KudoZ home » English to Portuguese » Art, Arts & Crafts, Painting

rhyton

Portuguese translation: ritão (pt-pt)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:rhyton
Portuguese translation:ritão (pt-pt)
Entered by: Joaquim Santos

15:12 Dec 9, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Art, Arts & Crafts, Painting / Greek Art
English term or phrase: rhyton
Greek Art: an ancient reek drinking horn, made of pottery or metal, having a basein the form of the head of a woman or animal
Joaquim Santos
Portugal
ritão (pt-pt)
Explanation:
ritão
(antigo vaso grego em forma de chifre, por onde se bebia;
(Do gr. rhytón, «id.»)

www.infopedia.pt


--------------------------------------------------
Note added at 20 hrs 56 mins (2004-12-10 12:08:51 GMT)
--------------------------------------------------

ritão | s. m.
do Lat. rhytium < Gr. rhytíon
s. m., Hist.,
vaso em que os Gregos bebiam vinho e que tinha a forma de cornucópia ou cabeça de animal
http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx
DICIONÁRIO DE PORTUGUÊS ON-LINE
Selected response from:

María Leonor Acevedo-Miranda
United States
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2ritão (pt-pt)
María Leonor Acevedo-Miranda
5 +2rhyton
Joao Vieira
5 +1ríton
Carlos Angelo


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
ríton


Explanation:
Do Houaiss:
vaso para beber, quase sempre em forma de trompa, cabeça de animal ou animal inteiro, us. na Antiguidade

Carlos Angelo
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 36

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  reginalobo
1 hr

agree  James Cook
2 hrs

disagree  María Leonor Acevedo-Miranda: Em portugues EUROPEU não existe tal palavra. Em Portugal ou usamos um termo nosso (Pt-Pt) ou no original. O seu é um galicismo que não se aplica a Portugal de onde é o requerente.
6 hrs
  -> Segundo a etimologia apresentada pelo Houaiss, pelo Aurélio e pelo Michaelis essa forma veio direto do grego para o português. Além do Houaiss, o Aurélio, o Michaelis e o VOLP confirmam a grafia, além de abonarem "ritão" e "rício", esta vindo do latim.

15 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
rhyton


Explanation:
Ver o seguinte excerto de Mário Varela Gomes
'O Oriente no Ocidente. Testemunhos iconográficos na Proto-história do Sul de Portugal: smiting gods ou deuses ameaçadores'

"Não podemos deixar de comparar esta excepcional
escultura, sem antecedentes nem consequentes na torêutica
ibérica, com cabeça de touro da pega do caldeiro, de bronze, de
Toprak Kalé, hoje no British Museum, ou com o RHYTON, em forma
de prótomo de gazela, encontrado junto ao lago Urmiya, pertença
da colecção Foroughi de Teerão..."

--------------------------------------------------
Note added at 17 mins (2004-12-09 15:29:21 GMT)
--------------------------------------------------

Esqueci-me de fornecer a fonte on-line:
http://www.instituto-camoes.pt/cvc/bvc/revistaicalp/protohis...


Joao Vieira
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  María Leonor Acevedo-Miranda
6 hrs
  -> Obrigado ML

agree  Sonia Heidemann
20 hrs
  -> Obrigado Sónia

7 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
ritão (pt-pt)


Explanation:
ritão
(antigo vaso grego em forma de chifre, por onde se bebia;
(Do gr. rhytón, «id.»)

www.infopedia.pt


--------------------------------------------------
Note added at 20 hrs 56 mins (2004-12-10 12:08:51 GMT)
--------------------------------------------------

ritão | s. m.
do Lat. rhytium < Gr. rhytíon
s. m., Hist.,
vaso em que os Gregos bebiam vinho e que tinha a forma de cornucópia ou cabeça de animal
http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx
DICIONÁRIO DE PORTUGUÊS ON-LINE

María Leonor Acevedo-Miranda
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia Heidemann
12 hrs
  -> Obrigada Sónia

agree  Ana Almeida
20 hrs
  -> Obrigada Ana Maria