ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Agriculture

plantains

Portuguese translation: banana-pão (PT-PT)/banana-da-terra (PT-BR)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:plantains
Portuguese translation:banana-pão (PT-PT)/banana-da-terra (PT-BR)
Entered by: CristinaPereira

21:12 Apr 11, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Agriculture
English term or phrase: plantains
Tropical Fruits: such as bananas and plantains;
(Em Angola)

O dicionário diz "banana-da-terra" mas mesmo no google.pt as referências são poucas e em PT BR. Alguma sugestão? MTIA
CristinaPereira
banana-pão
Explanation:
Olá Cristina,

sempre ouvi referir a esse tipo de banana que se come cozida como "banana.pão" pelas gentes angolanas.

Veja por exemplo aqui esta referência:
"Fiquei a gostar. Foi um lindo banquete organizado pelos responsáveis da comunidade, Sr. Pacheco e Sr. Félix e suas colaboradoras. Fiquei a saber o que era a cahupa, farinha de muceque com feijão de palma e peixe do rio, arroz branco com kizanga (molho verde de folha de mandioca); calulu (molho de verduras e carne seca ou peixe seco, funge (milho com mandioca, banana-pão cozida, vinho da África do Sul e Casaleiro e cerveja Cintra. Foi excelente!"

http://www.agencia.ecclesia.pt/ecclesiaout/dehonianos/000_20...

PS - Não, ainda não desapareci de vez ;-)
Selected response from:

Ana Almeida
Grading comment
Obrigadíssima, Ana :-) E vá aparecendo que faz falta...
Obrigada também a todos os outros que participaram
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4banana-da-terraMarco Schaumloeffel
5espécie de Banana com muito amido
SANDRA DUARTE
5banana pacovãJCG
4 +1banana-pão
Ana Almeida
4 -2tanchagem (singular)
Aoife Kennedy


Discussion entries: 3





  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -2
tanchagem (singular)


Explanation:
http://europa.eu.int/eurodicautom/Controller

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2006-04-11 21:20:59 GMT)
--------------------------------------------------

Plantain Plantago major uses... Breitwegerich (German), Tanchagem-maior (Portuguese), Llantén común (Spanish) ... Plantain is considered a common and noxious weed by some and a miracle ...
altnature.com/gallery/plantain.htm


Aoife Kennedy
United Kingdom
Native speaker of: English

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Marco Schaumloeffel: em alemao plantain significa "Kochbanane", ou seja, banana que tem de ser cozida, pois ela nao pode ser comida crua. O EuroDicAutom, aliás dá "Kochbanane" como fruta para o plantain! Tanchagem em rel. "medicina", em alemao "Breitwegerich" cf. sua citaca
10 mins
  -> ???

disagree  Claudio Mazotti: sorry, but yr suggestion is thoroughly inappropriate
1 hr
  -> thoroughly inappropriate? Incorrect would do, surely! I'm not offending anyone, am I???

disagree  SANDRA DUARTE: Cristina asked for the translation of a fruit
9 hrs
  -> That's what I thought I was giving

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
banana pacovã


Explanation:
na Amazônia é conhecida, cozida, frita e comida como Banana Pacovã (pacová segundo Houaiss)

JCG
Native speaker of: Native in FrenchFrench

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  SANDRA DUARTE: pacovã é o nome local como é conhecida no Amazonas?
4 hrs
  -> é sim pode ser frita quando verde (parece chips)

1 min   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
banana-da-terra


Explanation:


--------------------------------------------------
Note added at 2 mins (2006-04-11 21:15:33 GMT)
--------------------------------------------------

é isto mesmo, certeza absoluta. Qdo morava no Gana, na África Ocidental, eu sempre comia plantain, no Brasil eu como a mesma coisa, só que o nome é banana-da-terra! ;-)

--------------------------------------------------
Note added at 6 hrs (2006-04-12 03:37:47 GMT)
--------------------------------------------------

duas boas referências:
para frutas em geral: http://www.sk.com.br/sk-fruit.html
para plantain e sua traducao em PT: http://www.sk.com.br/sk-fruit.html (veja no final onde diz "português")

Marco Schaumloeffel
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti: exatamente...
0 min
  -> Obrigado, KlausinSP!

agree  Clauwolf
3 mins
  -> Danke, Wolf!

agree  Lilma Schimmel
15 mins

agree  Fernando Domeniconi
53 mins

9 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
espécie de Banana com muito amido


Explanation:
Plantains are hard, starchy bananas used for cooking, as contrasted with the soft, ... Plantains are a staple food in the tropical regions of the world, ...
São espécies de bananas duras com MUITO amido. Elas fazem parte de diversos pratos culinários e são fritas ou assadas. Pessoas as utilizam como substituto de pastas. Ex. usar plantains no lugar da pasta da lazanha.
É uma espécie de banana, mas não é banana. É como comparar laranja com lima!



    Reference: http://en.wikipedia.org/wiki/Plantain
    Reference: http://www.africanpresentations.com/html/popplantains.html
SANDRA DUARTE
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Aoife Kennedy: Hmm... not a very accurate botanical name, is it???????
1 hr

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
banana-pão


Explanation:
Olá Cristina,

sempre ouvi referir a esse tipo de banana que se come cozida como "banana.pão" pelas gentes angolanas.

Veja por exemplo aqui esta referência:
"Fiquei a gostar. Foi um lindo banquete organizado pelos responsáveis da comunidade, Sr. Pacheco e Sr. Félix e suas colaboradoras. Fiquei a saber o que era a cahupa, farinha de muceque com feijão de palma e peixe do rio, arroz branco com kizanga (molho verde de folha de mandioca); calulu (molho de verduras e carne seca ou peixe seco, funge (milho com mandioca, banana-pão cozida, vinho da África do Sul e Casaleiro e cerveja Cintra. Foi excelente!"

http://www.agencia.ecclesia.pt/ecclesiaout/dehonianos/000_20...

PS - Não, ainda não desapareci de vez ;-)


Ana Almeida
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 15
Grading comment
Obrigadíssima, Ana :-) E vá aparecendo que faz falta...
Obrigada também a todos os outros que participaram

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Vania Correia
14 hrs