KudoZ home » English to Portuguese » Aerospace / Aviation / Space

low-orbital

Portuguese translation: sub-orbital


01:11 Jul 11, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Aerospace / Aviation / Space
English term or phrase: low-orbital
low-orbital commercial aviation (New York to Australia in less than an hour!)
RoBelinky
Brazil
Portuguese translation:sub-orbital
Explanation:
Trata-se de vôos que ocorrem abaixo da velocidade de entrada em órbita, que é de cerca de 28,500 Km/h.
Acima dessa velocidade, um objeto tende a permanecer em órbita; abaixo, a atração gravitacional da Terra puxa o objeto para órbitas mais baixas e ele acaba peentrando na atmosfera.
Uma aeronave como proposta, decolaria com turbinas e a cerca de 10 Km de altura, acionaria os estato-reatores, que a impulsionariam a uma velocidade de cerca de 15 a 18 mil quilômetros por hora; A aeronave sairia das camadas mais densas da atmosfera, chegando a cerca de 100 Km de altura e depois da metade do percurso, iniciaria a descida até o pouso.

--------------------------------------------------
Note added at 44 mins (2008-07-11 01:55:46 GMT)
--------------------------------------------------

É anti-econômico colocar uma aeronave com centenas de passageiros em órbita e depois fazer com que a mesma reentre na atmosfera.
Uma aeronave como a proposta apenas sai da atmosfera e vai reentrando como uma pedra chata desliza sobra um lago de águas calmas, quicando, perdendo velocidade e descendo cada vez mais.
É provável que o custo operacional seja até mesmo inferior ao das atuais aeronaves.
Selected response from:

Flavio Steffen
Brazil
Grading comment
escelente explicação, muitíssimo obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2sub-orbital
Flavio Steffen
4em órbita baixarhandler
3 +1baixa órbita
Clauwolf


Discussion entries: 5





  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
baixa órbita


Explanation:
:)

Clauwolf
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 63

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Katarina Peters: de baixa órbita
11 mins
  -> obrigado

neutral  Flavio Steffen: É aviação comercial e não entrada em órbita com nave de retorno. / Desculpa 'seu Lobo', mas é sub-orbital. Órbita baixa implica em entrar em órbita.
39 mins
  -> por isso mesmo é baixa órbita:)

18 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
em órbita baixa


Explanation:
Como nestes exemplos:

Precursores das Missões de Alunagem
E, durante o mesmo período, os voos Mercury e Gemini foram usados para ... pôs o CSM pelos seus próprios passos em órbita baixa à volta da Terra. ...
www.solarviews.com/portug/apopre.htm

Notícias nas áreas de: Defesa, Estratégia, Inteligência e ...
O primeiro R-36M2, na sua versão foguete civil Dnepr levantou vôo do cosmódromo de ... em órbita baixa e de até 3 toneladas para a colocação em órbita alta, ...
http://defesanet.web.terra.com.br/space/novostisatan


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 28

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Flavio Steffen: É aviação comercial e não entrada em órbita com nave de retorno.
27 mins

41 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
sub-orbital


Explanation:
Trata-se de vôos que ocorrem abaixo da velocidade de entrada em órbita, que é de cerca de 28,500 Km/h.
Acima dessa velocidade, um objeto tende a permanecer em órbita; abaixo, a atração gravitacional da Terra puxa o objeto para órbitas mais baixas e ele acaba peentrando na atmosfera.
Uma aeronave como proposta, decolaria com turbinas e a cerca de 10 Km de altura, acionaria os estato-reatores, que a impulsionariam a uma velocidade de cerca de 15 a 18 mil quilômetros por hora; A aeronave sairia das camadas mais densas da atmosfera, chegando a cerca de 100 Km de altura e depois da metade do percurso, iniciaria a descida até o pouso.

--------------------------------------------------
Note added at 44 mins (2008-07-11 01:55:46 GMT)
--------------------------------------------------

É anti-econômico colocar uma aeronave com centenas de passageiros em órbita e depois fazer com que a mesma reentre na atmosfera.
Uma aeronave como a proposta apenas sai da atmosfera e vai reentrando como uma pedra chata desliza sobra um lago de águas calmas, quicando, perdendo velocidade e descendo cada vez mais.
É provável que o custo operacional seja até mesmo inferior ao das atuais aeronaves.


    Reference: http://www.estadao.com.br/arquivo/vidae/2003/not20030203p726...
Flavio Steffen
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 44
Grading comment
escelente explicação, muitíssimo obrigada!
Notes to answerer
Asker: Corrigindo: excelente!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Isabel Maria Almeida: concordo
7 hrs
  -> Obrigado, Isabel.

agree  Ligia Dias Costa
9 hrs
  -> Obrigado, Ligia