Contêm ou Contém
Thread poster: Rafa Lombardino
Rafa Lombardino
Rafa Lombardino
United States
Local time: 10:01
Member (2005)
English to Portuguese
+ ...
Jan 10, 2006

Se o verbo "conter" tem sua conjugação baseada no verbo "ter", a terceira pessoa do plural no presente do indicativo deve ser "contêm", certo? Tenho visto tanto "contém" por aí que agora estou com dúvida. Os gramáticos atuais estão aceitando ambas? Qual é o correto?

E, como pergunta complementar, qual gramática vocês recomendaria para o português brasileiro?

Obrigada!


 
Gabriela Frazao
Gabriela Frazao  Identity Verified
Portugal
Local time: 18:01
English to Portuguese
+ ...
muito fácil Jan 10, 2006

contêm = vários
contém = só um

e tão simples tanto isto.

Gabriela


 
Rafa Lombardino
Rafa Lombardino
United States
Local time: 10:01
Member (2005)
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Muito bem! Jan 10, 2006

Obrigada Gabriela!

Então as regras não mudaram, hein? Eu tenho visto tantos "eles contém" que comecei a ficar com uma pulguinha atrás da orelha. Ou será que eu deveria dizer "ouvido"? Eu fiquei mesmo na dúvida porque ouvi dizer que várias mudanças estão sendo implementadas na gramática da Língua Portuguesa usada no Brasil, incluindo a troca
... See more
Obrigada Gabriela!

Então as regras não mudaram, hein? Eu tenho visto tantos "eles contém" que comecei a ficar com uma pulguinha atrás da orelha. Ou será que eu deveria dizer "ouvido"? Eu fiquei mesmo na dúvida porque ouvi dizer que várias mudanças estão sendo implementadas na gramática da Língua Portuguesa usada no Brasil, incluindo a troca de "orelha" por "ouvido" (ou vice-versa...).

Falando nisso, por um acaso conheces algum livro (ou mesmo site) que trate profundamente as diferenças entre o seu portugués e o meu português? Agradeço de antemão.
Collapse


 
ooooo (X)
ooooo (X)
English to Portuguese
+ ...
That simple: singular e plural... Jan 10, 2006

Atualizada e com todas as mudanças do Português no Brasil, vale a pena dar uma olhada no trabalho de Eduardo Martins "COM TODAS AS LETRAS - O Português Simplificado" - Editora Moderna.
Boa sorte!


 
Rafa Lombardino
Rafa Lombardino
United States
Local time: 10:01
Member (2005)
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Obrigada Jan 11, 2006

Fico contente em saber que não estou doida e que a gramática não mudou de uma hora para a outra.

Quanto à sugestão feita pelo Elliot, agradeço e vou procurar esse título assim que chegar ao Brasil de férias. Estou mesmo precisando de uma boa gramática para servir de fonte e de citação quando alguns clientes me perguntam o porquê de esta ou aquela modificação em projetos de revisão de texto. Bom, pelo menos posso falar com toda convicção que a regra do "contém" para
... See more
Fico contente em saber que não estou doida e que a gramática não mudou de uma hora para a outra.

Quanto à sugestão feita pelo Elliot, agradeço e vou procurar esse título assim que chegar ao Brasil de férias. Estou mesmo precisando de uma boa gramática para servir de fonte e de citação quando alguns clientes me perguntam o porquê de esta ou aquela modificação em projetos de revisão de texto. Bom, pelo menos posso falar com toda convicção que a regra do "contém" para singular e "contêm" para o plural ainda está valendo!

Obrigada!

[Edited at 2006-01-11 19:22]
Collapse


 
Fred Neild (X)
Fred Neild (X)  Identity Verified
English to Spanish
+ ...
Excelente Gabriela Jan 11, 2006

Gabriela Frazao wrote:

contêm = vários
contém = só um

e tão simples tanto isto.

Gabriela




Excelente Gabriela

Só para confirmar, no Brasil é igual.

Fred


 
Rafa Lombardino
Rafa Lombardino
United States
Local time: 10:01
Member (2005)
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Pois é... Jan 11, 2006

Fred Neild wrote:

Só para confirmar, no Brasil é igual.

Fred


Mas, Fred, você também tem percebido quantas vezes o plural aparece com acento agudo? Por isso eu acabei pensando que alguma mudança havia sido aprovada para acabar com o circunflexo para conjugações na 3ª pessoa do plural! Preciso urgentemente comprar uma gramática atualizada...

E a pergunta continua: alguém conhece uma boa fonte (site ou livro) que fale das diferenças entre portugués e português? Encontrei um ótimo dicionário sobre as diferenças no mundo hispanofalante e gostaria de ter uma fonte tão boa para as diferenças da Língua Portuguesa.

Obrigada a todos


 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Contêm ou Contém






TM-Town
Manage your TMs and Terms ... and boost your translation business

Are you ready for something fresh in the industry? TM-Town is a unique new site for you -- the freelance translator -- to store, manage and share translation memories (TMs) and glossaries...and potentially meet new clients on the basis of your prior work.

More info »
Trados Studio 2022 Freelance
The leading translation software used by over 270,000 translators.

Designed with your feedback in mind, Trados Studio 2022 delivers an unrivalled, powerful desktop and cloud solution, empowering you to work in the most efficient and cost-effective way.

More info »