Pages in topic:   [1 2] >
Quando os colegas são menos educados
Thread poster: Clara Duarte
Clara Duarte
Clara Duarte  Identity Verified
Portugal
Local time: 22:32
English to Portuguese
+ ...
Feb 16, 2007

Já vos aconteceu depararem-se com colegas no ProZ com atitudes menos polidas, sem mecanismos de inibição e postas de pescada que dão vontade de os mandar pastar?

Nunca na minha vida encontrei tanta arrogância junta como no ProZ. Não estou habituada a isto, confesso. Sou muito humilde e quando não sei, aprendo, mas ver pessoas a provocar-me não admito.

A pessoa em questão passou das marcas.

Apetece-me ir chamar alguém para a por na linha ...... See more
Já vos aconteceu depararem-se com colegas no ProZ com atitudes menos polidas, sem mecanismos de inibição e postas de pescada que dão vontade de os mandar pastar?

Nunca na minha vida encontrei tanta arrogância junta como no ProZ. Não estou habituada a isto, confesso. Sou muito humilde e quando não sei, aprendo, mas ver pessoas a provocar-me não admito.

A pessoa em questão passou das marcas.

Apetece-me ir chamar alguém para a por na linha ...
Collapse


 
Mariana Moreira
Mariana Moreira
Portugal
Local time: 22:32
Member (2004)
English to Portuguese
+ ...
não é para quem quer, é para quem pode Feb 16, 2007

Clara, sei bem do que fala, não no meu caso no Proz, mas na vida em geral. No entanto, como diz a minha avó: a educação não é para quem quer, é para quem pode.

Só lhe posso dar um conselho, seja superior e não liga, excepto se as coisas forem mesmo muito importantes e graves. Aí valerá a pena fazer alguma coisa.

No que diz respeito ao Proz, pode sempre recorrer aos moderados, embora eu não tenha experiência nem saiba se "funciona".

De qualquer
... See more
Clara, sei bem do que fala, não no meu caso no Proz, mas na vida em geral. No entanto, como diz a minha avó: a educação não é para quem quer, é para quem pode.

Só lhe posso dar um conselho, seja superior e não liga, excepto se as coisas forem mesmo muito importantes e graves. Aí valerá a pena fazer alguma coisa.

No que diz respeito ao Proz, pode sempre recorrer aos moderados, embora eu não tenha experiência nem saiba se "funciona".

De qualquer das formas e seja o que for que tenha sido, estou solidária - custa muito aguentar pessoas mal educadas.

Um bom fim de semana:-)
Collapse


 
Clara Duarte
Clara Duarte  Identity Verified
Portugal
Local time: 22:32
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Ego Feb 16, 2007

Mariana,

A sua avó tem razão. A minha diz exactamente o mesmo.

Como eu não liguei à colega que foi menos simpática e mantive a pose, ela tentou provocar. Se antes não lhe ia responder, agora muito menos.

Como não tenho problemas com o meu ego, aceito muito bem as críticas e utilizo-as para melhorar-me em todas as dimensões. Daí não precisar de responder a provocações para me justificar perante os outros.

A minha avó diz outra c
... See more
Mariana,

A sua avó tem razão. A minha diz exactamente o mesmo.

Como eu não liguei à colega que foi menos simpática e mantive a pose, ela tentou provocar. Se antes não lhe ia responder, agora muito menos.

Como não tenho problemas com o meu ego, aceito muito bem as críticas e utilizo-as para melhorar-me em todas as dimensões. Daí não precisar de responder a provocações para me justificar perante os outros.

A minha avó diz outra coisa que é, quando mais se baixa, mais se lhe vê o rabo.

Collapse


 
Mariana Moreira
Mariana Moreira
Portugal
Local time: 22:32
Member (2004)
English to Portuguese
+ ...
nada como a "antiga" sabedoria ! Feb 16, 2007

[
A minha avó diz outra coisa que é, quando mais se baixa, mais se lhe vê o rabo.

[/quote]

Ahahahahah

e não sei se o rabo que a pessoa em questão tem é grande, mas se for ... cuidado !!

[Edited at 2007-02-16 21:32]

[Edited at 2007-02-16 23:05]


 
Teresa Bento
Teresa Bento  Identity Verified
Portugal
Local time: 22:32
English to Portuguese
+ ...
Já me aconteceu Feb 17, 2007

Olá Clara,
Infelizmente, também já me aconteceu algo do género. Sujeitamo-nos a situações destas, porque estamos expostos para toda a gente ver. A mim aconteceu-me, porque a pessoa em questão não gostou de algo que fiz quando fiz uma pergunta no KudoZ. Porém, como viu que eu não tinha grande experiência na altura, essa pessoa achou que devia aborrecer-me por causa disso. O que vale é que eu não lhe liguei. É o melhor a fazer nestas situações, a menos que, como disse a Maria
... See more
Olá Clara,
Infelizmente, também já me aconteceu algo do género. Sujeitamo-nos a situações destas, porque estamos expostos para toda a gente ver. A mim aconteceu-me, porque a pessoa em questão não gostou de algo que fiz quando fiz uma pergunta no KudoZ. Porém, como viu que eu não tinha grande experiência na altura, essa pessoa achou que devia aborrecer-me por causa disso. O que vale é que eu não lhe liguei. É o melhor a fazer nestas situações, a menos que, como disse a Mariana, seja uma coisa grave.
Temos que arranjar um capacete virtual lol

Um beijinho e bom fim-de-semana, colegas.
Collapse


 
lenapires
lenapires
Portugal
English to Portuguese
+ ...
A mim também Feb 17, 2007

Clara,

Não ligue, é tudo quanto lhe posso dizer. Como diz o provérbio: os cães ladram e a caravana passa...

Há pessoas muito briguentas no Proz mas temos que saber ignorá-las e tirar partido de tudo o que o site tem de bom. Enfim, temos de ser criteriosas acima de tudo. Para não darmos hipótese de se ser malcriado para connosco simplesmente temos de ignorar, a menos que seja como diz a Mariana, muito grave.

De facto, existem pessoas na comunidade qu
... See more
Clara,

Não ligue, é tudo quanto lhe posso dizer. Como diz o provérbio: os cães ladram e a caravana passa...

Há pessoas muito briguentas no Proz mas temos que saber ignorá-las e tirar partido de tudo o que o site tem de bom. Enfim, temos de ser criteriosas acima de tudo. Para não darmos hipótese de se ser malcriado para connosco simplesmente temos de ignorar, a menos que seja como diz a Mariana, muito grave.

De facto, existem pessoas na comunidade que deveriam ser colocadas na linha ou então, para os casos mais extremos, serem inclusivamente expulsas da comunidade. Talvez tirassem alguma lição de tudo isto, mas é tudo se....

Haja paciência!
Collapse


 
Clara Duarte
Clara Duarte  Identity Verified
Portugal
Local time: 22:32
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
O que não se deve fazer... Feb 17, 2007

é dar troco a peixeiras. Por mais incompetente que eu fosse, como ser humano que sou, mereço respeito e exijo-o, porque não dou menos que isso aos outros, nomeadamente, aos demais tradutores.

Faz-me confusão ver que há colegas que, não obstante poderem ser muito competentes e sábios, não conseguem ter uma postura como seres humanos condizente.

Se eu desse troco à colega que foi menos educada comigo, isso levaria a uma escalada da falta de nível e de qualidad
... See more
é dar troco a peixeiras. Por mais incompetente que eu fosse, como ser humano que sou, mereço respeito e exijo-o, porque não dou menos que isso aos outros, nomeadamente, aos demais tradutores.

Faz-me confusão ver que há colegas que, não obstante poderem ser muito competentes e sábios, não conseguem ter uma postura como seres humanos condizente.

Se eu desse troco à colega que foi menos educada comigo, isso levaria a uma escalada da falta de nível e de qualidade dos KudoZ e eu não estou para contribuir para isso, bem pelo contrário.

O pior que se pode fazer a uma pessoa briguenta é ignorá-la.

Fico triste por algumas pessoas terem de se evidenciar de alguma maneira, mesmo que para isso tenham de mostrar facetas pouco agradáveis e desrespeitarem os outros.

Obrigada a todas por partilharem as vossas experiências. Se souberem onde se vende o tal 'cacete virtual' que a Teresa falou, avisem
Collapse


 
Susy Ordaz
Susy Ordaz  Identity Verified
Local time: 22:32
Portuguese to English
+ ...
E para rematar Feb 17, 2007

Ai, ai...se eu pudesse citar nomes. Bem, não podia de maneira nenhuma, deixar de opinar sobre este assunto. Clara, isto já me aconteceu carradas de vezes.

E o curioso é que tenho observado que na maioria dos casos a falta de educação não segue nenhum padrão específico. Vejamos, temos os colegas da velha guarda que por vezes acham-se os galos da capoeira por variadíssimas razões: porque tem uma pontuação alta de Kudoz, muita experiência profissional, ou porque são sim
... See more
Ai, ai...se eu pudesse citar nomes. Bem, não podia de maneira nenhuma, deixar de opinar sobre este assunto. Clara, isto já me aconteceu carradas de vezes.

E o curioso é que tenho observado que na maioria dos casos a falta de educação não segue nenhum padrão específico. Vejamos, temos os colegas da velha guarda que por vezes acham-se os galos da capoeira por variadíssimas razões: porque tem uma pontuação alta de Kudoz, muita experiência profissional, ou porque são simplesemente pedantes. Depois temos os colegas novos que querem comer o galo da capoeira, que não têm nenhuma das coisas que acima mencionei mas querem marcar presença a todo custo: com agressividade, sarcasmo, e maus modos. E sabemos quém são essas pessoas...se eu pudesse citar nomes...

O meu conselho é: responde sempre de forma educada mas não deixes que ninguém aqui te maltrate e uma regra de ouro: IGNORA!!!!!!!

Beijinhos

P.S. Duarte?? What happened to Figueiredo??
Collapse


 
Mariana Moreira
Mariana Moreira
Portugal
Local time: 22:32
Member (2004)
English to Portuguese
+ ...
Para rematar o "remate" da Susy Feb 17, 2007

Concordo com todas as opiniões das colegas (extraordinariamente somos todas mulheres !!! será que os homens estão vacinados contra a má educação?? ::)

Gostaria apenas de acrescentar a minha "visão" do Proz, encaro esta plataforma como um local, acima de tudo, de ajuda, entreajuda e descontração, na medida em que muitas vezes nos permite "afastar" do nosso trabalho e ajudar os colegas. Não é um site de concorrência, competição por um lugar XX ou o que seja - ou pelo men
... See more
Concordo com todas as opiniões das colegas (extraordinariamente somos todas mulheres !!! será que os homens estão vacinados contra a má educação?? ::)

Gostaria apenas de acrescentar a minha "visão" do Proz, encaro esta plataforma como um local, acima de tudo, de ajuda, entreajuda e descontração, na medida em que muitas vezes nos permite "afastar" do nosso trabalho e ajudar os colegas. Não é um site de concorrência, competição por um lugar XX ou o que seja - ou pelo menos eu não o entendo como tal e graças a Deus parece que não sou a única.

É também um lugar onde podemos conversar sobre as nossas preocupações e problemas, como é o caso destes fóruns, o que nos faz sentir menos isolados.

Por poucos que sejam, ainda bem que existem colegas que me fazem sentir que o Proz é isto e enquanto assim for, irei manter-me por aqui.

Um bom fim de semana para todAs !!
Collapse


 
Ivana de Sousa Santos
Ivana de Sousa Santos  Identity Verified
Portugal
Local time: 22:32
French to Portuguese
+ ...
Exactamente a minha opinião! Feb 17, 2007

Mariana Moreira wrote:

Gostaria apenas de acrescentar a minha "visão" do Proz, encaro esta plataforma como um local, acima de tudo, de ajuda, entreajuda e descontração, na medida em que muitas vezes nos permite "afastar" do nosso trabalho e ajudar os colegas. Não é um site de concorrência, competição por um lugar XX ou o que seja - ou pelo menos eu não o entendo como tal e graças a Deus parece que não sou a única.

É também um lugar onde podemos conversar sobre as nossas preocupações e problemas, como é o caso destes fóruns, o que nos faz sentir menos isolados.


Era exactamente isto que eu vinha expressar.

Infelizmente em todos os locais de trabalho há sempre uma "ovelha menos branca do que as outras" (para não ser rude...) que adora chatear e causar mau ambiente.

Todos nós já passamos por situações como a citada pela Clara (fui procurar para perceber o fórum) e são bastante desagradáveis.

Ainda há bem pouco tempo respondi a um caso de má educação (na parte dos powwows) pois temos que nos respeitar uns aos outros. Aliás, isto até faz parte das regras do proz.

Não sou pela peixeirada, mas há coisas que se podem dizer sem descermos ao nível da peixeira (que hoje em dia, admitamos, já vamos encontrando bem educadas e afáveis).

Ainda assim, ainda bem que há um "núcleo duro" de pessoas simpáticas e bem dispostas pois é essencial na nossa isolada profissão.

Um bom fim-de-semana a todas (ou a todos, caso algUM colega esteja também a ler).

Ivana


 
Cristine Martin
Cristine Martin
Brazil
Local time: 18:32
English to Portuguese
Concordo com todas Feb 17, 2007

Olá colegas!

Concordo com todas vocês: educação é para quem pode, o melhor a fazer é ignorar a má educação alheia, e bendita seja a sabedoria das avós!

Na verdade, pessoas mal-educadas existem em todos os lugares (e em todo tipo de fóruns); como é inevitável que, mais dia menos dia, nos deparemos com alguma figura destas, o melhor a fazer é manter a compostura e responder com educação.

Realmente, o Proz é (ou deveria ser) um local de convi
... See more
Olá colegas!

Concordo com todas vocês: educação é para quem pode, o melhor a fazer é ignorar a má educação alheia, e bendita seja a sabedoria das avós!

Na verdade, pessoas mal-educadas existem em todos os lugares (e em todo tipo de fóruns); como é inevitável que, mais dia menos dia, nos deparemos com alguma figura destas, o melhor a fazer é manter a compostura e responder com educação.

Realmente, o Proz é (ou deveria ser) um local de convivência de colegas de profissão, para que possamos nos ajudar e trocar idéias e experiências. Pena que alguns usem este espaço para exibir sua superioridade. Mas, como disse, isso acontece em todo lugar...

Como (até agora) sou a única brasileira deste tópico, só queria acrescentar que estou aprendendo muitas expressões portuguesas... bem divertidas, por sinal.

Um abraço a todo(a)s, e um ótimo fim de semana!

(Não esquente a cabeça, Clara!)
Collapse


 
Elisabete Cunha
Elisabete Cunha  Identity Verified
Portugal
Local time: 22:32
Member (2006)
English to Portuguese
+ ...
De facto... Feb 17, 2007

Olá, Clara!

Felizmente, nunca me aconteceu, mas fui procurar para perceber do que estavas a falar e fiquei boquiaberta... há pessoas que efectivamente se julgam melhores do que os outros.

Muito sinceramente, na minha opinião, há aqui algumas pessoas e não vou citar nomes, que têm medo de perder o "lugar ao Sol" e não percebem que os verdadeiros profissionais não usam o proz para competir, mas sim
... See more
Olá, Clara!

Felizmente, nunca me aconteceu, mas fui procurar para perceber do que estavas a falar e fiquei boquiaberta... há pessoas que efectivamente se julgam melhores do que os outros.

Muito sinceramente, na minha opinião, há aqui algumas pessoas e não vou citar nomes, que têm medo de perder o "lugar ao Sol" e não percebem que os verdadeiros profissionais não usam o proz para competir, mas sim para procurar terminologia específica e aconselhar-se com colegas, que podem ser mais ou menos experientes, mas que, à sua maneira, procuram ajudar... e isso é que é importante.

Porque todos temos dúvidas! Devíamos ser humildes para o admitir, mas há quem tenha uma certa dificuldade em fazê-lo.

Bom fim-de-semana a todos!

Elisabete
Collapse


 
Clara Duarte
Clara Duarte  Identity Verified
Portugal
Local time: 22:32
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Sempre "cool"... :) Feb 17, 2007

A única coisa que respondi à colega desagradável foi 'Thank you for your input' ao que ela alterou o comentário para perguntar-me se não ia responder à pergunta dela (que era provocatória e uma completa falta de respeito) e tratou logo de responder ela própria dizendo que eu não ia responder porque não sabia. Nunca lhe passou pela cabeça que simplesmente não ia dar azo a conflitos, porque não cabe na minha natureza. Sei que era isso que a senhora queria, mas sou muito pacífica e o ... See more
A única coisa que respondi à colega desagradável foi 'Thank you for your input' ao que ela alterou o comentário para perguntar-me se não ia responder à pergunta dela (que era provocatória e uma completa falta de respeito) e tratou logo de responder ela própria dizendo que eu não ia responder porque não sabia. Nunca lhe passou pela cabeça que simplesmente não ia dar azo a conflitos, porque não cabe na minha natureza. Sei que era isso que a senhora queria, mas sou muito pacífica e o máximo que ela conseguiu incitar em mim foi um sentimento que abomino categoricamente: pena. Tenho muita pena que existam pessoas como aquela colega.

Susy:

Eu sou Clara Duarte de Figueiredo. Sempre usei Clara Duarte e omitia o Figueiredo. Só uso "Clara Duarte de Figueiredo" desde que comecei a passar recibos

É tão bom poder vir ao fórum em português e desabafar com gente solidária e amiga Obrigada a todas!
Collapse


 
Katarina Peters
Katarina Peters  Identity Verified
Canada
Local time: 17:32
English to Portuguese
+ ...
Também concordo Feb 17, 2007

Cristine Martin wrote:

Olá colegas!

Concordo com todas vocês: educação é para quem pode, o melhor a fazer é ignorar a má educação alheia, e bendita seja a sabedoria das avós!

Na verdade, pessoas mal-educadas existem em todos os lugares (e em todo tipo de fóruns); como é inevitável que, mais dia menos dia, nos deparemos com alguma figura destas, o melhor a fazer é manter a compostura e responder com educação.

Realmente, o Proz é (ou deveria ser) um local de convivência de colegas de profissão, para que possamos nos ajudar e trocar idéias e experiências. Pena que alguns usem este espaço para exibir sua superioridade. Mas, como disse, isso acontece em todo lugar...

Como (até agora) sou a única brasileira deste tópico, só queria acrescentar que estou aprendendo muitas expressões portuguesas... bem divertidas, por sinal.

Um abraço a todo(a)s, e um ótimo fim de semana!

(Não esquente a cabeça, Clara!)


 
Katarina Peters
Katarina Peters  Identity Verified
Canada
Local time: 17:32
English to Portuguese
+ ...
Também concordo Feb 17, 2007

Ola Cristine,

Eis aqui uma outra voz brasileira que concorda com tudo que foi dito neste forum sobre a falta de educaçao e a importancia de manter a dignidade e professionalismo diante insultos lançados por provocadoras (curiosamente, sao raros os homens que caem nesse habito)...

Um grande abraço a Voce e a todas que aqui participam!


 
Pages in topic:   [1 2] >


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Quando os colegas são menos educados






TM-Town
Manage your TMs and Terms ... and boost your translation business

Are you ready for something fresh in the industry? TM-Town is a unique new site for you -- the freelance translator -- to store, manage and share translation memories (TMs) and glossaries...and potentially meet new clients on the basis of your prior work.

More info »
Trados Studio 2022 Freelance
The leading translation software used by over 270,000 translators.

Designed with your feedback in mind, Trados Studio 2022 delivers an unrivalled, powerful desktop and cloud solution, empowering you to work in the most efficient and cost-effective way.

More info »