Mobile menu

Off topic: Natal Bem Português
Thread poster: Susy Ordaz

Susy Ordaz  Identity Verified
Local time: 18:26
Portuguese to English
+ ...
Nov 21, 2006

Pois é amigos e colegas, eu bem disse que ia começar a bombardear este fórum com temas bem diferentes para puder revivar este espaço.

E já que estamos perto do Natal, gostaria saber que sabores pomos nas nossas mesas, que tradições estão por trás dos nossos natais, que "coisa" especial temos nas nossas casas nesta época tão festiva.

Espero pela vossa participação.
Bjs
Susy
Eu

Direct link Reply with quote

CristinaPereira  Identity Verified
Member (2005)
English to Portuguese
+ ...
Bacalhau, pois claro Nov 21, 2006

Olá Suzy,

Boa e refrescante ideia, este tópico.

O meu Natal é o normal: bacalhau com todos, o peru que sempre faço (e ainda não percebi se o comem mesmo), o bacalhau com natas prós miúdos, tadinhos, que chato terem de comer o bacalhau cozido com a batata e a couve. Acho que este ano passo para o bacalhau com natas, com muita pena da tradição. Mas também penso sempre isto desde há uns anos para cá e nunca o ponho em prática... o peso da tradição!

De resto, como o jantar dá sempre para o tarde, é curto o compasso de espera para a abertura das prendas. E depois é a alegria dos miúdos, o sorriso que se faz ao receber umas peúgas e, de vez em quando, claro, uma surpresa genuína ("mas como é que o gajo sabia que eu queria isto?").

Isto na consoada. Dia 25 é com a outra parte da família, mais calmo, mas sempre com muita comida: desta vez reina o cabrito.

Obviamente que quando como as passas do fim de ano desejo sempre fazer dieta no novo ano...

Mariana Moreira
Portugal
Member (2004)
English to Portuguese
+ ...
Natal bem duriense Nov 21, 2006

Uma vez que parte da minha família é "lá de cima" mantemos também as tradições gastronómicas do Douro no dia 24 (no dia 25 é a vez do lado "do inimigo" !!!). Então na noite de 24, a consoada é composta por:

- bacalhau assado com batatas a murro, regado com muito azeite e alho
- bolinhos de bacalhau com couve salteada à moda do Douro
- arroz seco de polvo de meia-cura

e antigamente ainda se seguia açorda de bacalhau, que entretanto já não fazemos porque ninguém consegue comer.

E não esquecendo os doces, temos as rabanadas, os sonhos, a aletria, o creme queimado, os "formigos", as "orelhas de abade", queijo da Serra, ananás, bolo rei e penso que não me estou a esquecer de nada

Embora sejamos um país pequeno, penso que as tradições são muito variadas.

Um bom resto de noite para todos/as

:)

[Edited at 2006-11-21 23:05]

Clara Duarte  Identity Verified
Portugal
English to Portuguese
+ ...
Natal Nov 22, 2006

Tinha escrito uma mensagem, mas ficou não sei quantos dias para ser verificada. Deixou de ter razão de ser, por isso, editei.

Penso que, em Portugal, se gasta muito dinheiro em decorações e árvores gigantes e isso não é tradição.

Crenças religiosas à parte, a imagem do presépio é um símbolo da esperança num futuro melhor e da importância de dar e receber. Os norte-americanos têm a tradição relativa à fundação de dar graças por essa oportunidade de vida melhor que os pais-fundadores lhes proporcionaram na América e muitas famílias perpetuam esse gesto com o dar graças antes da refeição. Sou agnóstica e não professo, portanto, nenhuma religião, mas considero que darmos graças não tem de ser espiritual no sentido de experiência religiosa, antes uma celebração das coisas boas que conseguimos conquistar e manter (o que por vezes é o mais difícil) na nossa vida e do quanto demos aos outros de nós. No Natal aproveito ao máximo a oportunidade que tenho de fazer pelo menos duas refeições com mais alguns membros da família.

Como sou vegetariana e lactointolerante, não como a maior parte das comidas tradicionais de Natal, mas inventei algumas minhas. Cá em casa comem o bacalhau com todos, frutos secos, filhós, sonhos de abóbora e rabanadas. Já não é como antigamente, quando era míuda em que fazia com a minha mãe o presépio com musgo e as figurinhas todas. Agora só fazemos a árvore de plástico. Faz menos lixo que o presépio, sem dúvida...

(Este ano passou muito rapidamente. Tenho a sensação de que o Natal passado ainda foi há poucos meses.)

[Editada em 2006-11-24 15:03]

Susana Valdez  Identity Verified
Portugal
Member (2006)
English to Portuguese
+ ...
Filhós ... Nov 26, 2006

Natal para mim é a perdição... Doces, Doces, Doces! Ai, ai, ai!
Na minha casa temos uma tradição muito engraçada que espero que nunca se perca! Passamos 1 dia inteiro antes do natal a fazer Filhoses. Mas fazemos mesmo tudo, desde a massa ao recheio! É muito giro ver a família toda em volta daquilo.... e o dia passa a correr! Mas o recheio das nossas filhoses é de batata doce e por isso são tão originais, acho eu. Segundo sei a tradição começou com a minha avó de Setúbal e acho que sou a terceira geração envolvida nisto.

Não sei se é cedo demais para desejar um Bom Natal, mas aqui fica!

Have your self a Merry Christmas!

Ivana de Sousa Santos  Identity Verified
Portugal
French to Portuguese
+ ...
O Natal na minha casa Dec 23, 2006

Acabei com a tradição do bacalhau cozido ainda quando morava com a minha mãe! Se ninguém gosta de bacalhau cozido por que razão tínhamos de fazer o sacrifício? Então instituí que, no dia 24, o jantar passaria a ser bacalhau com natas. Foi bem aceite!

Agora tenho a minha casa... e as regras mudaram um bocadinho: já sou eu que estou o dia todo na cozinha e chego estoirada à noite, mas faço tudo com muito gosto! Depois não consigo é apreciar (finalmente compreendo a minha mãe...).

No Natal, passámos a juntar as famílias em nossa casa, a minha e a do meu marido, de há três anos para cá. Primeiro o meu irmão começou por dizer que já tinha saudades de bacalhau cozido no Natal e que estava farto de bacalhau com natas. O meu pai é 100% adepto de bacalhau cozido (não se importava de comer a todas as refeições; gosta mesmo). O meu marido começou a dizer que Natal sem bacalhau cozido não é Natal...

Nos primeiros natais fiz os 2 pratos de bacalhau (cozido e com natas) mas o ano passado éramos tantos e todos a quererem a tradição que acabei por comer cozido também. Este ano somos menos, mas já me conformei de que vai ser cozido. Também fazer bacalhau com natas só para mim... lá vou fazer o sacrifício.

Entradas: camarão (cozido ou assado no forno com whisky), queijos, presunto, frutos secos (o que mais predomina).

Sobremesas: mousse de chocolate, sonhos de abóbora e pudim (nos últimos anos de receita conventual - Abade Priscos, S. Bernardino) e depois o que se trouxer. Há sempre quem venha com arroz doce (que pessoalmente não gosto), e outros. Ainda há sempre o bolo de anos do meu marido que depois de se cantar os parabéns (normalmente quase à meia-noite para não deixar acabar o dia sem cantarmos) ninguém come por já estar tudo com fastio.

No dia 25 ao almoço, a tradição na minha casa sempre foi a caldeirada de cabrito (tradição que a minha família trouxe de Angola) e ao jantar cabrito assado (ou nada, porque normalmente no jantar de 25 já ninguém consegue comer mais nada).

Como não sei fazer cabrito e só o confio nas boas mãos da minha mamã que este ano está longe, vamos comer uma carnita assada (que não me costuma sair nada mal) ao almoço e ao jantar come-se os restos para ver se não fica nada para o dia seguinte.

Este ano vou-me ficar pelos camarões (encomendados pela sogra), o bacalhau cozido, o pudim S. Bernardino, sonhos de abóbora (que encomendei pois não tenho jeito para essas coisas) e um bolo "Floresta Negra", além do bolo dos anos.

Com trabalho de tradução até tarde e um menino pequenino, este ano não vai ser mais do que isso.

Feliz Natal a todos! E, como já disse no outro fórum, comam muitas coisas doces. Para o ano continua-se a dieta!

Susy Ordaz  Identity Verified
Portuguese to English
+ ...
TOPIC STARTER
Um Natal Luso-Canadiano Dec 23, 2006

Olá amigos,

A exemplo dos anos anteriores, deixamos as cenouras, o copo de leite e as bolachinhas prontas para serem comidas pelo Pai Natal e as suas renas.

Na mesa temos o peru bem recheado, com grelos de nabo salteados e uma centena de outras coisas para comer. Como temos uma família enorme, a sempre alguém que chega com mais um pratinho. Aposto sempre no bolo raínha porque não gosto de frutas cristalizadas, e toda a doçaria portuguesa sinónima desta época festiva.

E depois de comer, comemos mais um bocadinho.

Boas festas a todos especialmente aqueles são meus amigos.
Susy Ordaz

To report site rules violations or get help, contact a site moderator:

You can also contact site staff by submitting a support request »

Natal Bem Português

Advanced search

PerfectIt consistency checker
Faster Checking, Greater Accuracy

PerfectIt helps deliver error-free documents. It improves consistency, ensures quality and helps to enforce style guides. It’s a powerful tool for pro users, and comes with the assurance of a 30-day money back guarantee.

More info »
Anycount & Translation Office 3000
Translation Office 3000

Translation Office 3000 is an advanced accounting tool for freelance translators and small agencies. TO3000 easily and seamlessly integrates with the business life of professional freelance translators.

More info »

All of ProZ.com
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs