KudoZ home » English to Portuguese » Art, Arts & Crafts, Painting

crest

Portuguese translation: timbre


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:crest
Portuguese translation:timbre
Entered by: Rafael Mantovani

01:21 Feb 19, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Art, Arts & Crafts, Painting
English term or phrase: crest
é um elemento que aparece num brasão de armas:
http://en.wikipedia.org/wiki/Crest_(heraldry)

a frase do meu texto diz: "the ceiling was decorated with leaves, crests and angels, all carved from the same material."
Rafael Mantovani
Germany
timbre
Explanation:
crest



substantivo


crista (ave);
poupa, penacho na cabeça de certas aves;
penacho, pluma de elmo ou capacete;
crista de onda;
cimo, topo, cume;
timbre (cota de armas), cimeira;
barbela;


Selected response from:

José Raeiro
Portugal
Grading comment
é isto mesmo, obrigado a José e todos que ajudaram!

abraçs
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5timbre
José Raeiro
4 +2penachorhandler


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
timbre


Explanation:
crest



substantivo


crista (ave);
poupa, penacho na cabeça de certas aves;
penacho, pluma de elmo ou capacete;
crista de onda;
cimo, topo, cume;
timbre (cota de armas), cimeira;
barbela;





    Reference: http://www.atelierheraldico.com.br/heraldica/3_4_1_timbre.ht...
José Raeiro
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
é isto mesmo, obrigado a José e todos que ajudaram!

abraçs

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Terry Crispin: pluma do elmo que fica no brasão de armas
2 mins

agree  Freitas e Silva: Houaiss: n substantivo masculino 1 insígnia que se coloca sobre um escudo de armas para indicar a nobreza de seu proprietário 2 divisa de honra
1 hr

agree  xxxOlivia Pimen: Agree
3 hrs

agree  Jorge Freire
6 hrs

agree  Couto Ribeiro
14 hrs

15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
penacho


Explanation:
crest = crista, penacho

Veja o que diz o Houaiss sobre "penacho" (ver significado 7, rubrica heráldica):

n substantivo masculino
1 conjunto de penas para enfeitar chapéus, capacetes etc.
2 Derivação: por analogia.
qualquer forma semelhante, como a de algumas inflorescências, à cauda de certos animais etc.
3 Rubrica: anatomia zoológica.
m.q. crista ('ornato')
4 Derivação: por analogia. Rubrica: arquitetura.
m.q. pendente ('seção triangular')
5 Derivação: por analogia. Rubrica: arquitetura, decoração.
elemento de decoração de formato plúmeo dos capitéis da ordem francesa
6 Derivação: por analogia. Rubrica: arquitetura, decoração.
coroamento de um pináculo em forma de penas recurvas
7 Derivação: por analogia. Rubrica: heráldica.
feixe de plumas de avestruz achatado e recurvo para frente na parte superior, que orna o topo de um elmo
8 Derivação: por metáfora.
o que denota a elegância viril e o comportamento altivo do guerreiro; coragem cavalheiresca, bravura heróica, elegância, brio
9 Derivação: por extensão de sentido.
grande coragem; arrojo
Ex.: ter p.
10 Diacronismo: antigo.
exposição ostentatória; exibição, ostentação, jactância
Ex.: fazer p. de seu estatuto
11 Derivação: sentido figurado.
poder de mandar; mando, comando, governo, direção
Ex.: ter o p. da recebedoria
12 Rubrica: angiospermas.
planta (Cephalocereus dybowskii) da fam. das cactáceas, nativa do Brasil (BA), ramificada desde a base, de aréolas com pêlos brancos e espinhos aciculares, flores alvas e frutos globosos, rosados, com sementes pretas e ásperas; cabeça-branca, cabeça-de-velho
13 Rubrica: angiospermas.
arbusto (Metrosideros robusta) da fam. das mirtáceas, de folhas lanceoladas, coriáceas, e flores purpúreas, em espigas; nativo da Nova Zelândia, fornece madeira; introduzido no Brasil, é cultivado como ornamental; penacheiro
14 Rubrica: angiospermas.
erva parasita (Orobanche crenata) da fam. das orobancáceas, que ataca a faveira e a ervilheira, entre outras plantas; erva-toira, erva-toura

A frase ficará:

"o teto estava enfeitado com folhas, penachos e anjos, tudo esculpido do mesmo material."


--------------------------------------------------
Note added at 18 mins (2008-02-19 01:39:57 GMT)
--------------------------------------------------

Exemplos:

Símbolos Heráldicos da Força Aérea Brasileira: origem e ...-
Pela definição, cocar é um símbolo heráldico representado por um penacho, laço, distintivo ou roseta que distingue um partido, nacionalidade, força, etc. ...
www.airpower.maxwell.af.mil/apjinternational/apj-p/2005/3tr...

[PDF] Relações entre a Heráldica, o Hermetismo eo Escocismo - 10
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
HERÁLDICA AS MARCAS. Na Antigüidade, pouquíssimas eram as pessoas que sabiam ..... pensamentos elevados do Cavaleiro e seu penacho, que repetia as cores do ...
www.sophia60.org/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=...



rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 20

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Terry Crispin: veja o item 7 acima- pluma de avestruz....
11 mins
  -> Obrigado, Terry!

agree  Humberto Ribas
6 hrs
  -> Obrigado, Humberto!