Mobile menu

SDLx - Alguém me pode dar umas luzes, SFF?
Thread poster: Ivana de Sousa Santos

Ivana de Sousa Santos  Identity Verified
Portugal
Local time: 15:33
French to Portuguese
+ ...
Jul 27, 2007

Caros colegas,

Na última semana tenho feito pequenas traduções com o SDLx. Deste vez, o cliente pediu-me que fizesse uma tradução grande com o SDLx, com TM e tudo, mas temo não saber o suficiente.

Por exemplo:

- COmo importar a TM?

- O que querem dizer as cores dos segmentos? (Rosa, azul, etc?)

Queria uma explicação breve sobre como funcionar com o SDLx. Por exemplo, com o Trados ensinaram-me assim: abres a TM, depois fazes "alt+home" para abrir e "alt+end" para fechar e vais fazendo sempre assim até acabares o texto.

O resto que aprendi foi pouco a pouco, enganando-me e explorando.

Será que o SDLx pode também ser explicado assim brevemente?

Obrigada desde já.
Ivana

Direct link Reply with quote

Tomás Rosa Bueno  Identity Verified
Argentina
Local time: 11:33
English to Portuguese
+ ...
Fácil, em termos Jul 27, 2007

As cores indicam duas coisas:

na coluna à esquerda do texto, o verde indica um "fuzzy", o cinza indica que o segmento não está na memória, o azul indica um segmento traduzido e enviado para a memória mas ainda não "aprovado", o laranja indica segmentos auto-propagados e o "dourado" indica uma coincidência de 100% com a memória;

no próprio texto, indicam opções de formatação, como negrito, itálico, sublinhado, tamanho e tipo da fonte e outras do mesmo tipo. Deve-se ter um cuidado especial em deixar os mesmos segmentos de texto dentro das mesmas cores, para não alterar a formatação final do texto. Um problema comum deste método é, por exemplo, quando um substantivo de início de frase em inglês estiver formatado em negrito e exigir ser precedido em português de um artigo que não pode estar em negrito (não sei se fui claro). Use o olho com a seta para a direita para exportar a tradução para o formato final e conferir a formatação.

As memórias já vêm no formato SDLX e não precisam ser "importadas", basta abri-las. A tecla "Enter" é usada para passar de um segmento para outro e enviar segmentos para a memória.

[Edited at 2007-07-27 16:06]

Portugal
French to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
TM em formato access Jul 27, 2007

Olá Tomás,

Obrigada pelas suas explicações. até aqui tudo claro, acho eu.

A TM vem em formato Access. É mesmo assim?

Argentina
English to Portuguese
+ ...
Sim, é mesmo assim Jul 27, 2007

O SDLX lê diretamente da tabela Access.

Portugal
French to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Obrigada Tomás Jul 27, 2007

Já consegui pôr a TM na área de trabalho do programa.

Vou começar a traduzir.

Argentina
English to Portuguese
+ ...
Se tiver mais alguma dúvida... Jul 27, 2007

...é só perguntar.

To report site rules violations or get help, contact a site moderator:

You can also contact site staff by submitting a support request »

SDLx - Alguém me pode dar umas luzes, SFF?

Advanced search

LSP.expert
You’re a freelance translator? LSP.expert helps you manage your daily translation jobs. It’s easy, fast and secure.

How about you start tracking translation jobs and sending invoices in minutes? You can also manage your clients and generate reports about your business activities. So you always keep a clear view on your planning, AND you get a free 30 day trial period!

More info »
SDL MultiTerm 2017
Guarantee a unified, consistent and high-quality translation with terminology software by the industry leaders.

SDL MultiTerm 2017 allows translators to create one central location to store and manage multilingual terminology, and with SDL MultiTerm Extract 2017 you can automatically create term lists from your existing documentation to save time.

More info »

All of ProZ.com
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs