ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Agriculture

kidney beans and pinto beans

Portuguese translation: feijão roxo e rajado

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:kidney beans and pinto beans
Portuguese translation:feijão roxo e rajado
Entered by: Paulo Celestino Guimaraes

19:20 Nov 10, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Agriculture
English term or phrase: kidney beans and pinto beans
In a text about healthy eating.
Paul Dixon
Brazil
feijão kidney e feijão rajado
Explanation:
Feijão rajado, feijão de tipo de grão grajado: definido como uma variação especialmente nutritiva.
Site da Embrapa: http://www.cnpaf.embrapa.br/feijao/radiante.htm
http://healthy.com.br/biblioteca/p_nutricao_indice_glicemico...
Feijão Kidney:
http://www.girassol.net/info/legumes/leg_kidney.html

HTH

--------------------------------------------------
Note added at 28 mins (2005-11-10 19:48:49 GMT)
--------------------------------------------------

Ref: Pinto Beans/Feijão Rajado: http://www.tropicalwave.jp/product_info.php/products_id/405

--------------------------------------------------
Note added at 32 mins (2005-11-10 19:53:11 GMT)
--------------------------------------------------

Mais: Glossário - feijão kidney: feijão roxo ou mulatinho.
Site: http://www.geocities.com/multilingual6/foodcuisine.html
Selected response from:

Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Grading comment
Optei por feijão roxo (e não "feijão kidney") e feijão rajado. Obrigado.
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5feijões
Mariana Moreira
4 +1feijão kidney e feijão rajado
Paulo Celestino Guimaraes
4feijão (kidney e pinto)António Ribeiro
4 -1feijão vermelho (Phaseolus vulgaris L.) e feijão rajadoClaudio Mazotti
3vide abaixoEmilie


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
feijões


Explanation:
Quanto a "kidney beans" tenho a certeza, senão veja:

A series of crops, such as kidney beans, should be included under grain legumes, with the corresponding increase in the Maximum Guaranteed Area in order to ensure their viability.

Nas leguminosas em grão dever-se-iam incluir diversas produções, nomeadamente o feijão, com o consequente aumento da Superfície Máxima Garantida, a fim de assegurar a sua viabilidade.

Parecer do Comité Económico e Social sobre as «Propostas da Comissão relativas à fixação dos preços dos produtos agrícolas e a determinadas medidas conexas

No entanto, "pinto beans" não consigo encontrar em lado nenhum !! Tem a certeza de que não se trata de um typo?

Mariana Moreira
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 64

21 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
vide abaixo


Explanation:
Complicado, inclusive nas págins brasileiras, européias, etc.

De qualquer forma, chamamos de kidney beans o feijão comum (Phaseolus vulgaris), aquele que tem a forma de um rim (daí seu nome).
No Brasil, ele é conhecido por diversos nomes, inclusive feijão comum e feijão roxo.

Quanto ao PINTO BEANS, a coisa fica + complicada, ms encontrei o termo FEIJÃO PINTADO para PINTO BEAN.

Quando possível, é melhor o termo cientifico para facilitar a tradução, mas infelizmente nem sempre topamos com ele, não é?

Espero ter colaborado.
BOA SORTE!


Emilie
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 7

22 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
feijão kidney e feijão rajado


Explanation:
Feijão rajado, feijão de tipo de grão grajado: definido como uma variação especialmente nutritiva.
Site da Embrapa: http://www.cnpaf.embrapa.br/feijao/radiante.htm
http://healthy.com.br/biblioteca/p_nutricao_indice_glicemico...
Feijão Kidney:
http://www.girassol.net/info/legumes/leg_kidney.html

HTH

--------------------------------------------------
Note added at 28 mins (2005-11-10 19:48:49 GMT)
--------------------------------------------------

Ref: Pinto Beans/Feijão Rajado: http://www.tropicalwave.jp/product_info.php/products_id/405

--------------------------------------------------
Note added at 32 mins (2005-11-10 19:53:11 GMT)
--------------------------------------------------

Mais: Glossário - feijão kidney: feijão roxo ou mulatinho.
Site: http://www.geocities.com/multilingual6/foodcuisine.html

Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 3
Grading comment
Optei por feijão roxo (e não "feijão kidney") e feijão rajado. Obrigado.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudia Massey: Feijão ROXO e Feijão Rajado com certeza
40 mins
  -> obrigado Claudia !

43 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
feijão vermelho (Phaseolus vulgaris L.) e feijão rajado


Explanation:
O feijão Phaseolus vulgaris é uma leguminosa muito consumida no Brasil.
Dependendo das condições e tempo de armazenamento, o feijão sofre endurecimento, ...
www.agromil.com.br/estagios.html

Efeito de plantio de sementes de feijão (Phaseolus vulgaris L.) livres de patógenos, em Goiânia-GO, Publicação em PDF 4673Kb ...
www.cnpaf.embrapa.br/publicacao/pesquisandamento/

Resposta de cultivares de feijão. (Phaseolus vulgaris L.) de porte ereto ao efeito
de. espaçamento entre linhas e adubação mineral. Revista ...
www.ppg.uem.br/Docs/ctf/Agronomia/ 2001/19_144_00_Lizz%20Kezzy_A%20avaliacao.pdf

-Feijão vermelho (kidney bean) -Feijão pintado (pinto bean) -Blueberries comuns (cultivated blueberries) -Cranberries -Coração de alcachofra cozida (cooked ...
nutrimoment.blogspot.com/ 2004_07_01_nutrimoment_archive.html

Bar 1 - Delivery : Feijão Rajado (Pinto Beans) [12610] - Pode ser servido refogado, cozido, em sopas, ensopados e saladas. Validade 12 meses ... ...
tropicalwave.jp/product_info.php/cPath/ 2/products_id/65?osCsid=38a06f5db2b891c1a5a24e843813539b

...tropicalwave.jp : Feijão Rajado (Pinto Beans) 1kg [12610] - O feijão rajado pode ser usado para preparar sopas diversas e fica delicioso nas saladas no ...
www.tropicalwave.jp/product_info.php/products_id/405

Claudio Mazotti
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 65

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Paulo Celestino Guimaraes: ver dicionário Webster: kidney bean: feijão comum; feijão roxo página 432 ( e não feijão vermelho) e obrigado por ocnfirmar Pinto Beans: feijão rajado
24 mins

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
feijão (kidney e pinto)


Explanation:
Eu diria assim. Certamente que a tradução é dirigida a pessoas que conhecerão à partida os diversos tipos de feijão existentes na sua área de residência.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 39

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Paulo Celestino Guimaraes: está bom António depois do dever de casa feito a sua sugestão simples é esta....fica o registro então
12 hrs
  -> Não percebo! Penso que está a querer dizer que eu não devia ter dado a minha sugestão. É isso?