Mobile menu

Off topic: Vegetais e uma boa saúde
Thread poster: Maria Luisa Duarte

Maria Luisa Duarte  Identity Verified
Spain
Local time: 13:34
English to Portuguese
+ ...
Sep 6, 2003

Quantas vezes ouviu dizer que comer vegetais é muito importante para uma boa saúde?
E segue este bom conselho ou não?Sempre que menciono a importância dos vegetais a maioria das pessoas responde -"vegetais como todos os dias na sopa e também costumo comer salada de alface"; os mais jovens arriscam: "bem, costumo comer batatas fritas (quase sempre de pacote) e salada de tomate, às vezes ketchup.

A verdade é que o hábito de comer legumes diariamente e a cada refeição vem-se perdendo cada vez mais, ao mesmo tempo que um número crescente de estudos científicos enfatiza a importância destes alimentos na prevenção e mesmo terapia da maioria das doenças degenerativas modernas.

Devemos utilizar no prato os mais diversos à nossa disposição: cenouras, cebolas, nabos, rabanetes, rábanos, couve-flor, brócolos, abóbora, couve lombarda, nabiças, grelos, couve portuguesa e tantos outros preciosos legumes que fizeram parte integrante da nossa culinária durante séculos.

Para tirar um maior benefício dos legumes aqui vão alguns conselhos importantes:

1.Sempre que possível compre vegetais de origem biológica (cultivados sem produtos químicos). A quantidade de pesticidas e herbicidas utilizados nos legumes modernos é assustadora e prejudica seriamente a saúde humana e a dos solos, contribuindo para um grande número de problemas ecológicos.

Sabia que em apenas quarenta anos a contagem de espermatozóides em estudantes universitários baixou cerca de 40% e que muitos estudos apontam como causa directa para esta situação o uso de produtos químicos na agricultura moderna?

2.Não retire a casca a legumes como a cenoura, nabo, rabanete, etc. : lave-os com uma escova de vegetais disponível no mercado de produtos naturais; quanto a vegetais como o agrião, a alface, couves, não os deixe dentro de água para os lavar mas passe-os somente rapidamente por água fria.

3.Corte os vegetais de formas diferente e artísticas: consulte livros de cozinha especializados ou melhor ainda, frequente aulas de cozinha de forma a aprender estilos de corte lindíssimos que enriquecem grandemente o aspecto estético da refeição e melhoram também a digestão e absorção dos alimentos.

4.Em todas as refeições, utilize legumes bem cozinhados e outros levemente cozinhados; os vegetais mais cozinhados fornecem energia e vitalidade enquanto que os levemente cozinhados fornecem frescura e ajudam a adquirir flexibilidade - neste caso não os cozinhe mais do que um minuto, de forma a que eles mantenham uma cor viva e um aspecto estaladiço. Um mau hábito é de cozinhar excessivamente os vegetais, de forma a que eles percam todo o brilho e fiquem desprovidos de vitamina C.

5.Coma uma boa variedade de vegetais de raiz - cenouras, nabos, rábanos, bardana, rabanete, vegetais redondos - abóbora, brócolos, couve-flor, couve lombarda, e vegetais de folha - grelos, couve portuguesa, agriões, nabiças. Os vegetais de raiz fornecem vitalidade e melhoram o funcionamento dos órgãos inferiores do corpo como os intestinos ou os órgãos reprodutores, os vegetais redondos tornam-nos mais calmos e beneficiam órgãos como o estômago, o baço ou o pâncreas e os vegetais de folha fornecem frescura e flexibilidade e activam os pulmões, coração e fígado.

um abraço
Maria Luisa Duarte


Direct link Reply with quote
 
António Ribeiro  Identity Verified
Local time: 21:34
English to Portuguese
+ ...
Interessante... Sep 6, 2003

...mas faltou referir o autor e a origem do artigo.

Direct link Reply with quote
 

Thierry LOTTE  Identity Verified
Local time: 13:34
Member (2001)
English to French
+ ...
Visto del otro lado de la peninsula Sep 9, 2003

Maria Luisa escribó :


A verdade é que o hábito de comer legumes diariamente e a cada refeição vem-se perdendo cada vez mais, ao mesmo tempo que um número crescente de estudos científicos enfatiza a importância destes alimentos na prevenção e mesmo terapia da maioria das doenças degenerativas modernas.

Devemos utilizar no prato os mais diversos à nossa disposição: cenouras, cebolas, nabos, rabanetes, rábanos, couve-flor, brócolos, abóbora, couve lombarda, nabiças, grelos, couve portuguesa e tantos outros preciosos legumes que fizeram parte integrante da nossa culinária durante séculos.



En este lado de la peninsula, lo llamamos "Dieta Mediterranea".

Cordialmente




[Edited at 2003-09-09 23:14]


Direct link Reply with quote
 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Vegetais e uma boa saúde

Advanced search






Wordfast Pro
Translation Memory Software for Any Platform

Exclusive discount for ProZ.com users! Save over 13% when purchasing Wordfast Pro through ProZ.com. Wordfast is the world's #1 provider of platform-independent Translation Memory software. Consistently ranked the most user-friendly and highest value

More info »
SDL MultiTerm 2017
Guarantee a unified, consistent and high-quality translation with terminology software by the industry leaders.

SDL MultiTerm 2017 allows translators to create one central location to store and manage multilingual terminology, and with SDL MultiTerm Extract 2017 you can automatically create term lists from your existing documentation to save time.

More info »



All of ProZ.com
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs