KudoZ home » English to Portuguese » Art/Literary

and worn as smooth as glass

Portuguese translation: e burilado pelo tempo, suave como o vidro


20:03 Jul 14, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary
English term or phrase: and worn as smooth as glass
At the seashore you pick up a pebble, fashioned after a law of nature, in the exact form that best resists pressure, and worn as smooth as glass. It is so perfect that you take it as a keepsake.

Gostaria de receber sugestões criativas. Thanks.
xxxCarolina B
Portuguese translation:e burilado pelo tempo, suave como o vidro
Explanation:
Boa sorte!
Selected response from:

Tania Marques-Cardoso
Brazil
Grading comment
Obrigada a todos. A criatividade realmente era necessária por causa do resto do texto.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +6e gasto até ficar tão liso quanto o vidro
Roberto Cavalcanti
4 +1e burilado pelo tempo, suave como o vidro
Tania Marques-Cardoso
5vitrificado pelo atritoScribe
4 +1...e polida até ficar lisa como vidro.
Brasil Fernandes
5polida pelo tempo até ficar tão macia como vidro
francelino
4e polida (se traduzir pebble como pedra) suavemente como um vidroDelano Carvalho
4suave ao toque como vidro
Sylvio Kauffmann
4e liso como um cristalMamifera
4e gasta/o até ter se tornado lisa/o com o vidro
Emilia Carneiro
4e se sente ao usar tão liso quanto a vidro.grasa


  

Answers


13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
e se sente ao usar tão liso quanto a vidro.


Explanation:


penso que se trata d euma joia???

grasa
Brazil
PRO pts in pair: 38

22 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
e liso como um cristal


Explanation:

acho que aqui o "liso" poderia recuperar a idéia de "gasto ao extremo" sofrido pelo -- imagino que seja -- tal seixo.

espero poder ter contribuido



--------------------------------------------------
Note added at 2002-07-14 21:13:23 (GMT)
--------------------------------------------------


a opção de traduzir \"glass\" como \"cristal\" foi deliberada.

se considerarmos um \"menor grau de rugosidade\" para o cristal, quem sabe a licença poética se justifique.



Mamifera
Brazil
Native speaker of: Portuguese

53 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
e gasta/o até ter se tornado lisa/o com o vidro


Explanation:
just a guess

Emilia Carneiro
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 136

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +6
e gasto até ficar tão liso quanto o vidro


Explanation:
ou: e polido até ficar ...

Não é criativo mas é o que significa

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 7462

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ricardo Almeida
50 mins
  -> Grato

agree  rhandler
1 hr
  -> Grato

agree  Danilo Nogueira: Sem dúvida. Não é criativo e nem precisa ser. Nossa obrigação é refletir o que o original diz, só isso. Os três elementos do original: desgaste, lisura e vidro estão presentes, na relação correta. Que mais se pode desejar?
1 hr
  -> Grato

agree  airmailrpl
1 hr
  -> Grato

agree  Carmen Campos
13 hrs
  -> Grato

agree  Steve Smith
14 hrs
  -> Grato

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
suave ao toque como vidro


Explanation:
é isso

Sylvio Kauffmann
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 325

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
e burilado pelo tempo, suave como o vidro


Explanation:
Boa sorte!

Tania Marques-Cardoso
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 681
Grading comment
Obrigada a todos. A criatividade realmente era necessária por causa do resto do texto.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf
1 hr

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
...e polida até ficar lisa como vidro.


Explanation:
Se quiser um pouco de criatividade poética, pode recolocar o "after a law of nature" e fazer esta frase assim: "...e polida pela natureza até adquirir a lisura do vidro."

Brasil Fernandes
Brazil
PRO pts in pair: 107

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Eliane Rio Branco
2 hrs

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
e polida (se traduzir pebble como pedra) suavemente como um vidro


Explanation:
Se traduzir pebble como seixo, que seria o significado correto, o restante mudaria para: e polido suavemente como um vidro.

Delano Carvalho
Brazil

14 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
vitrificado pelo atrito


Explanation:
Outra opção "criativa": polido como um cristal pela rolagem. Esta última é mais exata. Ambas no masculino, para concordar com seixo.

Scribe
PRO pts in pair: 4

3 days16 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
polida pelo tempo até ficar tão macia como vidro


Explanation:
É uma pedrinha tão perfeita que você guarda como uma lembrança. Eu mesmo gosto de colecionar essas pedrinhas que encontro nos igarapés de água preta no Amazonas.

francelino
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 8