KudoZ home » English to Portuguese » Art, Arts & Crafts, Painting

sunray guilloché

Portuguese translation: em padrão guilhochê na forma de raios solares


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:sunray guilloché
Portuguese translation:em padrão guilhochê na forma de raios solares
Entered by: Claudio Mazotti

20:01 Aug 27, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Art, Arts & Crafts, Painting
English term or phrase: sunray guilloché
É a descrição de um relógio, segue frase para contexto:
"All of it [the watch] encircled by a sunray guilloché pattern with applied hour-makers."
Cristina Lestayo
Brazil
em padrão guilhochê na forma de raios solares
Explanation:
uma sugestão...
Selected response from:

Claudio Mazotti
Brazil
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1guilhochado com desenho de raios de sol
Carlos Quandt
3 +2em padrão guilhochê na forma de raios solares
Claudio Mazotti


  

Answers


12 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
em padrão guilhochê na forma de raios solares


Explanation:
uma sugestão...

Claudio Mazotti
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 56
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
40 mins
  -> obrigado!

agree  Maria José Tavares
58 mins

50 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
guilhochado com desenho de raios de sol


Explanation:
GUILHOCHADO -- Decoração dos mostradores, dos rotores ou de partes de caixa feita com incisões à mão ou com torno. Geralmente os mostradores ou os rotores guilhochados são de ouro, sendo que os mostradores também podem ser de prata maciça. Em francês, guilloché.
http://www.luxo24.com/relogios/glossario.php?categ=1328&main...

Printing instructions
...It shall have a printed green guilloche pattern background making any falsification by mechanical or chemical means apparent to the eye.
Instruções para a impressão
O papel será revestido de uma impressão de fundo guilochada, de cor verde, que torne visíveis quaisquer falsificações por processos mecânicos ou químicos.
http://eur-lex.europa.eu/Notice.do?mode=dbl&lang=en&ihmlang=...

Numa interpretação do H-Our surge, com o mostrador redondo, o H-Round. Este conta com caixa em aço, mostrador guilhochado em cinza e pulseira em pele ...
www.eliterevista.com/ED13/relogios_13.html

SERVIÇO PARA CHÁ E CAFÉ
composto por bule, cafeteira, açucareiro e leiteira em prata Portuguesa do Séc. XIX. Formato moldado periforme assente sobre base círcular, com decoração guilhochada e cinzelada representando motivos geometricos e vegetalistas com cartelas monogramadas.

O papel é revestido de uma impressão de fundo guilhochado de cor azul clara que torna visível qualquer falsificação por meios mecânicos ou químicos. ...
eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=CELEX:31998R1526:PT:HTML

A pantografia foi outra forma de aplicar a mesma técnica. A primeira máquina para este efeito foi inventada por Guillocher, um mecânico francês. Os efeitos de guilhochado consistem em linhas quebradas ou curvas, mais ou menos regulares, que se cruzam, desenhados a estilete sobre peças de vidro previamente cobertas com cera.

Também se usa o termo Guilhochê:

GUILHOCHÊ desenhos contínuos e simétricos em que a ponta de trabalho retorna ao ponto de partida.
www.bcb.gov.br/htms/BcJovem/glossario.htm

Guilhochê — É aquele ornato, de curvas onduladas que se cruzam ou se mesclam entre si. Fragilizado, por ser um recurso usado desde o século XIX como item de segurança, e deixou de ser de difícil copiabilidade com a popularização da fotografia.
http://www.tecnoformas.com.br/mselo.doc

Example sentence(s):
  • De vidro branco ou de qualquer cor, lapidado, guilochado, pantografado ou decorado no todo ou em parte
Carlos Quandt
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Leonora Savio
8 mins