Passar recibo verde antes do pagamento
Thread poster: Marlene Vilela
Marlene Vilela
Marlene Vilela  Identity Verified
Portugal
Local time: 04:10
Member (2008)
English to Portuguese
+ ...
Jul 7, 2008

Olá a todos!

Há alguns meses fiz um trabalho de revisão e tradução parcial de um guia de viagem para uma editora. Chegada a hora de receber o meu pagamento, contactei a mesma via e-mail para fornecer os meus dados bancários, de modo a que pudessem proceder ao pagamento. A resposta que obtive foi que para que pudessem proceder ao pagamento, eu teria de enviar uma factura/recibo, uma vez que sem este(s) o departamento de contabilidade da editora não poderia efectuar o dito paga
... See more
Olá a todos!

Há alguns meses fiz um trabalho de revisão e tradução parcial de um guia de viagem para uma editora. Chegada a hora de receber o meu pagamento, contactei a mesma via e-mail para fornecer os meus dados bancários, de modo a que pudessem proceder ao pagamento. A resposta que obtive foi que para que pudessem proceder ao pagamento, eu teria de enviar uma factura/recibo, uma vez que sem este(s) o departamento de contabilidade da editora não poderia efectuar o dito pagamento. Ora, esta exigência deixou-me bastante surpreendida, uma vez que como trabalhadora independente não posso passar facturas, restando-me o recibo verde. No entanto, o recibo serve de comprovativo de um pagamento. Se não me pagaram, como posso eu mandar o recibo de um pagamento "fantasma"? Expliquei a situação à minha interlocutora, sem que esta tivesse cedido na sua posição. Na minha opinião isto é contranatura, uma vez que não se pode começar um processo de pagamento pelo fim, ou seja, primeiro recibo, depois pagamento. O problema é que a editora não compreende este facto.
A minha pergunta é: já vos aconteceu uma situação destas? Acham que a editora tem razão em exigir o recibo de um pagamento que ainda não foi feito? Para mim isto é totalmente despropositado e inacreditável! Ainda para mais quando a minha interlocutora afirma que é "um procedimento contabilisticamente válido"! Ou eu não percebo mesmo nada de contabilidade básica ou então o contrário. Além disso, durante o trabalho, realizei um relatório detalhado do preço por página (448 no total). portanto, o que poderá faltar?
E se passar recibo antes e não me pagarem? Além de trabalhar gratuitamente ainda tenho de pagar impostos!

Agradeço desde já os vossos comentários.
Collapse


 
Ligia Dias Costa
Ligia Dias Costa  Identity Verified
Portugal
Local time: 04:10
English to Portuguese
+ ...
SITE LOCALIZER
É assim mesmo. Jul 7, 2008

Trabalhei em empresas durante muito tempo e pagava comissões a agentes de vendas. É assim mesmo, ou seja, a empresa só pode passar o cheque ou fazer a transferência, contra um documento que suporte a diferença do dinheiro. O que para recibos verdes, nos leva a um impasse. Ou se confia na empresa, ou se apresenta uma "factura" que tenha validade fiscal. De qualquer das formas, devo dizer-lhe que nunca assisti a nenhum problema relativamente a este assunto.

 
Ana Rita Simões
Ana Rita Simões  Identity Verified
Portugal
Local time: 04:10
Member (2009)
English to Portuguese
+ ...
procedimento habitual, mas.... Jul 7, 2008

Infelizmente acho que é um procedimento habitual. Há pouco tempo também tive de o fazer, mas como era um cliente no qual confiava absolutamente, e que precisava de uma recibo com uma data específica, fi-lo sem problemas. No entanto, penso que se deve evitar ao máximo - pelo menos na minha opinião, que sou sempre um pouco desconfiada

Não sei muito bem como funciona, mas por exemplo, com clientes estrangeiros, emi
... See more
Infelizmente acho que é um procedimento habitual. Há pouco tempo também tive de o fazer, mas como era um cliente no qual confiava absolutamente, e que precisava de uma recibo com uma data específica, fi-lo sem problemas. No entanto, penso que se deve evitar ao máximo - pelo menos na minha opinião, que sou sempre um pouco desconfiada

Não sei muito bem como funciona, mas por exemplo, com clientes estrangeiros, emito uma factura em Word para que possam efectuar o pagamento, e passo o recibo depois. Penso que talvez o possa fazer também neste caso.

Contudo, parece-me bastante estranho pois trabalhei numa editora até há pouco tempo e a factura era produzida internamente - nós fazíamos o cálculo e passávamos a folha de pagamento, que depois seguia para a contabilidade, e os tradutores enviavam os recibos após terem recebido a totalidade do valor. Não sei se será este o procedimento em todas as editoras, mas penso que não deverá ceder.
Collapse


 
Carla Guerreiro
Carla Guerreiro  Identity Verified
France
Local time: 05:10
Member (2006)
French to Portuguese
+ ...
Repartição de finanças Jul 7, 2008

Olá Marlene,

O melhor que tem a fazer é entrar em contacto com a repartição de finanças da sua área de residência, pois eles poderão dar-lhe todas as informações de que precisa.

Carla Guerreiro


 
Carla Araújo
Carla Araújo  Identity Verified
Portugal
Local time: 04:10
English to Portuguese
+ ...
Recibos verdes vs. facturas Jul 8, 2008

Marlene Vilela wrote:

Ora, esta exigência deixou-me bastante surpreendida, uma vez que como trabalhadora independente não posso passar facturas, restando-me o recibo verde.


Marlene,

Como a Carla Guerreiro já sugeriu, informe-se na sua repartição de finanças.
Os recibos verdes podem ser substituídos por um software de facturação ou por um livro de facturas encomendado numa gráfica.
Assim pode enviar a factura juntamente com o trabalho e depois emitir o respectivo recibo quando receber o pagamento. É muito mais prático, principalmente para quem trabalha para clientes estrangeiros.


 
Rosa Alves
Rosa Alves  Identity Verified
Portugal
Local time: 04:10
German to Portuguese
+ ...
Software de facturação? Jul 8, 2008

Os recibos verdes podem ser substituídos por um software de facturação ou por um livro de facturas encomendado numa gráfica.

Olá Carla,

É mesmo verdade isso que está a dizer? Os recibos verdes podem mesmo ser subtituídos por um software de facturação? Confirmou isso com as Finanças? É que dava-me muito jeito mesmo, pois já ando um pouco farta de explicar às empresas estrangeiras com quem trabalho o sistema de recibos verdes. Podia dar-me um exemplo de soft
... See more
Os recibos verdes podem ser substituídos por um software de facturação ou por um livro de facturas encomendado numa gráfica.

Olá Carla,

É mesmo verdade isso que está a dizer? Os recibos verdes podem mesmo ser subtituídos por um software de facturação? Confirmou isso com as Finanças? É que dava-me muito jeito mesmo, pois já ando um pouco farta de explicar às empresas estrangeiras com quem trabalho o sistema de recibos verdes. Podia dar-me um exemplo de software de facturação, por favor? As facturas podem ser enviadas electronicamente ou só em papel?

Obrigada!
Rosa

PS - Relativamente ao assunto em questão, é verdade que é muito comum as empresas pedirem o recibo antes de efectuar o pagamento. Até agora, nunca tive problemas, mas também é verdade que são poucas as empresas portuguesas com quem trabalho. Uma delas pede-me a digitalização do recibo verde passado antes de efectuar o pagamento e só depois de receber é que eu envio o recibo por correio. Mas é claro que essa digitalização não constitui garantia para a empresa, pois eu posso anulá-lo e nem sequer o mandar.

[Edited at 2008-07-08 21:34]
Collapse


 
Carla Araújo
Carla Araújo  Identity Verified
Portugal
Local time: 04:10
English to Portuguese
+ ...
Software de facturação Jul 9, 2008

Rosa Alves wrote:

É mesmo verdade isso que está a dizer? Os recibos verdes podem mesmo ser subtituídos por um software de facturação? Confirmou isso com as Finanças? É que dava-me muito jeito mesmo, pois já ando um pouco farta de explicar às empresas estrangeiras com quem trabalho o sistema de recibos verdes. Podia dar-me um exemplo de software de facturação, por favor? As facturas podem ser enviadas electronicamente ou só em papel?

Obrigada!
Rosa


Olá Rosa,

Sim, é possível fazê-lo.
Na altura em que optei por esta solução, era obrigatório entregar nas Finanças uma declaração em que abdicávamos dos recibos verdes a favor de um programa de facturação. Penso que agora já não é obrigatório, mas convém aconselhar-se junto da sua repartição.

Tem de ser mesmo um software de facturação, não são válidas facturas emitidas em Word, Excel, etc. Também não sei se serão aceites programas estrangeiros como o TO3000. Eu uso o Empresário, mas há outros.

Se lhe falarem na obrigatoriedade de um ficheiro chamado SAFT-PT, ignore, a menos que seja sujeito passivo de IRC. Tenho aqui outro programa arrumado por ter sido mal informada na altura.


 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Passar recibo verde antes do pagamento






Trados Studio 2022 Freelance
The leading translation software used by over 270,000 translators.

Designed with your feedback in mind, Trados Studio 2022 delivers an unrivalled, powerful desktop and cloud solution, empowering you to work in the most efficient and cost-effective way.

More info »
CafeTran Espresso
You've never met a CAT tool this clever!

Translate faster & easier, using a sophisticated CAT tool built by a translator / developer. Accept jobs from clients who use Trados, MemoQ, Wordfast & major CAT tools. Download and start using CafeTran Espresso -- for free

Buy now! »