma actividade formativa em relação aos outros elementos do capital humano da empresa.

Existem mais factores que influenciam o sucesso de uma empresa. É importante que exista um líder com autoridade, mas deve-se sempre ter em conta que um chefe exerce o seu papel dentro de um grupo estruturado. Como tal, a coordenação não chega: é essencial que o grupo receba as indicações do líder e que actue consequentemente.

A função de um coordenador eficaz é incentivar os colaboradores, enfrentar e resolver os problemas, ajudar a superar os obstáculos e criar motivação para atingir os objectivos. Evidentemente, se o grupo não participa activamente nestas acções nem responde de forma adequada, o trabalho do líder não terá os frutos esperados. Assim, em primeiro lugar, é necessário colocar esta questão: como "convencer" as pessoas que fazem parte de uma empresa e, em particular, de um grupo de trabalho, a seguir o líder, participando activamente para alcançar os objectivos da empresa? A resposta é ao mesmo tempo simples e complexa: é necessário que as pessoas se identifiquem com esses objectivos. Não basta que saibam quais são; é necessário que participem de forma activa e que exista um apoio mútuo para os alcançar. Este é o único modo de obter a tal colaboração que cria o trabalho de grupo.



Entry #3 - Points: 4
anonymousView all tags
Os recursos humanos no interior de toda a organização são revestidos da maior importância. Se é verdade que comportam maiores dificuldades de gestão, todavia no seu interior são inseridas elevados potenciais de melhoria, o que requer atenção especial.

A instrução dos empregados deve ser feita do ponto de vista teórico e prático, e sempre se lhes deve fornecer uma motivação clara e forte para o desenvolvimento do trabalho. Isso faz com que se proceda à responsabilização máxima no cumprimento das funções, operando sempre em direcção à integração, no funcionamento da estrutura e no contexto social. O pessoal deve estar orientado para conceber o trabalho e as suas actividades, em geral, em função colectiva ou social, e cada funcionário deve ser incentivado para desenvolver uma actividade formativa para com os outros sujeitos do capital humano da organização.

Há mais factores que concorrem ao sucesso duma organização. Se é importante que ela tenha uma figura de liderança com autoridade, é bom lembrar sempre que um chefe tem o seu papel dentro dum grupo estruturado. A coordenação portanto não basta: é essencial que o grupo receba as indicações do líder e a acção consequente do próprio grupo.

A função duma organização eficaz é dar um empurrãozinho aos colaboradores, enfrentar e resolver os problemas, ajudar a superar os obstáculos e criar a motivação para alcançar os objectivos. Como se vê, se o grupo não participa activamente destas acções, respondendo adequadamente, tudo o que o líder realizar não terá os frutos esperados. É necessário portanto fazer uma pergunta: como se pode "convencer" as pessoas que fazem parte duma organização e, em particular, dum grupo de empregados, a seguir o líder participando activamente para atingir a meta da organização? A resposta é simples e complexa ao mesmo tempo: é necessário que as pessoas compartilhem as finalidades da organização. Não é suficiente que somente estejam conscientes da existência de tais finalidades e que as conheçam, mas é necessário que tenham ciência activa na sua obtenção e se apoiem mutuamente para alcançá-las. Somente assim forma-se a colaboração que cria o trabalho em grupo.



« return to the contest overview



Translation contests
A fun way to take a break from your normal routine and test - and hone - your skills with colleagues.