Mobile menu

Preenchimento declaração de IVA p/ valores pagos por clientes no estrangeiro
Thread poster: Rosa Alves
Rosa Alves  Identity Verified
Portugal
Local time: 14:23
German to Portuguese
+ ...
Nov 6, 2008

Olá a todos!

Gostava de saber qual o campo de preenchimento na declaração de IVA para valores pagos por clientes no estrangeiro. Estes montantes estão isentos de IVA, mas penso que deverão na mesma ser mencionados na declaração de IVA, não?

As FAQ que consultei no site do Ministério das Finanças indicam o seguinte: “Relativamente ao preenchimento da declaração periódica, os valores referentes às operações realizadas / localizadas fora do território nacional deverão ser indicados no quadro 06 – campo 8 (operações previstas na alínea b) do n.º 1 do art. 20º do CIVA).” No entanto, segundo o impresso da declaração de IVA, o campo indicado (quadro 06, campo 8) corresponde às regularizações a favor do sujeito passivo, não tendo nada a ver com as referidas operações.

Já enviei um mail para os serviços de IVA, mas nunca mais me respondem e o dia 15 está quase a chegar

Obrigada desde já!
Rosa

Direct link Reply with quote

Susana Valdez  Identity Verified
Portugal
Member (2006)
English to Portuguese
+ ...
Não se coloca Nov 15, 2008

Gostava de saber qual o campo de preenchimento na declaração de IVA para valores pagos por clientes no estrangeiro. Estes montantes estão isentos de IVA, mas penso que deverão na mesma ser mencionados na declaração de IVA, não?

Olá Rosa,

Eu acho que não se coloca de todo...

Susana

Portugal
German to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Resposta dos serviços de IVA Nov 15, 2008

Olá!

Obtive finalmente resposta por parte dos serviços do IVA, a qul passo a transcrever de seguida.

"Tendo como referência o seu mail de 31.10.2008, informo que as prestações de serviços de tradução efectuadas a sujeitos passivos sedeados noutros Estados membros, não sujeitas a imposto em território nacional por força do disposto no art.º 6.º, n.º 9, alínea a), do CIVA, deverão ser relevadas na respectiva DP, no campo 8 do quadro 06."

Rosa

aishu
Portuguese to Spanish
+ ...
Rosa Nov 24, 2008

Bom dia Rosa,

Eu estou agora numa situação similar à sua: nunca passei iva para facturas as minhas traduções mas agora neste mês de NOvembro, ultrapassei os 10.000 euros de facturação, pelo que tenho que cobrar iva as empresas portuguesas e (graças a Deus, não às estrangeiras, - pelo que vi no seu email anterior)

Quanto às portuguesas: sabe se tenho que cobrar iva já ou pode ser começando no ano 2009?
estou completamente perdida neste campo...
muito obrigada pela ajuda

João Brogueira  Identity Verified
Portugal
Member (2012)
English to Portuguese
+ ...
IVA Nov 24, 2008

aishu wrote:

Bom dia Rosa,

Eu estou agora numa situação similar à sua: nunca passei iva para facturas as minhas traduções mas agora neste mês de NOvembro, ultrapassei os 10.000 euros de facturação, pelo que tenho que cobrar iva as empresas portuguesas e (graças a Deus, não às estrangeiras, - pelo que vi no seu email anterior)

Quanto às portuguesas: sabe se tenho que cobrar iva já ou pode ser começando no ano 2009?
estou completamente perdida neste campo...
muito obrigada pela ajuda

Só deve começar a cobrar o IVA após a correspondente alteração do seu cadastro nas Finanças. Normalmente, deve dirigir-se às finanças em Janeiro do ano seguinte àquele em que ultrapassou o limite de isenção, para efectuar a alteração. (Se ultrapassou o valor em 2008, deve ir às finanças em Janeiro de 2009.)

Contudo, sugiro que confirme esta informação nas finanças. O site das declarações electrónicas tem lá um número de telefone de informações.

Em relação aos clientes estrangeiros, apesar de estar prevista a isenção da cobrança de IVA em determinadas circunstâncias, é necessário indicar explicitamente o artigo ao abrigo do qual é aplicável essa isenção.

JB

[Edited at 2008-11-24 12:06 GMT]

Sandrinha  Identity Verified

French to Portuguese
+ ...
IVA - contabilidade organizada Dec 17, 2008

Olá Rosa, o que significa 'DP' = declaração?

Já agora que estamos a falar de cobrar ou não IVA, por ter ultrapassado o valor máximo... alguém me sabe dizer a diferença entre «contabilidade organizada» e «contratar um/a contabilista»?

Será mesmo obrigatório ou apenas necessário?

Se for obrigatório alguém conhece um/a BOM/BOA contabilista, ou seja fiável e conhecedor do estatuto de tradutor, entre outras qualidades?

Obrigada

Portugal
German to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Suponho que sim Dec 17, 2008

Olá Sandrinha,

Sim, suponho que queira dizer declaração (periódica). Nem sequer tinha reparado

Com contabilidade organizada, é obrigatória a contratação de um TOC. Infelizmente, não posso recomendar-lhe nenhum. Mas de certeza que os colegas terão sugestões

Cumprimentos,
Rosa

To report site rules violations or get help, contact a site moderator:

You can also contact site staff by submitting a support request »

Preenchimento declaração de IVA p/ valores pagos por clientes no estrangeiro

Advanced search

PerfectIt consistency checker
Faster Checking, Greater Accuracy

PerfectIt helps deliver error-free documents. It improves consistency, ensures quality and helps to enforce style guides. It’s a powerful tool for pro users, and comes with the assurance of a 30-day money back guarantee.

More info »
SDL MultiTerm 2017
Guarantee a unified, consistent and high-quality translation with terminology software by the industry leaders.

SDL MultiTerm 2017 allows translators to create one central location to store and manage multilingual terminology, and with SDL MultiTerm Extract 2017 you can automatically create term lists from your existing documentation to save time.

More info »

All of ProZ.com
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs