Certified translation vs Notarized translation
Thread poster: Vanessa Marques

Vanessa Marques
Portugal
Local time: 09:59
English to Portuguese
+ ...
Jul 17, 2004

Caros colegas,

Recebi um documento para ser traduzido e notarizado. Existe alguma diferença entre uma "certified translation" e uma "notarized translation" ou são a mesma coisa?

A minha cliente enviou-me o documento em Word e por email, ou seja, sem carimbos nem assinaturas, nada. Acontece que o documento em causa é um testamento... Será que irei ter "problemas" no Notário?

A minha cliente colocou-me a seguinte questão:
"Does the Will need to be registered at the Civil Registry after notarization?"
Alguém sabe?

Muito obrigada a todos e bom fim-de-semana
Vanessa

Direct link Reply with quote

Gabriela Frazao  Identity Verified
Portugal
Member (2002)
English to Portuguese
+ ...
É a mesma coisa Jul 18, 2004

Olá, Vanessa

As duas expressões querem dizer a mesma coisa.
Terá que ir a um notário, se a tradução for para português. Todos os notários têm o modelo próprio. Se for para algum idioma estrangeiro, terá de ir a um notário e depois à Procuradoria Geral da República (Largo do Rato).

E espero que estas informações lhe sejam úteis.

Saudações
Gabriela Frazão

Vanessa Marques wrote:

Caros colegas,

Recebi um documento para ser traduzido e notarizado. Existe alguma diferença entre uma "certified translation" e uma "notarized translation" ou são a mesma coisa?

A minha cliente enviou-me o documento em Word e por email, ou seja, sem carimbos nem assinaturas, nada. Acontece que o documento em causa é um testamento... Será que irei ter "problemas" no Notário?

A minha cliente colocou-me a seguinte questão:
"Does the Will need to be registered at the Civil Registry after notarization?"
Alguém sabe?

Muito obrigada a todos e bom fim-de-semana
Vanessa

Vanessa Marques
Portugal
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Obrigada Gabriela Jul 18, 2004

Olá Gabriela

Obrigada pela resposta
Ainda não tive resposta às minhas outras perguntas. Espero que alguém me saiba responder.

Jinhos
Vanessa

Gabriela Frazao  Identity Verified
Portugal
Member (2002)
English to Portuguese
+ ...
Cá vai a resposta Jul 18, 2004

Escapou-me o dedo.
Essed documento tem que estar devidamente assinado e reconhecido por notário (certificado). Os nossos notários não reconhecem traduções sem os documentos estarem em ordem...

Olá, Vanessa

Na minha opinião, julgo que deve ser o cliente (do seu cliente) a efectuar o registo desse testamento.
O tradutor não pode fazê-lo. Talvez possa ser registado em algum consulado de Portugal.
De qualquer modo, julgo que tem de passar pela Procuradoria para apor a apostilha, ou coisa do género.
Saudades
Gabriela

Vanessa Marques wrote:

Olá Gabriela

Obrigada pela resposta
Ainda não tive resposta às minhas outras perguntas. Espero que alguém me saiba responder.

Jinhos
Vanessa

[Edited at 2004-07-18 21:16]

To report site rules violations or get help, contact a site moderator:

You can also contact site staff by submitting a support request »

Certified translation vs Notarized translation

Advanced search

CafeTran Espresso
You've never met a CAT tool this clever!

Translate faster & easier, using a sophisticated CAT tool built by a translator / developer. Accept jobs from clients who use SDL Trados, MemoQ, Wordfast & major CAT tools. Download and start using CafeTran Espresso -- for free

More info »
BaccS – Business Accounting Software
Modern desktop project management for freelance translators

BaccS makes it easy for translators to manage their projects, schedule tasks, create invoices, and view highly customizable reports. User-friendly, ProZ.com integration, community-driven development – a few reasons BaccS is trusted by translators!

More info »

All of ProZ.com
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs