ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Advertising / Public Relations

ethicist

Portuguese translation: defensor da ética

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:ethicist
Portuguese translation:defensor da ética
Entered by: Teresa Felix de Sousa

00:17 Oct 2, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Advertising / Public Relations
English term or phrase: ethicist
Aside from your personal views, discuss the issue of targeting to children from two additional perspectives: first, that of a brand manager who is responsible for the profitability of a child-oriented product, and second, from the viewpoint of an ethicist.
===============
estudioso da ética?
Teresa Felix de Sousa
Brazil
defensor da ética
Explanation:
Outra hipótese. Penso que não tem obrigatóriamente que ser um especialista ou um estudioso. Pode ser simplesmente um defensor/apologista da ética.

--------------------------------------------------
Note added at 10 hrs (2007-10-02 11:06:23 GMT)
--------------------------------------------------

Correcção: obrigatoriamente
Selected response from:

Paula Pereira Fernandes
Portugal
Grading comment
Também achei mais adequado.
Muito grata pelas sugestões de todos.
Abração e bom dia!
Teresa
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2especialista na ética
Michael Powers (PhD)
5filósofo moral / filósofo da moralVitor Guerreiro
4 -1defensor da ética
Paula Pereira Fernandes
2 +1um eticistaRobert Forstag


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5 peer agreement (net): +1
an ethicist
um eticista


Explanation:
Veja referencias.

Boa sorte.


    Reference: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=8470
    Reference: http://dialogue.adventist.org/articles/10_3_rumble_p.htm
Robert Forstag
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Taylor Kirk: ... valores centrais, disse um bio-eticista da Universidade Loma Linda e seu Centro Médico. ....
0 min
  -> Thank you, Taylor.

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
especialista na ética


Explanation:
Unicamp na mídia
- [ Translate this page ]
... a especialista na ética espinosana deveria se precaver: "É preciso muita cautela para não admitir como verdadeiro o que é apenas verossímil, porque, ...
www.unicamp.br/unicamp/canal_aberto/clipping/novembro2005/c... - 22k - Cached - Similar pages - Note this
DN Online: Alguns fundamentos da autonomia dos jornalistas
- [ Translate this page ]
Claude-Jean Bertrand (*), especialista na ética dos media, elenca várias formas de controlo que ajudam a intervir no jornalismo do dia a dia. ...
dn.sapo.pt/2004/12/13/opiniao/alguns_fundamentos_autonomia_jornali.html - 43k - Cached - Similar pages - Note this
MercadoLivre: A FILOSOFIA AMERICANA - CONVERSAÇÕES COM QUINE ...
- [ Translate this page ]
... voltado para a sucessão paradigmática das épocas científicas; e Alasdair MacIntyre, especialista na ética das virtudes, são os outros entrevistados. ...
produto.mercadolivre.com.br/MLB-59598861-a-filosofia-americana-conversaces-com-quine-davidson-pu-_JM - 45k - Cached - Similar pages - Note this
Blog "Do Contra": November 2006
- [ Translate this page ]
Para isso, todos os meios – todos – são válidos, pois, como dizia Trotsky, um especialista na ética bolchevique, "moral é tudo que conduza à revolução; ...
gustavo-livrexpressao.blogspot.com/2006_11_01_archive.html - 147k - Cached - Similar pages - Note this

Mike :)

Michael Powers (PhD)
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 92

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Olivia Pimentel: I agree.Olivia Monteiro
5 hrs
  -> Obrigado, Olívia - Mike :)

agree  Humberto Ribas: especialista em ética
9 hrs
  -> Obrigado, Humberto - Mike :)

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
defensor da ética


Explanation:
Outra hipótese. Penso que não tem obrigatóriamente que ser um especialista ou um estudioso. Pode ser simplesmente um defensor/apologista da ética.

--------------------------------------------------
Note added at 10 hrs (2007-10-02 11:06:23 GMT)
--------------------------------------------------

Correcção: obrigatoriamente

Paula Pereira Fernandes
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Também achei mais adequado.
Muito grata pelas sugestões de todos.
Abração e bom dia!
Teresa

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Vitor Guerreiro: Discordo. Falar em "defensor da ética" implica que existe uma única perspectiva ética, tacitamente assumida por todos. Das duas uma: ou existe reflexão séria sobre a moral, ou então só há "a" moral e acabou. ponto.
23 hrs

1 day9 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
filósofo moral / filósofo da moral


Explanation:
A ética é uma disciplina filosófica (não pertence a outra área do saber humano e seguramente não à religião - a religião apenas POSSUI uma certa doutrina moral, como qualquer partido ou clube - a REFLEXÃO moral é uma disciplina específica da filosofia.

Ao nível da terminologia "standard", pelo menos nos países anglo-saxónicos, onde os nomes das coisas não dependem da pancada poética de cada um e a filosofia se pratica com alguma seriedade, a "Ética" é sobretudo denominada "Filosofia Moral".

"Moral" e "Ética" têm o mesmo significado, embora provenham de raízes etimológicas diferentes - latina e grega, respectivamente. Muitas vezes se comete o disparate de pensar que "moral" é um certo código moral e que "ética" é a "reflexão" sobre a moral. Podemos ter uma certa ética ou podemos trabalhar em ética normativa, produzir padrões éticos, ou podemos reflectir nas origens da moralidade. São coisas diferentes.

A tradução correcta será "do ponto de vista de um filósofo da moral". Sem qualquer sombra de dúvida. Até porque se trata de uma comparação com outro registo profissional (o marketing direccionado a crianças) e não com uma perspectiva vaga, de senso comum.

--------------------------------------------------
Note added at 1 day9 hrs (2007-10-03 10:06:24 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

um "especialista em ética" pode apenas ser um indivíduo que redigiu uma tese de mestrado sobre "a ética" de um filósofo qualquer, Kant, Espinosa ou Hegel. Claro que também pode querer dizer "filósofo moral". Sem dúvida. Mas "filósofo moral" é um termo menos equívoco.

Não é necessariamente alguém que produz teoria, autonomamente, na área da filosofia moral. Um historiador ou arqueólogo da filosofia NÃO é um filósofo moral, por muito interessante que a arqueologia filosófica seja.

--------------------------------------------------
Note added at 1 day9 hrs (2007-10-03 10:09:58 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Er... no meu segundo parágrafo da nota anterior, antes de "não é necessariamente alguém..." devia estar "Um "especialista em ética""

Um especialista em ética não é necessariamente (embora possa ser) um filósofo moral. Pode tratar-se de um especialista em Kant, por exemplo. "Filósofo da Moral" é um termo mais simples e menos equívoco.

"Especialistas" há muitos... como dizia o outro no filme..

Vitor Guerreiro
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese