Off topic: Uma introdução
Thread poster: Cidália Martins
Cidália Martins
English
+ ...
Oct 5, 2005

Cometí um erro. Quería fazer um novo “post” mas acabei por responder a outro.

Decidí então colar a minha mensagem aqui:

Olá!

Queria introduzir-me aqui no fórum português. Já faz muito tempo que não venho ao site do Proz.com. Tenho feito alguns trabalhos de tradução mas ainda não começei a minha carreira de tradutora a sério. Talvez as coisas vão mudar em breve. Tirei algum tempo para estudar “medical transcription” e para decidir se quería continuar com os meus planos de começar uma carreira como tradutora. Agora que estou de volta e ainda interessada nesta carreira muito fascinante, eu quero participar. Estou particularmente interessada em participar no fórum português. Preciso de usar o meu português!

É um pouco mais trabalhoso escrever neste fórum porque tenho que escrever no MS Word para poder pôr os acentos nas palavras, e depois corto e colo tudo.

Peço desculpas se eu cometer algum erro. Eu aprendi o português de infância e continuei a usar-lo durante a minha vida inteira, mas nasci no Canadá, onde ainda vivo, e como podem imaginar, o inglês se tornou a minha “primeira” lingua. E a verdade é que aprendi a ler e escrever o português independentemente. Eu passei algum tempo em Portugal (Açores) e até tive algum ensino na escola lá. Se tudo for como planejo, pretendo mudar-me para Portugal no ano que vem. Mais razão para aperfeiçoar o meu português!

Direct link Reply with quote

Marina Oliveira  Identity Verified
Portugal
Local time: 19:51
English to Portuguese
+ ...
O importante é praticar a língua. Oct 17, 2005

Cidália Martins wrote:

Olá!

Preciso de usar o meu português!
...
É um pouco mais trabalhoso escrever neste fórum porque tenho que escrever no MS Word para poder pôr os acentos nas palavras, e depois corto e colo tudo.
...
E a verdade é que aprendi a ler e escrever o português independentemente. Eu passei algum tempo em Portugal (Açores) e até tive algum ensino na escola lá. Se tudo for como planejo, pretendo mudar-me para Portugal no ano que vem. Mais razão para aperfeiçoar o meu português!

Olá Cidália,

Claro que é bom escrever aqui, no mínimo para manter contacto com a língua. Como acontece com outras coisas, se não houver prática, vai-se esquecendo e a língua fica 'enferrujada'.

Não te preocupes muito com os erros, o mais importante é participar, ler, escrever e manter a língua viva. Mesmo sem acentos , qualquer português consegue te entender (embora esse cuidado seja de louvar).

Já venho bastante tarde mas como diz a sabedoria popular "mais vale tarde que nunca"

Boa sorte e até à próxima,
Marina

Cidália Martins
English
+ ...
TOPIC STARTER
Obrigada Marina Oct 18, 2005

Marina Oliveira wrote:

Já venho bastante tarde mas como diz a sabedoria popular "mais vale tarde que nunca"

Boa sorte e até à próxima,
Marina

Não esperava ninguem responder ao meu ‘post,’ e tudo bem pois é apenas uma introdução, mas apreceio muito teres tomado um pouco de tempo para me responder.

É verdade que se um não usar a lingua, ela fica um pouco ‘enferrugada.’ Eu noto uma grande diferença no meu português de semana a semana quando o começo a usar mais. Palavras desusadas são resuscitadas na memória, e a minha capacidade de ‘pensar em português’ se desenvolve cada vez mais--e também vou aprendendo novas palavras.

Virei aqui ao forúm português mais vezes.

Mais uma vez, obrigada.

Marina Oliveira  Identity Verified
Portugal
English to Portuguese
+ ...
Pensar em português Oct 20, 2005

Cidália Martins wrote:
...e a minha capacidade de ‘pensar em português’ se desenvolve cada vez mais

Olá Cidália,

Uma das razões que me levou a responder foi compreender, também por experiência própria, o quão importante é manter a prática e ter intercâmbio com nativos. Outra foi o desejo, já expressado neste forum, de ver maior participação e colaboração entre os tradutores portugueses (e já não falo dos brasileiros porque esses sem dúvida que são muitíssimo mais participativos em qualquer área online).

Curioso que falas em "pensar em português". Um dia conversei com uma colega de faculdade e ela mostrou-se admirada quando eu lhe disse que já dava por mim a pensar em inglês. Recentemente, voltei à mesma situação, a pensar em inglês e a estranhar o facto. Afinal, não acontece só comigo e deve ser um fenómeno comum a bilingues e tradutores.

Volta sempre,

Marina

Susy Ordaz  Identity Verified
Portuguese to English
+ ...
I too am Canadian! Nov 18, 2005

Olá Cidália,

tive muito gosto em ler a tua mensagem.
Eu sou Canadiana mas já vivo em Portugal a mais de 12 anos.
Quando precisares de praticar o teu português podes faze-lo comigo.
Um abraço.
Susy Ordaz

Cidália Martins wrote:

Cometí um erro. Quería fazer um novo “post” mas acabei por responder a outro.

Decidí então colar a minha mensagem aqui:

Olá!

Queria introduzir-me aqui no fórum português. Já faz muito tempo que não venho ao site do Proz.com. Tenho feito alguns trabalhos de tradução mas ainda não começei a minha carreira de tradutora a sério. Talvez as coisas vão mudar em breve. Tirei algum tempo para estudar “medical transcription” e para decidir se quería continuar com os meus planos de começar uma carreira como tradutora. Agora que estou de volta e ainda interessada nesta carreira muito fascinante, eu quero participar. Estou particularmente interessada em participar no fórum português. Preciso de usar o meu português!

Peço desculpas se eu cometer algum erro. Eu aprendi o português de infância e continuei a usar-lo durante a minha vida inteira, mas nasci no Canadá, onde ainda vivo, e como podem imaginar, o inglês se tornou a minha “primeira” lingua. E a verdade é que aprendi a ler e escrever o português independentemente. Eu passei algum tempo em Portugal (Açores) e até tive algum ensino na escola lá. Se tudo for como planejo, pretendo mudar-me para Portugal no ano que vem. Mais razão para aperfeiçoar o meu português!

To report site rules violations or get help, contact a site moderator:

You can also contact site staff by submitting a support request »

Uma introdução

Advanced search

TM-Town
Manage your TMs and Terms ... and boost your translation business

Are you ready for something fresh in the industry? TM-Town is a unique new site for you -- the freelance translator -- to store, manage and share translation memories (TMs) and glossaries...and potentially meet new clients on the basis of your prior work.

More info »
PerfectIt consistency checker
Faster Checking, Greater Accuracy

PerfectIt helps deliver error-free documents. It improves consistency, ensures quality and helps to enforce style guides. It’s a powerful tool for pro users, and comes with the assurance of a 30-day money back guarantee.

More info »

All of ProZ.com
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs