Mobile menu

Situação comprometedora devido a e-mails enviados mas não recebidos pelo cliente
Thread poster: Clara Duarte

Clara Duarte  Identity Verified
Portugal
Local time: 05:59
English to Portuguese
+ ...
Jan 23, 2007

Olá a todos

Não sei se já vos aconteceu isto, mas a mim é a segunda vez em relativamente pouco tempo e está-me a deixar preocupada.

Da primeira vez, o cliente passado uma semana de eu ter enviado o trabalho por e-mail, ainda antes do prazo acordado, contacta-me a perguntar se podia entregar o mais rapidamente possível. Tive de enviar novamente e pedir desculpas, apesar da culpa obviamente não ser minha. Na minha ideia, o cliente teria recebido apesar de não ter acusado a recepção.

Hoje voltou a acontecer. Recebi um e-mail a pedir o envio do ficheiro traduzido, já que o cliente já estava a queixar-se do atraso. O prazo era para envio Segunda-feira de manhã. Eu enviei no Domingo à noite. Voltei a pedir desculpas e a reenviar o e-mail com o cabeçalho onde refere claramente que o e-mail foi enviado pela primeira vez no Domingo e pedi que visse na pasta de Spam, não fosse ser esse o caso da falha de recepção do trabalho.

Neste momento uso o Gmail por interface web. A disposição dos e-mails por conversação ajuda-me a organizar-me. Alguém mais teve este problema?

Direct link Reply with quote

Mariana Moreira
Portugal
Member (2004)
English to Portuguese
+ ...
Acontece a todos Jan 23, 2007

Clara, creio que em algum momento todos nós já passamos por isso e sei bem o incómodo que é, para não dizer pior.

Por essas e por outras é que agora uso um programa (existe em versão gratuita e paga) que, mesmo que o destinatário do mail não confirme ou diga que não quem enviar confirmação, nos envia uma confirmação com todos os pormenores, hora a que foi aberto, tempo decorrido entre o envio e a abertura, etc.

Não tenho qualquer comissão no programa:) mas a verdade é funciona e nos dá uma ferramenta que prova o nosso envio.

Fica aqui o link: http://www.msgtag.com/home/

Continuação de bom trabalho
Mariana (a morrer de frio na Alemanha!!!)

[Edited at 2007-01-23 16:34]

Teresa Bento  Identity Verified
Portugal
English to Portuguese
+ ...
Uso o yahoo e não tenho tido problemas! Jan 23, 2007

Olá Clara!
Que situação aborrecida... Felizmente, nunca me aconteceu nada do género, mas peço sempre que o cliente me envie um aviso de recepção. Na minha opinião, o próprio cliente devia fazer sempre isso, mas há alguns que não podem ou não querem, seja qual for o motivo.
O que já me aconteceu foi, passadas algumas horas de ter enviado os trabalhos sem resposta do cliente, enviar-lhe um mail a perguntar se recebeu o trabalho. Não fico descansada enquanto não tiver resposta! É muita responsabilidade e tenho sempre medo de que as coisas não corram bem.
Não estou a usar a minha conta de g-mail, a não ser como endereço alternativo, portanto não sei até que ponto o envio de mensagens é fiável. Costumo usar o Yahoo e não tenho tido problemas.

lenapires
Portugal
English to Portuguese
+ ...
é verdade, comigo já se passou o mesmo Jan 23, 2007

Olá Coelgas,

Eu também uso o yahoo e no entanto já tive problemas semelhantes... muitas das vezes acontece-me receber e-mails com horas de atraso ou mesmo dias... mas penso que não há muito a fazer excepto pedir sempre a confirmação da recepção do trabalho. Ou então, seguir a sugestão da Mariana.

Bom trabalho a todos,

Lena

Valérie Oliveira  Identity Verified
Portugal
French to Portuguese
+ ...
Realmente muito chato! Jan 23, 2007

Olá a todos!

Esta é uma situação realmente chata, mas que de facto ainda nunca me aconteceu. Mas outras coisas igualmente chatas me terão acontecido...

Quando envio uma tradução, também não fico nada nada sossegada enquanto não tiver a certeza absoluta que o cliente recebeu os ficheiros correctamente. Alías, nem consigo dormir sem saber se o meu cliente recebeu as traduções ou não!

Eu também uso o gmail, mas a minha caixa de correio está configurada de forma a que os e-mails venham "aterrar" no Outlook. Desta forma, ao enviar um ficheiro, peço sempre uma confirmação da recepção da mensagem e leitura do e-mail, e geralmente os clientes enviam-me uma confirmação a dizer que receberam. No entanto, também é verdade que o destinatário pode "declinar" o envio da notificação, mas eu só envio este pedido quando o assunto é muito sério... como é o caso de uma entrega. De qualquer forma nunca tive problemas com esta conta de e-mail.

Em último caso a solução é telefonar ou insistir com outro e-mail. Até hoje consegui sempre o feedback do cliente, de uma maneira ou de outra.

Por uma questão de segurança, esta sugestão da Mariana parece-me realmente muito boa (não conhecia) e vou já dar uma vistinha de olhos, pois ninguém está livre de precisar de uma ferramenta destas! Obrigada pela dica Mariana!

Um abraço do norte de Portugal, onde também está frio, mas não ao ponto de morrer porque estou pertinho da minha lareira... hum... sabe tão bem!

[Edited at 2007-01-23 17:20]

Portugal
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Obrigada a todas pelo feedback! :) Jan 23, 2007

Pois, eu também tinha o Gmail configurado no Outlook e pedia recibo, mas por interface web não dá para pedir notificação. Neste momento e desde que instalámos um modem router, não estou a conseguir receber e enviar e-mails com o Outlook. Lá terei de descobrir onde configurar as portas para aceder ao e-mail.

Peço sempre confirmação ao cliente para saber que tudo foi recebido e que não há problemas com ficheiros corrompidos, mas quando o cliente não recebe o e-mail, não pode confirmar...

O que vale é que a agência tinha um segundo endereço geral e lá consegui que recebessem o ficheiro através desse e não do endereço pessoal do responsável pelo projecto.

Vou tentar o MSGTAG, obrigada Mariana! Aqui em Viseu também faz frio. Fui à rua ainda há pouco e trouxe para casa cieiro!

Ivana de Sousa Santos  Identity Verified
Portugal
French to Portuguese
+ ...
Tem-me acontecido várias vezes nos últimos tempos Jan 23, 2007

Há cerca de duas semanas até me chegaram a cancelar uma tradução. Recebi-a ao meio-dia, como eram 120 palavras traduzi logo tudo e enviei por volta das 13h.

À 1h da manhã do dia seguinte recebi um e-mail enviado às 19h45 a dizer que a tradução estava cancelada. A cliente depois percebeu a situação e disse-me para cobrar pela tradução, mas é muito aborrecido.

Uns dias depois voltou-me a acontecer o mesmo com outro cliente.

O meu servidor tem tido alguns problemas (atrasos, falta de ligação durante horas a fio...) e até tenho uma reclamação para fazer e pedir um desconto na factura, mas agora a Clara falou na instalação de um modem router e que não consegue enviar nem receber e-mails com o outlook (apesar de eu conseguir a maior parte das vezes) e agora fiquei na dúvida.

Vou perguntar ao meu marido que é técnico de informática se tal é possível porque tem sido uma situação recorrente nestas últimas semanas.

Portugal
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Problemas de servidor Jan 23, 2007

Ivana,

O responsável pelo projecto acabou de me informar que têm tido problemas no servidor deles. Para além disso, ele esqueceu-se da minha Purchase Order (ao menos admitiu...) e lembrou-se quando o cliente reclamou do atraso.

Penso que tens razões de sobra para pedir um desconto.

O meu modem router não deve estar configurado correctamente porque o Outlook Express dá-me logo a informação de que não é possível enviar ou receber mensagens. Para me acautelar e ter a confirmação da recepção de e-mails vou optar por resolver essa situação e instalar o MSGTAG, que é mais completo que o sistema de recibos do Outlook Express.

Espero que esses problemas no servidor acabem!

Cristine Martin
Brazil
Local time: 02:59
English to Portuguese
Muito boa a sugestão Jan 23, 2007

Muito boa a sugestão de Mariana. Já baixei e instalei o programa.

Passei pela mesma situação de Clara há alguns dias. Realmente um probleminha no servidor ou um bloqueio de spam pode causar grandes transtornos.

Obrigada, e bom trabalho a todas.

Um abraço,
Cristine

Maaike van Vlijmen  Identity Verified
United Kingdom
Member (2009)
Italian to Dutch
+ ...
Aconteceu hoje a mim!!! :-( Jan 25, 2007

Olá Clara e outros,
Peço desculpa, mas vou escrever em inglês, porque é mais fácil... I read your post only a few days ago and thought: that is such a chatice! I always ask for confirmation when I send my translation. However, last week I sent an email to a Portuguese company, because I was going to do two big translations for them. The manager had called me and asked for my data. So I sent him everything about me, immediately after our conversation. But I also told him in the email that after all I wasn't able to do one of the jobs.
I didn't get any reply and feared he was angry or so.
Just now I got an email, if I could please send my data, that they were going to close the deal with the client today and that I would get both translations... My heart jumped! I asked him: but didn't you get my email?
Answer: no...
Now I feel horrible. I resent it, because it was still in my "sent messages" (I also use gmail, never had any problems!), and told him: you see, I really did send it. But I also apologized, because I should have asked for confirmation. He hasn't replied yet, I imagine he is angry. I know it's not really my fault, but I cannot help feeling bad.
Que pesadelo!!!

I just got a reply, he said it's ok, we will work things out. That is so nice. I still feel bad though, but I will take this as a lesson.

[Edited at 2007-01-25 12:09]

María Leonor Acevedo-Miranda  Identity Verified
Portugal
Member (2004)
English to Portuguese
+ ...
MSTAG no doubt abour it Jan 25, 2007

Eu uso o MSTAG, fui aliás eu que o passei à Mariana, que me tinha sido já passado pela Ana Almeida de Lisboa, em boa hora, diga-se em abono da verdade...

Não posso, no entanto, assegurar a sua fiabilidade a 100% e reparem que tenho a versão paga. Também sei de quem já teve conflitos do MSTAG com outros programas instalados.

BOA SORTE
Beijos
Leonor Acevedo-Miranda

Mariana Moreira wrote:

Clara, creio que em algum momento todos nós já passamos por isso e sei bem o incómodo que é, para não dizer pior.

Por essas e por outras é que agora uso um programa (existe em versão gratuita e paga) que, mesmo que o destinatário do mail não confirme ou diga que não quem enviar confirmação, nos envia uma confirmação com todos os pormenores, hora a que foi aberto, tempo decorrido entre o envio e a abertura, etc.

Não tenho qualquer comissão no programa:) mas a verdade é funciona e nos dá uma ferramenta que prova o nosso envio.

Fica aqui o link: http://www.msgtag.com/home/

Continuação de bom trabalho
Mariana (a morrer de frio na Alemanha!!!)

[Edited at 2007-01-23 16:34] [/quote]

Mónica Machado
United Kingdom
English to Portuguese
+ ...
Todos os clientes devem acusar recepção Jan 26, 2007

Olá a todos,

Todos os clientes devem acusar a receção do serviço. É de péssimo tom não o fazerem.

Logo, eu uso o simples método de enviar o trabalho e passado 2 ou 3 horas, perguntar se receberam. É que eu própria fico ralada se não recebo confirmação.

Assim, o cliente aprende rápido e depois de trabalhar connosco há dois ou três trabalhos, deixa de se esquecer de confirmar... aliás passa a ser bem rápido a confirmar a recepção.

Bom trabalho para todos
Mónica

Teresa Bento  Identity Verified
Portugal
English to Portuguese
+ ...
Vou mesmo instalar o MSGTAG Jan 26, 2007

Eu tinha dito que ainda não tinha tido problemas, mas agora estou desconfiada... Há cerca de 15 dias, fui contactada por uma empresa de tradução. Disseram-me que tinha passado no teste que tinha feito, enviaram-me um questionário, para preencher com os meus dados e eu respondi logo, mas não tive confirmação de que receberam o que lhes mandei. Depois de ler tudo isto, vou instalar o programa e voltar a enviar tudo outra vez, não vá o diabo tecê-las...
Obrigada por esta sugestão do programa e pelo alerta!

To report site rules violations or get help, contact a site moderator:

You can also contact site staff by submitting a support request »

Situação comprometedora devido a e-mails enviados mas não recebidos pelo cliente

Advanced search

LSP.expert
You’re a freelance translator? LSP.expert helps you manage your daily translation jobs. It’s easy, fast and secure.

How about you start tracking translation jobs and sending invoices in minutes? You can also manage your clients and generate reports about your business activities. So you always keep a clear view on your planning, AND you get a free 30 day trial period!

More info »
TM-Town
Manage your TMs and Terms ... and boost your translation business

Are you ready for something fresh in the industry? TM-Town is a unique new site for you -- the freelance translator -- to store, manage and share translation memories (TMs) and glossaries...and potentially meet new clients on the basis of your prior work.

More info »

All of ProZ.com
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs