KudoZ home » English to Portuguese » Accounting

immature rubber plantings

Portuguese translation: seringais imaturos


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:immature rubber plantings
Portuguese translation:seringais imaturos
Entered by: rhandler

19:56 Nov 5, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Accounting / indústria de borracha
English term or phrase: immature rubber plantings
GEnte, eu sei que nao é contabilidade. O texto é sobre registros contábeis mas estas palavras estao na seguinte nota: " this procedure does not apply to immature rubber plantings."
Any suggestions appreciated!
tks
Bett
seringais imaturos
Explanation:
As plantações de seringueiras (árvore que produz a seiva da borracha) se chamam seringais, palavra assim definida pelo Houaiss: extenso aglomerado de seringueiras em determinada área; gomal

Veja como o Houaiss define "seringueira":

n substantivo feminino
Rubrica: angiospermas.
1 design. comum a várias árvores da fam. das euforbiáceas, esp. às do gên. Hevea, com látex ger. us. para a produção de borracha natural
1.1 árvore de até 30 m (Hevea brasiliensis), com madeira branca, látex de qualidade superior, flores branco-amareladas e frutos capsulares, com sementes oleaginosas, nativa da Amazônia e largamente explorada, esp. na primeira metade do sXX, como a melhor fonte para a produção de borracha natural; árvore-da-borracha, caucho, seringueira-boa, seringueira-branca, seringueira-legítima, seringueira-preta, seringueira-rosada, seringueira-roxa

Alguns exemplos:

[PDF] Pesca Artesanal de Quelônios no Parque Nacional do Jaú (AM)
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
povoada no tempo dos seringais, segundo os. moradores mais antigos. Os igarapés são córregos ..... imaturos, além de incluir a coleta de todos os ovos ...
http://scielo.iec.pa.gov.br/pdf/bmpegch/v1n1/v1n1a04.pdf

[PDF] UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA ...
File Format: PDF/Adobe Acrobat
Tabela 8: Mortalidade e ingresso de plântulas nos três Seringais estudados ..... As araras são os únicos predadores dos frutos imaturos da castanheira, elas ...
www.ufac.br/ensino/mestrado/mest_ecologia/dissertacoes/Rodr...
Selected response from:

rhandler
Grading comment
thank you all
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2seringais imaturosrhandler
4 +2plantações de serigueiras imaturas
Roger Chadel
3 +1plantações de árvores da borracha jovens
Mariana Moreira


Discussion entries: 1





  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
plantações de árvores da borracha jovens


Explanation:
é a única coisa que me ocorre :)

Mariana Moreira
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 67

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Humberto Ribas: seringueiras jovens
3 hrs
  -> Humberto, obrigada

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
seringais imaturos


Explanation:
As plantações de seringueiras (árvore que produz a seiva da borracha) se chamam seringais, palavra assim definida pelo Houaiss: extenso aglomerado de seringueiras em determinada área; gomal

Veja como o Houaiss define "seringueira":

n substantivo feminino
Rubrica: angiospermas.
1 design. comum a várias árvores da fam. das euforbiáceas, esp. às do gên. Hevea, com látex ger. us. para a produção de borracha natural
1.1 árvore de até 30 m (Hevea brasiliensis), com madeira branca, látex de qualidade superior, flores branco-amareladas e frutos capsulares, com sementes oleaginosas, nativa da Amazônia e largamente explorada, esp. na primeira metade do sXX, como a melhor fonte para a produção de borracha natural; árvore-da-borracha, caucho, seringueira-boa, seringueira-branca, seringueira-legítima, seringueira-preta, seringueira-rosada, seringueira-roxa

Alguns exemplos:

[PDF] Pesca Artesanal de Quelônios no Parque Nacional do Jaú (AM)
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
povoada no tempo dos seringais, segundo os. moradores mais antigos. Os igarapés são córregos ..... imaturos, além de incluir a coleta de todos os ovos ...
http://scielo.iec.pa.gov.br/pdf/bmpegch/v1n1/v1n1a04.pdf

[PDF] UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA ...
File Format: PDF/Adobe Acrobat
Tabela 8: Mortalidade e ingresso de plântulas nos três Seringais estudados ..... As araras são os únicos predadores dos frutos imaturos da castanheira, elas ...
www.ufac.br/ensino/mestrado/mest_ecologia/dissertacoes/Rodr...


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 75
Grading comment
thank you all

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roger Chadel: Sua resposta é perfeita.
7 mins
  -> Muito obrigado, Roger!

agree  Humberto Ribas
2 hrs
  -> Obrigado, Humberto!

32 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
plantações de serigueiras imaturas


Explanation:
uma solução alternativa.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2007-11-05 21:10:29 GMT)
--------------------------------------------------

Na minha resposta eu simplifiquei o termo da Mariana, substituindo "árvores da borracha" por seringueira. Rhandler fez melhor: substituiu "plantações de seringueira" por seringais, que é obviamente o termo correto.

Roger Chadel
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in FrenchFrench, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marlene Curtis
18 mins
  -> Obrigado, mas a resposta do rhandler é mais apropriada

agree  Humberto Ribas
3 hrs
  -> Obrigado, Humberto