KudoZ home » English to Portuguese » Architecture

ROOD SCREEN

Portuguese translation: Arco cruzeiro


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:ROOD SCREEN
Portuguese translation:Arco cruzeiro
Entered by: Brigith Guimarães

11:08 Oct 31, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Architecture / general
English term or phrase: ROOD SCREEN
Meaning: screen in a church, separating the nave from the choir or chancel.

I find several synonimous in English (altar screen; rood arch; rood loft; among others). But none in Portuguese, so far.

I would sincerely appreciate some help! Thanks in advance.
Brigith Guimarães
Portugal
Separador do altar
Explanation:
Olá Brighit!

Julgo que será isto, conforme uma das entradas no Porto Editora



screen [skri:n]


substantivo
· divisória de madeira ou pedra que separava o altar-mor do resto da igreja;

© Porto Editora, Lda. - 2000
Selected response from:

Jorge Freire
Grading comment
Olá, Jorge!
Quem quer bem, sempre se encontra e, afinal, não é só em casamentos e funerais. É no Proz também... eheh
2 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4galeria
Claudia Massey
4Separador do altar
Jorge Freire
4Teiajrbezerra
3painel divisório
Luciana Capisani


  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
rood screen
Separador do altar


Explanation:
Olá Brighit!

Julgo que será isto, conforme uma das entradas no Porto Editora



screen [skri:n]


substantivo
· divisória de madeira ou pedra que separava o altar-mor do resto da igreja;

© Porto Editora, Lda. - 2000

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 2
Grading comment
Olá, Jorge!
Quem quer bem, sempre se encontra e, afinal, não é só em casamentos e funerais. É no Proz também... eheh

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Luciana Capisani: pelo o que li, pode não ser necessariamente entre o altar e o resto da igreja. (ver wikipedia em inglês). abraço,
15 mins

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
rood screen
painel divisório


Explanation:
definição do Longman: a decorated wooden or stone wall in a Christian church which divides the part where the choir sit from the part where other people sit.
Se realmente não houver um termo técnico em português (em Arquitetura), eu traduziria de forma a explicar o conceito mas sem tentar uma tradução ao pé-da-letra.

Luciana Capisani
Brazil
Native speaker of: Portuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigada, Luciana, pela boa vontade. Andávamos todos por lá, mas faltava o «dito cujo»...


8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
rood screen
galeria


Explanation:
Penso que seja galeria, veja explicacao em ingles e veja se e isto.
Boa sorte


    Reference: http://en.wikipedia.org/wiki/Rood_screen
Claudia Massey
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigada também Claudia por teres vindo em meu socorro. Para a próxima que entrarmos numa igreja, já sabemos: arco cruzeiro!


1468 days   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
rood screen
Teia


Explanation:
A teia (divisória) para separar a capela-mor da nave (ou do povo).

--------------------------------------------------
Note added at 1468 days (2010-11-07 15:56:20 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

O arco cruzeiro não é o mesmo que teia, arco é estrutura abobadada, que separa a nave do alta-mor, e não se confunde com a teia.

Example sentence(s):
  • A teia (divisória) para separar a capela-mor da nave (ou do povo) é de madeira (exótica) trabalhada com delicados entrançados.

    Reference: http://www.rotasturisticas.com/visitV.php?id=16126&op=Portug...
    Reference: http://www.guitec.pt/concelho/mod,tb/272/667/
jrbezerra
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese