Que valor passar no recibo verde perante a seguinte situação?
Thread poster: Ivana de Sousa Santos
Ivana de Sousa Santos
Ivana de Sousa Santos  Identity Verified
Portugal
Local time: 15:49
French to Portuguese
+ ...
Mar 2, 2006

O ano passado fiz uns trabalhos para uma empresa canadiana no total de 222,32€.

Quando recebi o dinheiro na minha conta recebi apenas 173€.

Falei com a cliente a ver se havia algum erro e ela disse-me que tinham pago as despesas da transferência bancária com os meus os 222,32€, pois são sempre os tradutores que assumem esse valor e pediu-me desculpas por não ter mencionado isso anteriormente (nem o PO mencionava tal coisa).

Enviou-me a ordem de tr
... See more
O ano passado fiz uns trabalhos para uma empresa canadiana no total de 222,32€.

Quando recebi o dinheiro na minha conta recebi apenas 173€.

Falei com a cliente a ver se havia algum erro e ela disse-me que tinham pago as despesas da transferência bancária com os meus os 222,32€, pois são sempre os tradutores que assumem esse valor e pediu-me desculpas por não ter mencionado isso anteriormente (nem o PO mencionava tal coisa).

Enviou-me a ordem de transferência e efectivamente estava descrito o valor que o banco cobrou para fazer a transferência: 24,32€, o que fez com que a quantia enviada fosse 198€.

Contudo, apenas recebi 173€ porque, de acordo com o que a cliente me disse, o banco intermediário entre o banco do Canadá e o meu banco - CGD - também poderá ter cobrado dinheiro. (198€ - 173€ = 25€ que o banco intermediário - BCP - me terá cobrado). Não tive conhecimento da cobrança deste valor pelo BCP (e ainda não tive tempo de ir à CGD confirmar isto porque entretanto fui viajar, mas acredito que seja possível).

1ª questão: é normal um banco intermediário tirar-nos assim 25€ sem "dizer água vai nem água vem"?

2ª questão: que valor passo no recibo verde que tenho agora de entregar à cliente? (por isso é que é tão importante passarmos os recibos apenas depois de recebermos o dinheiro e não antes como muitas agências de tradução portuguesas nos fazem passar...):

a) 222,32€ que foi o valor do trabalho que realmente fiz? Ou seja, declaro tudo mesmo tendo-me sido tirado o MEU dinheiro para a transferência e tendo recebido apenas 173€ no final?

b) 198€ que foi o dinheiro que a cliente realmente me enviou pois pagou as despesas da transferência com o meu dinheiro?

c) ou 173€ que foi o dinheiro que reamente recebi na minha conta depois do BCP me ter ficado com 25€, de que também não tive conhecimento nem culpa?

Coloquei a mesma questão à cliente e perguntei-lhe neste caso que valor é que ela ia declarar na declaração de impostos dela, uma vez que foi utilizado o meu dinheiro para o pagamento das ditas transferências, pois o valor dela tinha de coincidir com o meu.

Ela nunca me respondeu a esta questão.

Eu acho que devia passar o recibo no valor daquilo que recebi - 173€, mas a cliente também não tem culpa que o BCP me tenha cobrado 25€. Porém, também não posso declarar ao fisco um valor (ou os 222,32€ ou os 198€) que na verdade nunca cheguei a receber, pois acho que é muito injusto.

Alguém já teve um caso semelhante?

Mesmo que não, gostaria de ler algumas opiniões sobre o que deverei fazer.

Obrigada desde já.

Ivana
Collapse


 
Jorge Freire
Jorge Freire  Identity Verified
Local time: 15:49
English to Portuguese
+ ...
Passar o recibo na totalidade e, na declaração de rendimentos, incluir os 25 € nas despesas Mar 2, 2006

Não estou muito dentro do assunto, mas salvo melhor opinião de um contabilista, é o que posso sugerir

[Edited at 2006-03-02 11:37]


 
Ines Burrell
Ines Burrell  Identity Verified
United Kingdom
Local time: 15:49
Member (2004)
English to Latvian
+ ...
Two possibilities Mar 2, 2006

You can either pass a receipt for € 223 but then you need both a receipt from your client bank saying they deducted a certain amount and a receipt from your bank. As it looks like your client is not a very friendly one, you can pass a receipt for €198 and get your bank to issue the receipt for charges they deucted. Check first if your client is willing to help you with this. And I would think twice before working for this client again - all the bank fees on their side should be covered by ... See more
You can either pass a receipt for € 223 but then you need both a receipt from your client bank saying they deducted a certain amount and a receipt from your bank. As it looks like your client is not a very friendly one, you can pass a receipt for €198 and get your bank to issue the receipt for charges they deucted. Check first if your client is willing to help you with this. And I would think twice before working for this client again - all the bank fees on their side should be covered by the client regardless of what they are trying to tell you.

Ines
Collapse


 
António Ribeiro
António Ribeiro  Identity Verified
Local time: 01:49
English to Portuguese
+ ...
Recibo sem sair prejudicado. Mar 3, 2006

Jorge Freire wrote:

Não estou muito dentro do assunto, mas salvo melhor opinião de um contabilista, é o que posso sugerir

[Edited at 2006-03-02 11:37]


Eu passaria um recibo de modo a não sair prejudicado na altura de pagar impostos. Como o Jorge disse, fale com o seu contabilista.

E essa do banco se cobrar pela transacção e não dizer nada, pois no mínimo é uma vergonha. Pessoalmente, não deixaria passar a questão em claro e faria muita confusão no banco e na defesa do consumidor.

Um abraço,

António


 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Que valor passar no recibo verde perante a seguinte situação?






Anycount & Translation Office 3000
Translation Office 3000

Translation Office 3000 is an advanced accounting tool for freelance translators and small agencies. TO3000 easily and seamlessly integrates with the business life of professional freelance translators.

More info »
Trados Business Manager Lite
Create customer quotes and invoices from within Trados Studio

Trados Business Manager Lite helps to simplify and speed up some of the daily tasks, such as invoicing and reporting, associated with running your freelance translation business.

More info »