KudoZ home » English to Portuguese » Agriculture

plaintain

Portuguese translation: banana-da-terra


18:14 Sep 12, 2007
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Science - Agriculture
English term or phrase: plaintain
What is the plantain commonly called in Brazil?

I am referring to the fruit that looks much like a banana but is larger, and is commonly eaten cooked (boiled or fried).

Is this fruit commonly eaten there? Are there different names by region?

Thank you,
Alan
Alan Lambson
Portuguese translation:banana-da-terra
Explanation:
Aqui no Brasil falamos assim. Veja a definição do Aurélio:
Planta herbácea da família das musáceas (Musa paradisiaca), cujo pseudocaule alcança até 3,50m de altura; as folhas, amplas, têm cerca de 2m de comprimento, as inflorescências, pêndulas, até 1,20m, dotadas de flores reunidas em espigas bracteadas, e os frutos, cilíndricos e recurvos, têm de 0,16m a 0,30m de comprimento, tendo polpa esbranquiçada, algo adstringente, comestível após cozimento.

[Sin.: banana-comprida, banana-caturra, banana-de-são-tomé. Pl.: bananas-da-terra.]
Selected response from:

Paulo Lopes
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1banana-da-terra
Paulo Lopes
4plátano
Clauwolf
4banana-pão
Elisabete Cunha


Discussion entries: 4





  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
banana-pão


Explanation:
Onde a Lua Anda
A banana-pão frita, como as batatas-fritas, é boa. O mesmo tipo de banana cozida já não me agrada .... Banana-pão- uma qualidade de banana entre tantas ...
www.anafms.weblogger.terra.com.br/200404_anafms_arquivo.htm - 43k -

http://pt.wikipedia.org/wiki/Banana#No_Brasil

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2007-09-12 18:23:15 GMT)
--------------------------------------------------

Julgo que a mesma palavra é usada para o Brasil e para Portugal.

--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2007-09-12 18:24:18 GMT)
--------------------------------------------------

Encontrei também uma referência para banana-da-terra, mas não é a mesma coisa.

A banana-da-terra é uma planta herbácea da família das musáceas, originária da África, rica em vitaminas e potencial redutora do stress.

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Banana-da-terra"


Elisabete Cunha
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
plátano


Explanation:
:)
Duas espécies de árvores são conhecidas no Sul do Brasil como plátano: Platanus ... Trazido por imigrantes italianos, até os anos 70 o plátano foi ...
globorural.globo.com/edic/179/gr_responde1.htm - 21k - Em cache - Páginas Semelhantes - Anotar isso

--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2007-09-12 18:24:31 GMT)
--------------------------------------------------

Obtenção de farinhas de plátano/ plantain (Musa paradisiaca) e (Musa phia) a partir das matérias primas: polpa, casca e integral (polpa + casca). ...
www.fcf.usp.br/cyted106PI0297/2006relatorio.asp - 46k - Em cache - Páginas Semelhantes - Anotar isso

Projeto 106PI0297 CYTED/CNPq - Proposta de Trabalho - Grupo ...Plátano (Musa paradisiaca) "plantain" (Mx 1 e Eq 1); Plátano/ banana (Musa phia) de Cuba; Banana (Musa Acuminata subgrupo cavendishii) variedade Nanicão do ...
www.fcf.usp.br/cyted106PI0297/2006tecnologia_proposta.asp - 10k


Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 48

11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
banana-da-terra


Explanation:
Aqui no Brasil falamos assim. Veja a definição do Aurélio:
Planta herbácea da família das musáceas (Musa paradisiaca), cujo pseudocaule alcança até 3,50m de altura; as folhas, amplas, têm cerca de 2m de comprimento, as inflorescências, pêndulas, até 1,20m, dotadas de flores reunidas em espigas bracteadas, e os frutos, cilíndricos e recurvos, têm de 0,16m a 0,30m de comprimento, tendo polpa esbranquiçada, algo adstringente, comestível após cozimento.

[Sin.: banana-comprida, banana-caturra, banana-de-são-tomé. Pl.: bananas-da-terra.]

Paulo Lopes
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti: exatamente!
2 hrs