ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » Portuguese » Medical (general)

pupilas isocóricas e reactivas

Portuguese translation: veja a explicação abaixo

13:58 Mar 24, 2005
Portuguese to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
Portuguese term or phrase: pupilas isocóricas e reactivas
Se isto quer dizer que as pupilas são de cor uniforme e de boa reacção?
Victor Beruchan
Russian Federation
Portuguese translation:veja a explicação abaixo
Explanation:
Isocoria = igualdade do diâmetro das duas pupilas

Pupilas isocóricas são portanto pupilas com o mesmo diâmetro dos dois lados.

Reactivo = que é susceptível dd produzir ou desencadear reacção

Ambas as definições constam do Dicionário Médico, edição portuguesa de João Alves Falcato
Selected response from:

Ana Almeida
Grading comment
Em relação a neurologia acho sua resposta a mais precisa no que diz respeito a diámetro. Obrigado.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1veja a explicação abaixo
Ana Almeida
5quer dizer que não variam no seu estado
María Leonor Acevedo-Miranda
3 -1pupilas com mesmo aspecto e reativas
Clauwolf


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
pupilas isocóricas e reactivas
quer dizer que não variam no seu estado


Explanation:
isocórico
adjectivo
FÍSICA diz-se da transformação termodinâmica a volume constante;
(Do gr. ísos, «igual» +khóra, «extensão; espaço» +-ico)

reactivo: que reage.

BOM TRABALHO


--------------------------------------------------
Note added at 4 mins (2005-03-24 14:03:17 GMT)
--------------------------------------------------

reactivo
adjectivo
1. que faz reagir; que suscita reacção;
«2. que reage;
3. referente a reacção;
4. que se define por uma reacção;
5. PSICOLOGIA, MEDICINA que é estimulado com facilidade;
6. QUÍMICA que transforma outra substância;
7. FÍSICA que suporta reacções nucleares;
www.infopedia.pt





María Leonor Acevedo-Miranda
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf
9 mins
  -> Obrigada Claudio

disagree  Paulo Celestino Guimaraes: camarada russo fez umas 5 perguntas em menos de meia hora a minha sugestão é não responder
30 mins
  -> I am sorry, even though he has made 100 hundred questions, is my answer WRONG?????

5 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): -1
pupilas isocóricas e reactivas
pupilas com mesmo aspecto e reativas


Explanation:
:)
Transformação isócora. Fís.
1. Aquela em que o volume do sistema se mantém constante; transformação isocórica, transformação isométrica, transformação isovolumar, transformação isovolumétrica.

Clauwolf
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Paulo Celestino Guimaraes: camarada russo fez umas 5 perguntas em menos de meia hora a minha sugestão é não responder
28 mins
  -> infelizmente não existe esta regra para squash, do contrário já teria dado; entretanto, a decisão de responder é individual, soberana

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
pupilas isocóricas e reactivas
veja a explicação abaixo


Explanation:
Isocoria = igualdade do diâmetro das duas pupilas

Pupilas isocóricas são portanto pupilas com o mesmo diâmetro dos dois lados.

Reactivo = que é susceptível dd produzir ou desencadear reacção

Ambas as definições constam do Dicionário Médico, edição portuguesa de João Alves Falcato

Ana Almeida
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 4
Grading comment
Em relação a neurologia acho sua resposta a mais precisa no que diz respeito a diámetro. Obrigado.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  María Leonor Acevedo-Miranda
17 hrs