Pages in topic:   < [1 2]
Transferência bancária da Europa para o Brasil
Thread poster: Paula Borges
Paula Borges
Paula Borges  Identity Verified
United Kingdom
Local time: 05:18
Member (2010)
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Exatamente, Eric! Nov 16, 2011

Generalizações e julgamentos supérfluos de natureza inteiramente pessoal não cabem em um fórum profissional, onde o respeito e a cordialidade devem estar sempre presentes. Felizmente, nosso colega José Henrique nos deu informações valiosas que serão utéis para todos, como sempre faz. Obrigada novamente.

 
Fabiana Zardo
Fabiana Zardo  Identity Verified
Brazil
Local time: 01:18
English to Portuguese
+ ...
Algumas considerações Dec 27, 2011

Com relação aos bancos, o que cobra a menor taxa é o Bradesco: USD 15. Não sei ainda como funciona a burocracia para receber.

No Itaú, há a opção de pagar um pouco menos, R$ 75,00, se você fizer via Simplex, para conta de pessoa física. O valor máximo que você pode receber é de USD 2.000.

Com relação ao Western Union, o maior problema é que precisa ser de pessoa física para pessoa física, por isso muitas empresas não usam. É preciso informar nome com
... See more
Com relação aos bancos, o que cobra a menor taxa é o Bradesco: USD 15. Não sei ainda como funciona a burocracia para receber.

No Itaú, há a opção de pagar um pouco menos, R$ 75,00, se você fizer via Simplex, para conta de pessoa física. O valor máximo que você pode receber é de USD 2.000.

Com relação ao Western Union, o maior problema é que precisa ser de pessoa física para pessoa física, por isso muitas empresas não usam. É preciso informar nome completo e CPF. É possível receber em qualquer agência de câmbio. Algumas oferecem o serviço de transferência direto para qualquer conta bancária, sem custos adicionais. Como todo valor recebido do exterior, há pagamento de IOF, mas os custos da transação são do remetente.

É possível? Sai muito caro?
É possível, mas é mais caro do que ter conta no exterior, por exemplo. Se você for membro da ATA, consegue abrir conta lá fora e receber tranquilamente pelo BB.

É muito burocrático? Qual é a documentação exigida?
Cada banco é diferente, mas via de regra, eles pedem contrato de câmbio e PO para liberar.

Demora muito?
Acho que o máximo que demorou até hoje foram 7 dias. Pelo Itaú, se você enviar no período da manhã, o dinheiro já está disponível na conta depois das 17h.

Sou correntista do Banco do Brasil e o HSBC, qual seria a instituição mais recomendada?
Não conheço os procedimentos desses bancos, mas arrisco dizer que o BB é beeeem mais burocrático.

Seria melhor fazer na conta bancária pessoa física ou jurídica? Se jurídica, como emitir NF?
Melhor como PJ, os impostos que incidem são menores. Se você emite Nota Fiscal Eletrônica, há uma opção de emitir sem CNPJ.

Se física, como isso seria lançado na declaração?
Recebimento de valores do exterior, ou algo assim.

Espero ter ajudado!
Collapse


 
Paula Borges
Paula Borges  Identity Verified
United Kingdom
Local time: 05:18
Member (2010)
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Fabiana... Dec 27, 2011

Você respondeu todas as minhas dúvidas, muito obrigada!

 
Katia Perry
Katia Perry  Identity Verified
Brazil
Local time: 01:18
Member (2007)
English to Portuguese
+ ...
Costumo receber pelo BB sem maiores dificuldades Jan 3, 2012

O desconto real, incluindo o IOF, fica em torno de 3,5% do total recebido, mas não tenho sofrido com burocracia.

Geralmente, vejo pelo homebanking que a ordem está disponível, levo a cópia da PO e da invoice ao meu gerente, que libera o dinheiro para minha conta.


No Santander, onde também tenho conta, eles cobram um valor fixo por ordem (se não me engano, R$250,00), que não achei conveniente e, portanto, não sei dizer como funciona na prática.
... See more
O desconto real, incluindo o IOF, fica em torno de 3,5% do total recebido, mas não tenho sofrido com burocracia.

Geralmente, vejo pelo homebanking que a ordem está disponível, levo a cópia da PO e da invoice ao meu gerente, que libera o dinheiro para minha conta.


No Santander, onde também tenho conta, eles cobram um valor fixo por ordem (se não me engano, R$250,00), que não achei conveniente e, portanto, não sei dizer como funciona na prática.

Queria aproveitar e perguntar sobre essa conta no exterior, que a Fabiana menciona. Pagam-se taxas no exterior e no Brasil ao receber o dinheiro? Vale a pena receber dessa forma?
Collapse


 
Paula Borges
Paula Borges  Identity Verified
United Kingdom
Local time: 05:18
Member (2010)
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Perry... Jan 3, 2012

Fico feliz em saber que não está tendo dificuldades em receber pelo BB. Como a minha agência é distante do local onde moro, fica a minha pergunta: a única pessoa que pode liberar este pagamento é o gerente de sua agência ou pode ser em qualquer agência mais próxima?

 
b2win
b2win  Identity Verified
Italy
Local time: 06:18
Spanish to Portuguese
+ ...
Santander x Bradesco Jan 9, 2012

Minhas experiências:

Santander:
Um dos piores bancos para recebimento de ordens do exterior. Inicialmente me informaram (a própria gerente) que até 2.000 euros o dinheiro era creditado diretamente na conta. Fiz um teste e mandei 100 euros. O dinheiro ficou "parado" no setor de câmbio e fui informada que é necessário ir até uma agência, depois pedir ao gerente para assinar uma procuração que autorize o câmbio automático da moeda. O setor de câmbio me disse até qua
... See more
Minhas experiências:

Santander:
Um dos piores bancos para recebimento de ordens do exterior. Inicialmente me informaram (a própria gerente) que até 2.000 euros o dinheiro era creditado diretamente na conta. Fiz um teste e mandei 100 euros. O dinheiro ficou "parado" no setor de câmbio e fui informada que é necessário ir até uma agência, depois pedir ao gerente para assinar uma procuração que autorize o câmbio automático da moeda. O setor de câmbio me disse até qual era o número/nome do formulário, caso o "pessoal da agência" não soubesse o procedimento.

Bradesco:
O paraíso: fácil e rápido.
Collapse


 
b2win
b2win  Identity Verified
Italy
Local time: 06:18
Spanish to Portuguese
+ ...
Um adendo Jan 9, 2012

Me esqueci: alguns bancos exigem que o emissor da ordem de pagamento indique o CPF do destinatário no Brasil. Não importa se foi preenchido o nome completo, numero da conta, numero da agencia, SWIFT, etc.
Peça sempre que o emissor coloque uma nota (normalmente existe um campo livre para comentários) com o número do CPF de quem vai receber a quantia.
Uma outra dica que me foi válida: peça para o emissor enviar uma cópia do comprovante de depósito e antecipe-a (por e-mail) ao
... See more
Me esqueci: alguns bancos exigem que o emissor da ordem de pagamento indique o CPF do destinatário no Brasil. Não importa se foi preenchido o nome completo, numero da conta, numero da agencia, SWIFT, etc.
Peça sempre que o emissor coloque uma nota (normalmente existe um campo livre para comentários) com o número do CPF de quem vai receber a quantia.
Uma outra dica que me foi válida: peça para o emissor enviar uma cópia do comprovante de depósito e antecipe-a (por e-mail) ao setor de câmbio do banco lá no Brasil.
Eu fazia isso quando tinha conta no Banco Real, e em menos de uma semana o dinheiro já estava na conta.
Collapse


 
Fabiana Zardo
Fabiana Zardo  Identity Verified
Brazil
Local time: 01:18
English to Portuguese
+ ...
Perry, faz tempo que não passo por aqui. Feb 17, 2012

Eu estou pesquisando com relação à abertura de conta nos EUA, mas pelo que apurei até agora, não há custos de envio ou recebimento se o cliente é dos EUA ou é da Europa e tem algum acordo nos EUA.

O recebimento também é tranquilo, a movimentação é feita por diversos bancos.

Um colega em uma comunidade do Facebook mencionou que o Bradesco e o HSBC não cobram tarifa para saque com cartão de débito do exterior. O Citi e o 24H cobram R$12.

Poré
... See more
Eu estou pesquisando com relação à abertura de conta nos EUA, mas pelo que apurei até agora, não há custos de envio ou recebimento se o cliente é dos EUA ou é da Europa e tem algum acordo nos EUA.

O recebimento também é tranquilo, a movimentação é feita por diversos bancos.

Um colega em uma comunidade do Facebook mencionou que o Bradesco e o HSBC não cobram tarifa para saque com cartão de débito do exterior. O Citi e o 24H cobram R$12.

Porém, a única maneira de abrir uma conta nos EUA é ou morar lá, ou se afiliar à ATA.

Espero ter ajudado.
Collapse


 
Bruno Magne
Bruno Magne  Identity Verified
Local time: 01:18
English to French
+ ...
Para José Henrique Feb 17, 2012

Tenho entendido que PayPal não é aceito pelos bancos brasileiros, ou pelo menos que é impossível (e se entendi bem, é proibido em lei) transferir qualquer valor de uma conta Paypal para uma conta corrente.

Será que as coisas mudaram?

Anos atrás, eu usei os serviços do banco Itaú para receber dinheiro dos Estados Unidos e da França. É verdade que a coisa é burocrática, mas nem mais nem menos do que nos países ditos "desenvolvidos".

No que diz r
... See more
Tenho entendido que PayPal não é aceito pelos bancos brasileiros, ou pelo menos que é impossível (e se entendi bem, é proibido em lei) transferir qualquer valor de uma conta Paypal para uma conta corrente.

Será que as coisas mudaram?

Anos atrás, eu usei os serviços do banco Itaú para receber dinheiro dos Estados Unidos e da França. É verdade que a coisa é burocrática, mas nem mais nem menos do que nos países ditos "desenvolvidos".

No que diz respeito ao uso de chinelos e/ou sandálias dentro de agências bancárias, eu não acredito pois, se assim fosse, mais da metade das pessoas, homens e mulheres, não poderia entrar.....


Cordialmente

Bruno



PS: De Western Union, só ouvi dizer que é extremamente caro, tanto para quem remete como para quem recebe....
Collapse


 
Paula Borges
Paula Borges  Identity Verified
United Kingdom
Local time: 05:18
Member (2010)
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Bruno... Feb 17, 2012

O PayPal faz transferências para qualquer banco brasileiro normalmente e inclusive já abriu sua filial por aqui. O dinheiro cai na conta corrente em até 3 dias úteis, mas é preciso levar as taxas em consideração.

O HSBC cobra sim de quem faz saques de contas no exterior, só isenta os correntistas Premier.

Fabiana e b2win - Muito obrigada pelas informações, foram muito úteis.






[Edited at 2012-02-17 18:46 GMT]

[Ed
... See more
O PayPal faz transferências para qualquer banco brasileiro normalmente e inclusive já abriu sua filial por aqui. O dinheiro cai na conta corrente em até 3 dias úteis, mas é preciso levar as taxas em consideração.

O HSBC cobra sim de quem faz saques de contas no exterior, só isenta os correntistas Premier.

Fabiana e b2win - Muito obrigada pelas informações, foram muito úteis.






[Edited at 2012-02-17 18:46 GMT]

[Edited at 2012-02-17 18:48 GMT]

[Edited at 2012-02-17 18:49 GMT]
Collapse


 
José Henrique Lamensdorf
José Henrique Lamensdorf  Identity Verified
Brazil
Local time: 01:18
English to Portuguese
+ ...
In memoriam
Bruno... Feb 17, 2012

Bruno Magne wrote:
Tenho entendido que PayPal não é aceito pelos bancos brasileiros, ou pelo menos que é impossível (e se entendi bem, é proibido em lei) transferir qualquer valor de uma conta Paypal para uma conta corrente.

Será que as coisas mudaram?


Bancos brasileiros aceitam dinheiro de onde vier. A questão é que o PayPal não podia mandar dinheiro para eles. A única alternativa era usar o Xoom (o dinheiro chegava em menos de 24 horas em dias de expediente bancário).

Acho que foi no ano passado o PayPal abriu uma filial no Brasil. Agora dá para transferir direto, mas eles levam de 3 a 5 dias úteis. Em compensação, o Xoom não aceita mais fundos do PayPal.

Para piorar, o Xoom virou só P2P umas semanas atrás, ou seja, equivalente a Moneygram e Western Union. Até aparecer outro, B2P só PayPal e wire transfer.

Bruno Magne wrote:
Anos atrás, eu usei os serviços do banco Itaú para receber dinheiro dos Estados Unidos e da França. É verdade que a coisa é burocrática, mas nem mais nem menos do que nos países ditos "desenvolvidos".


Não sei o que você chama de países desenvolvidos. Graça à nossa inflação absurda de uns anos atrás, o Brasil é de longe o país mais avançado do mundo em sistemas bancários. Quando eu conto como funciona aqui o online banking, DOC, TED, caixas eletrônicos para estrangeiros, eles ficam boquiabertos.

Me contaram que o FMI considerou o Itaú como a melhor informática bancária do mundo. Minha gerente disse que quando juntaram o pessoal de informática do Itaú com o do extinto BankBoston, para eles, fazer o impossível virou brincadeira.

Bruno Magne wrote:
PS: De Western Union, só ouvi dizer que é extremamente caro, tanto para quem remete como para quem recebe....


Western Union (chega no Banco do Brasil) e Moneygram (chega no Itaú) são muito parecidos. O problema é que são P2P, e quem envia precisa levar dinheiro vivo até uma das agências deles. São relativamente caros para quem envia, e não custam nada para quem recebe, fora o transtorno de ir até uma agência e esperar em duas filas sucessivas no BB e uma só no Itaú... mas precisa ser o Itaú comum: Moneygram não funciona no Personnalité. Uma cliente da Turquia me disse que ficou 2 horas na fila do correio para me mandar um pagamento via WU.

O Xoom é fabuloso, uso há uns 7 ou 8 anos. Mas agora também virou P2P. Só se o PM da agência concordar em receber dinheiro em seu nome e mandar para você. Até USD 3 mil, a remessa de conta bancária (só dos EUA para uns 30 países) custa USD 5 para o Brasil, não sei como é para os outros.

E o PayPal está caríssimo. Se o cliente paga com eCheck, leva 3-5 dias úteis para compensar. Depois levam mais 3-5 dias úteis para transferir para qualquer banco aqui no Brasil. Me descontam 7,5% de tarifa ao receber, e ainda explicam escancaradamente que a taxa de câmbio deles é 3,5% abaixo do mercado.

Com as nossas taxas de juros, o prazo custa caro. Estou desenvolvendo um formulário para os clientes calcularem quanto do que eles pagam a tradutores no Brasil "se perde no caminho" quando eles pagam com prazos mais longos e via PayPal.


 
Bruno Magne
Bruno Magne  Identity Verified
Local time: 01:18
English to French
+ ...
José Henrique Feb 17, 2012

Por isso os ditos "desenvolvidos".

Já tenho bastante anos de Brasil (minha filha chegou a conhecer 13 unidades monetárias diferentes) para acreditar que o sistema daqui é (muito) superior) aos de outros países

Mas se eu for contar para amigos europeus como funciona o sistema bancário, eles vão me chamar de mentiroso. Que eu saiba, só no Brasil é que se pode compensar um cheque de uma dia para outro (e gratuitamente: até hoje eu lembro dos 5 centésimos de dóla
... See more
Por isso os ditos "desenvolvidos".

Já tenho bastante anos de Brasil (minha filha chegou a conhecer 13 unidades monetárias diferentes) para acreditar que o sistema daqui é (muito) superior) aos de outros países

Mas se eu for contar para amigos europeus como funciona o sistema bancário, eles vão me chamar de mentiroso. Que eu saiba, só no Brasil é que se pode compensar um cheque de uma dia para outro (e gratuitamente: até hoje eu lembro dos 5 centésimos de dólar que tive que pagar nos Estados Unidos para descontar um cheque de 100 dólares... em 1973).

Obrigado por me confirmar a situação de Paypal

Cordialmente

Bruno

Collapse


 
Pages in topic:   < [1 2]


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Transferência bancária da Europa para o Brasil






Wordfast Pro
Translation Memory Software for Any Platform

Exclusive discount for ProZ.com users! Save over 13% when purchasing Wordfast Pro through ProZ.com. Wordfast is the world's #1 provider of platform-independent Translation Memory software. Consistently ranked the most user-friendly and highest value

Buy now! »
Protemos translation business management system
Create your account in minutes, and start working! 3-month trial for agencies, and free for freelancers!

The system lets you keep client/vendor database, with contacts and rates, manage projects and assign jobs to vendors, issue invoices, track payments, store and manage project files, generate business reports on turnover profit per client/manager etc.

More info »