ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » Portuguese » Engineering (general)

Uso do imperativo em manual técnico (PT-BR)

Portuguese translation: Depende do contexto

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:Uso do imperativo em manual técnico (PT-BR)
Portuguese translation:Depende do contexto
Entered by: María Leonor Acevedo-Miranda

06:50 Jul 9, 2005
Portuguese to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Engineering (general)
Portuguese term or phrase: Uso do imperativo em manual técnico (PT-BR)
O que seria mais correto(em PT-BR)em um manual técnico com diversas instruções:
-Usar o imperativo na 3a. pessoa?
Ex: Conecte o cabo,...

ou

-Usar o imperativo equivalente ao infinitivo:
Ex: Conectar o cabo,...

Agradeço desde já.
Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
depende
Explanation:
Faço algum trabalho nessa área, mas já muito mais. Por experiencia própria e diálogo com os clientes, dependendo da faixa etária, por principio uso o imperativo.

Se se tratar, por exemplo, de um sistema de audio coloco:

Ligue o cabo de alimentação eléctrica (AC) à tomada... Assegure-se de que está correctamente etc etc etc

Fórmula da lei universal — Uma maneira de expressar o imperativo categórico. Segundo esta fórmula, devemos agir sempre de maneira a poder querer que a máxima subjacente à nossa acção se torne uma lei universal, ou seja, se possa aplicar a todas as pessoas.

Fórmula do fim em si — Uma maneira de expressar o imperativo categórico. Segundo esta fórmula, devemos agir sempre de maneira a não tratar as pessoas como simples meios para os nossos fins.

Imperativo categórico — É o princípio fundamental na ética de Kant. Este princípio é um imperativo porque se nos apresenta como uma obrigação; é categórico porque tal obrigação não está dependente de quaisquer desejos específicos do agente.

No livro do 10º ano da minha filha mais velha

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs 21 mins (2005-07-09 09:12:03 GMT)
--------------------------------------------------

correcçao: faço algum trabalho nessa área, mas já fiz muito MAIS.

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs 24 mins (2005-07-09 09:15:33 GMT)
--------------------------------------------------

No meu caso penso que se não utilizar o IMPERATIVO as acções a execu tar podem parecer vagas. Se for: Ligar (conectar como vc diz) o cabo, o utilizador pode pensar que é com outra pessoa... ;). Vê-se cada coisa neste Mundo, daí aqueles rodapés patetas no anuncios e as instruções tipo \"Não serve para ingerir\" numa caixa de fosforos...LOL
Selected response from:

María Leonor Acevedo-Miranda
Portugal
Grading comment
Obrigado María Leonor e a todos que participaram.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5Conecte / Ligue / Una.. etc.
Simone Tosta
4 +1depende
María Leonor Acevedo-Miranda
4Conectar o caboAntónio Ribeiro


Discussion entries: 1





  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Uso do imperativo em manual técnico (PT-BR)
Conectar o cabo


Explanation:
No caso de um manual e havendo uma sequência de instruções, penso que **Conecte o cabo** seja mais apropriado.

Mas, tudo depende do contexto geral do texto.

António Ribeiro
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Uso do imperativo em manual técnico (PT-BR)
depende


Explanation:
Faço algum trabalho nessa área, mas já muito mais. Por experiencia própria e diálogo com os clientes, dependendo da faixa etária, por principio uso o imperativo.

Se se tratar, por exemplo, de um sistema de audio coloco:

Ligue o cabo de alimentação eléctrica (AC) à tomada... Assegure-se de que está correctamente etc etc etc

Fórmula da lei universal — Uma maneira de expressar o imperativo categórico. Segundo esta fórmula, devemos agir sempre de maneira a poder querer que a máxima subjacente à nossa acção se torne uma lei universal, ou seja, se possa aplicar a todas as pessoas.

Fórmula do fim em si — Uma maneira de expressar o imperativo categórico. Segundo esta fórmula, devemos agir sempre de maneira a não tratar as pessoas como simples meios para os nossos fins.

Imperativo categórico — É o princípio fundamental na ética de Kant. Este princípio é um imperativo porque se nos apresenta como uma obrigação; é categórico porque tal obrigação não está dependente de quaisquer desejos específicos do agente.

No livro do 10º ano da minha filha mais velha

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs 21 mins (2005-07-09 09:12:03 GMT)
--------------------------------------------------

correcçao: faço algum trabalho nessa área, mas já fiz muito MAIS.

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs 24 mins (2005-07-09 09:15:33 GMT)
--------------------------------------------------

No meu caso penso que se não utilizar o IMPERATIVO as acções a execu tar podem parecer vagas. Se for: Ligar (conectar como vc diz) o cabo, o utilizador pode pensar que é com outra pessoa... ;). Vê-se cada coisa neste Mundo, daí aqueles rodapés patetas no anuncios e as instruções tipo \"Não serve para ingerir\" numa caixa de fosforos...LOL

María Leonor Acevedo-Miranda
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigado María Leonor e a todos que participaram.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ricardo Fonseca: concordo com tudo o que disse e acrescento: o uso do infinitivo "cai bem" em títulos de manuais, p.ex., (como) Ligar o cabo
1 hr
  -> Obrigada Ricardo

13 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Uso do imperativo em manual técnico (PT-BR)
Conecte / Ligue / Una.. etc.


Explanation:
Definitivamente, se é para PT-Brasil, usamos o Imperativo.

Aquecedor Solar de Água Soletrol - Passo a Passo do Solarmax
Conecte a mangueira de 6cm na saída superior do lado esquerdo do reservatório.
... E por fim conecte a outra mangueira de 75cm na saída superior esquerda do ...
www.soletrol.com.br/especiais/passo_a_passo/solarmax/ - 30k

DOC] CAPACITÂNCIA E DIELÉTRICOS
Formato do arquivo: Microsoft Word 97 - Ver em HTML
Conecte a espira retangular ao secundário do transformador (a mesma ficará ...
Conecte a sonda magnética ao teslâmetro através do cabo múltiplo (6 vias). ...
www.fisica.ufop.br/textos/EL2.doc

Concept II e-Row 4.0 Leia Me 15 de Maio de 2001 ...
Conecte a outra extremidade no adaptador de porta serial (9 ou 25 pinos) o qual
então deverá ser plugado na porta serial RS-232 de seu computador. 2. ...
www.concept2.com.br/concept/arquivos/leia-me.txt

Simone Tosta
Mexico
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese