Mobile menu

sobre pagamentos vindos do estrangeiro
Thread poster: Teresa Bento

Teresa Bento  Identity Verified
Portugal
Local time: 04:38
English to Portuguese
+ ...
Jan 23, 2007

Olá colegas,

Este tópico é especialmente para aqueles tradutores que têm clientes no estrangeiro.
Tenho estado a aceitar pagamentos vindos do estrangeiro, através de transferência bancária. O pior é que, por cada quantia que recebo, é aplicada uma taxa (de despesas de liquidação) com um valor pouco simpático, digamos assim.
Gostava de saber como é que costumam fazer, a respeito da recepção de pagamentos, para evitar este tipo de cobranças. Será que todos os bancos portugueses aplicam o mesmo valor de taxa de liquidação, para este tipo de operações?
Sei que existem outros modos de recepção de pagamento, como o Paypal e o Moneybookers mas, para dizer a verdade, não me sinto muito à vontade em relação a elas.
A minha questão é: digamos que tenho um cliente bastante importante em França. Seria de considerar abrir uma conta num banco francês? Teria vantagens na redução das taxas?
Como não percebo grande coisa de operações financeiras no estrangeiro, lembrei-me de lançar a pergunta, em busca de algumas "luzes".
Obrigada a todos!

[Edited at 2007-01-23 16:59]

[Edited at 2007-01-23 17:01]

[Edited at 2007-01-23 17:02]

Direct link Reply with quote

Ivana de Sousa Santos  Identity Verified
Portugal
French to Portuguese
+ ...
Pagamentos vindos do estrangeiro Jan 23, 2007

Olá Teresa,

A CGD não cobra nada pela recepção de transferências vindas do estrangeiro em Euros (pelo menos no caso de Espanha, França, Alemanha, Suíça, cliente este que me paga em Euros). Noutra moeda cobra cerca de 13€ pelo câmbio.

Às vezes cobra uma pequena comissão de cerca de 4€, mas não percebo porquê, nem eles, porque quando fui lá perguntar não me souberam responder porque é que às vezes cobram e outras não.

Com dinheiros vindos de outros países que passem por um banco intermediário antes de chegarem à minha conta, este banco já me chegou a cobrar 25€ sem mais nem menos que não chegaram a minha conta e nem direito a informação tive.

Cada banco tem as suas taxas e políticas internas. É uma questão de se escolher o melhor... que também não sei qual é... :0)

Um abraço
Ivana

CristinaPereira  Identity Verified
Member (2005)
English to Portuguese
+ ...
Até agora, nada a assinalar Jan 23, 2007

Olá Teresa,

Recebo poucas transferências, mas no meu caso também tenho conta na CGD e nunca me cobraram nada pelas transferências em euros. E eu pensei que houvesse algum engano Afinal, pelo que diz a Ivana, deve ser mesmo assim.

Também uso Paypal e, se bem que cobrem comissão, acho que é inferior à que cobram certos bancos, pelo que tenho ouvido.

Espero que seja de ajuda!

Cristina

Portugal
French to Portuguese
+ ...
Paypal Jan 23, 2007

CristinaPereira wrote:

Também uso Paypal e, se bem que cobrem comissão, acho que é inferior à que cobram certos bancos, pelo que tenho ouvido.

Olá Cristina!

Com o PayPal não é bem assim... A comissão é fixa (até 3,9%, acho) e depende do valor que se receber. Já cheguei a pagar 38€ e tal no Paypal por um pagamento que me efectuaram.

No início adorava o Paypal, mas depois vieram os limites e quando atingi os 2000€ deixei de poder enviar dinheiro para a minha conta. Então tive de ir pedir um cartão de crédito que não queria nada (mas como tudo... tem dado jeito...).

Fiquei com dinheiro lá bloqueado até que a CGD me desse o cartão. E quando nos pagam com cartão de crédito cobram a dita comissão.

Trabalho com uma empresa americana com a qual posso jogar no pagamento: transferência bancária ou paypal consoante o montante. Se a comissão paypal for inferior a 13€ peço para pagarem por paypal. Se for superior peço transferência bancária.

"É tudo a roubar dinheiro ao pobre!" como diz o Zé Povinho...

Member (2005)
English to Portuguese
+ ...
Obrigada, Ivana... Jan 23, 2007

...pelo esclarecimento sobre o Paypal

Mas, se bem percebi, esse limite depende de se receber ou de se ter em conta 2000 euros? Não se pode jogar com isso? Transferir antes de chegar a esse montante ou pedir pagamentos parcelados ao cliente? Hmmm... esta se calhar não é uma boa ideia...

Bem, estamos sempre a aprender e, quanto a bancos, não podemos viver com eles nem sem eles, não é? Para mal de nós...

Cristina

Portugal
French to Portuguese
+ ...
Limites do PayPal Jan 24, 2007

É assim, Cristina:

Os clientes enviam-nos dinheiro e não há limite para isso. No entanto, se a conta paypal não estiver ligada a um cartão de crédito para verificação do titular da conta, só podemos enviar dinheiro para a nossa conta até ao limite de 2000€/2500€ (agora não tenho bem a certeza).

Podemos também fazer pagamentos (p.e. artigos comprados no eBay) a pessoas com um limite de 2000/2500€ também.

A partir daí, se não juntarmos um cartão de crédito à conta para poderem então proceder à verificação da nossa identidade (fazemos um pagamento de 1,50€ à Paypal que nos é depois devolvido) e eles vão buscar esse dinheiro a nossa conta deixando um código pela operação que depois temos de inserir no site deles.

A partir daí não ha limites para envio de dinheiro para a conta ou para efectuar pagamentos. No caso os pagamentos, por exemplo, se tivermos dinheiro na conta Paypal o dinheiro é-nos de lá tirado, se não tivermos, a Paypal vai buscar esse dinheiro à nossa conta, da CGD, p.e., ou seja o pagamento é efectuado com cartão de crédito e a pessoa a quem fazemos o pagamento paga a tal comissão de 3,9% (o mesmo que acontece quando os clientes nos pagam com cartão de crédito e temos de pagar a comissão pelo valor recebido).

Penso que o site deles não é nada claro em relação a isso. Quando me inscrevi não me lembro nada de ter lido isso e só soube depois lendo fóruns aqui no proz e tendo agora a experiência.

Ivana

Member (2005)
English to Portuguese
+ ...
OK, Ivana! Jan 24, 2007

Já nos afastámos um pouco do tópico original, mas penso que as informações serão de ajuda para todos, inclusivamente para a Teresa.

Vou tê-las em conta quando chegar aos 2000 euros

Um abraço e obrigada,

Cristina

José Costa
Portugal
Spanish to Portuguese
+ ...
Moneybookers Jan 25, 2007

Bom dia,

Já usei o paypal e o moneybookers e o último leva uma comissão fixa para levantar dinheiro de 1,80€ e o carregamento de fundos processa-se da mesma forma que uma transferência interbancária nacional.
Portanto torna-se na alternativa mais simples e barata até ver.

Chancexpression  Identity Verified
Portugal
English to Portuguese
+ ...
Não devia pagar nada... Feb 15, 2007

Cristina,

Desde que saiu a nova legislação aquando a chegada do euro, que supostamente o beneficiário não deveria descontar nada quando recebe uma transferência, desde que seja feita com 'despesas partilhadas'.

O emissor do pagamento paga o equivalente ao que pagaria no caso de fazer uma transferência nacional para um banco diferente.

Um exemplo:

O meu banco é o Banif. Recebo transferências de Itália, Espanha, França e Alemanha e nunca paguei nada.

Faço transferências para Espanha, França e Itália e pago 1 euro + imposto de selo + despesas de comunicação. Dá um total de 2 euros e pouco.
Se eu fizer uma transferência nacional para outro banco (através do homebanking, porque no MB é grátis) pago 1 euro + imposto de selo.

Também tenho conta no Best e a situação é a mesma.

Quanto ao Paypal e ao Moneybookers acontece como os colegas já referiram. O paypal fica com uma pequena comissão pelos valores que recebermos (não pagamos para enviar dinheiro) e o moneybookers cobra para enviar e não para receber.
Para transferir o dinheiro para a nossa conta em Portugal, o Paypal não cobra nada a partir dos 100€ e paga 1€ por valores inferiores a 100€. O moneybookers cobra 1,80€.

Claudia

Paula Delgado  Identity Verified
Portugal
English to Portuguese
+ ...
Despesas suportadas pelos clientes Feb 22, 2007

Teresa,

Há aqui uma situação que ainda não foi referida e que é os clientes suportarem as despesas de transferência. Também tenho conta na CGD e o máximo que me cobraram foram 3 euros e tal (não me lembro agora do valor exactamente) e isto acontece quando as despesas são partilhadas.

Mas eu peço muitas vezes às agências ou clientes estrangeiros que suportem eles as despesas de transferência por inteiro e muitos não se recusam a fazer isso. É uma questão de tentar.

Também uso paypal mas só para os meus clientes dos EUA ou para importâncias muito pequenas. Mas a mim dá-me imenso jeito ter dinheiro no paypal pois faço compras no Ebay e utilizo o paypal como forma de pagamento. Mas há sempre comissões a pagar, inclusive de transferência para a sua conta bancária (só acima dos 100 euros é que não se paga) como já foi referido, e está sempre a perder dinheiro.

A Claudia referiu, e bem, a nova lei, mas a verdade é que nem todos os bancos a estão a aplicar. Há uma agência de Sevilha com a qual colaboro e o banco deles só baixou a taxa das despesas, não acabou com elas.

Enfim, a minha sugestão é aquela que já mencionei acima: tente que o máximo de clientes pague as despesas, ou então, que ao menos partilhe as despesas consigo, para só pagar os tais 3 euros e tal.

Boa sorte

[Edited at 2007-02-22 13:32]

Teresa Bento  Identity Verified
Portugal
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Obrigada! Feb 22, 2007

É uma boa sugestão, Paula. Obrigada!

E obrigada aos restantes colegas também.

[Edited at 2007-02-22 13:37]

[Edited at 2007-02-22 13:37]

To report site rules violations or get help, contact a site moderator:

You can also contact site staff by submitting a support request »

sobre pagamentos vindos do estrangeiro

Advanced search

SDL Trados Studio 2017 Freelance
The leading translation software used by over 250,000 translators.

SDL Trados Studio 2017 helps translators increase translation productivity whilst ensuring quality. Combining translation memory, terminology management and machine translation in one simple and easy-to-use environment.

More info »
SDL MultiTerm 2017
Guarantee a unified, consistent and high-quality translation with terminology software by the industry leaders.

SDL MultiTerm 2017 allows translators to create one central location to store and manage multilingual terminology, and with SDL MultiTerm Extract 2017 you can automatically create term lists from your existing documentation to save time.

More info »

All of ProZ.com
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs