KudoZ home » English to Portuguese » Architecture

(stone) boss

Portuguese translation: bossagem (de pedra)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:(stone) boss
Portuguese translation:bossagem (de pedra)
Entered by: Rafael Mantovani

01:17 Feb 19, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Architecture
English term or phrase: (stone) boss
"Stone bosses descended from the ceiling (...)"

é um elemento de arquitetura, gostaria de saber o nome em português do Brasil

link para a wikipedia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Boss_(architecture)

obrigado a quem puder ajudar!
Rafael Mantovani
Germany
bossagem (de pedra)
Explanation:
boss



substantivo


(informal) patrão, chefe;
chefe de agrupamento político;
capataz;
bossa (cavalaria);
(Mecânica) bojo, saliência;
(Botânica) proeminência;
botão, tachão;
(Arquitectura) bossagem;



--------------------------------------------------
Note added at 5 mins (2008-02-19 01:23:34 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.workpedia.com.br/bossagem.html Outro link
Selected response from:

José Raeiro
Portugal
Grading comment
obrigado a josé e todos que ajudaram!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2bossagem (de pedra)
José Raeiro
4chave de abóbada
Ione Koseki


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
bossagem (de pedra)


Explanation:
boss



substantivo


(informal) patrão, chefe;
chefe de agrupamento político;
capataz;
bossa (cavalaria);
(Mecânica) bojo, saliência;
(Botânica) proeminência;
botão, tachão;
(Arquitectura) bossagem;



--------------------------------------------------
Note added at 5 mins (2008-02-19 01:23:34 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.workpedia.com.br/bossagem.html Outro link


    Reference: http://universal.pt
José Raeiro
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
obrigado a josé e todos que ajudaram!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  xxxOlivia Pimen: Agree
3 hrs

agree  Humberto Ribas
6 hrs

11 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
chave de abóbada


Explanation:
Chave de abóbada, pedra que, colocada no ponto central e superior de um arco ou de qualquer obra de alvenaria, mantém as outras pedras na posição conveniente.


    Reference: http://www.hostdime.com.br/dicionario/chave.html
Ione Koseki
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4