Como emitir recibos?
Thread poster: Brigith Guimarães
Brigith Guimarães
Brigith Guimarães  Identity Verified
Portugal
Local time: 11:39
Member (2003)
English to Portuguese
+ ...
Apr 5, 2003

Sou membro Platinum recente e recebi meu primeiro trabalho. Minha grande questão, no mento, é: quando me pedirem factura/recibo, tenho absolutamente de mencionar a VAT tax ou não, tratando-se de estrangeiro, claro?



DO que à partida depreendi de outros casos aqui, não será necessário, mas não quero (1) incorrer em riscos desnecessários e (2) ser correcta para mim e para cliente.



Agradecia sua ajuda, por favor. Obrigada

brigith


 
ncfialho (X)
ncfialho (X)  Identity Verified
Local time: 11:39
German to Portuguese
+ ...
Recibos Apr 5, 2003

Olá,

costumo passar facturas mencionando que estou «até ao momento isenta de IVA e IRS».

Do estrangeiro nunca ninguém quis um recibo verde, a factura foi sempre suficiente.

Espero ter ajudado.

Natália


 
ana claudia jorge
ana claudia jorge  Identity Verified
Portugal
Local time: 11:39
English to Portuguese
+ ...
sem IVA não há grande problema Apr 13, 2003

Se é o primeiro trabalho, nem sequer se coloca a hipótese de IVA.

Quando perguntei a uma empresa estrangeira se aceitava o \"recibo verde\", fizeram o ar mais espantado do mundo. Pedi-lhes um exemplar das facturas habituais vindas de Portugal e mostraram-me um \"invoice\" feito em word.

Não sei se isso é legal, mas parece-me que é o que se faz por aí. Também creio que as nossas Finanças não incentivam as relações de negócios com o estrangeiro da melhor forma.... See more
Se é o primeiro trabalho, nem sequer se coloca a hipótese de IVA.

Quando perguntei a uma empresa estrangeira se aceitava o \"recibo verde\", fizeram o ar mais espantado do mundo. Pedi-lhes um exemplar das facturas habituais vindas de Portugal e mostraram-me um \"invoice\" feito em word.

Não sei se isso é legal, mas parece-me que é o que se faz por aí. Também creio que as nossas Finanças não incentivam as relações de negócios com o estrangeiro da melhor forma.

Portanto, coração ao alto e mandar facturas, acho eu...
Collapse


 
Ana Carneiro
Ana Carneiro  Identity Verified
Portugal
Local time: 11:39
English to Portuguese
+ ...
RECIBOS Apr 15, 2003

A questão é que os profissionais liberais que passam recibo verde não podem emitir Facturas (tive recentemente um problema semelhante).

Segundo a minha Repartição de Finanças, o recibo verde serve de factura.

É preciso também notar que, ao enviar um documento em Word (ou qualquer outro programa) que diga \"Factura\" e que não seja seguido de um recibo verde estamos, na realidade, a fugir ao fisco e a cometer uma ilegalidade.

Não é minha intenção ser mai
... See more
A questão é que os profissionais liberais que passam recibo verde não podem emitir Facturas (tive recentemente um problema semelhante).

Segundo a minha Repartição de Finanças, o recibo verde serve de factura.

É preciso também notar que, ao enviar um documento em Word (ou qualquer outro programa) que diga \"Factura\" e que não seja seguido de um recibo verde estamos, na realidade, a fugir ao fisco e a cometer uma ilegalidade.

Não é minha intenção ser mais papista do que o papa, ou seja, fazer julgamentos sobre legalidades e ilegalidades. Estou apenas a chamar a atenção para uma situação pela qual passei muito recentemente.

Relativamente ao IVA ele cobra-se à taxa nacional (portuguesa, neste caso). Não sei o que se faz relativamente ao IRS...

Boa Páscoa.

Ana
Collapse


 
ncfialho (X)
ncfialho (X)  Identity Verified
Local time: 11:39
German to Portuguese
+ ...
Factura... Apr 16, 2003

Olá,

tenho que passar *alguma coisa* que define o preço um cliente tenha que pagar...para mim isto seria uma factura....não me sinto culpada se as pessoas do estrangeiro não querem o meu recibo verde....aquilo que eu sei tb não sou obrigada a cobrar IVA aos clientens do estrangeiro...mas tb não tenho a certeza...



Natália


 
Mónica Machado
Mónica Machado
United Kingdom
Local time: 11:39
English to Portuguese
+ ...
TOC Apr 25, 2003

Olá Colegas,



Aconselho a consulta de um TOC já que a maior parte das repartições desconhece a legislação aplicável e acaba por induzir muitos tradutores em erro.



Cumprimentos

Mónica



[ This Message was edited by: mmachado on 2003-04-25 19:08]



[ This Message was edited by: mmachado on 2003-05-11 08:46]

[ This Message was edited by: mmachado on 2003-05-16 09:21]


 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Como emitir recibos?






CafeTran Espresso
You've never met a CAT tool this clever!

Translate faster & easier, using a sophisticated CAT tool built by a translator / developer. Accept jobs from clients who use Trados, MemoQ, Wordfast & major CAT tools. Download and start using CafeTran Espresso -- for free

Buy now! »
Wordfast Pro
Translation Memory Software for Any Platform

Exclusive discount for ProZ.com users! Save over 13% when purchasing Wordfast Pro through ProZ.com. Wordfast is the world's #1 provider of platform-independent Translation Memory software. Consistently ranked the most user-friendly and highest value

Buy now! »