KudoZ home » English to Portuguese » Art/Literary

lasting taste

Portuguese translation: carácter intemporal


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:lasting taste
Portuguese translation:carácter intemporal
Entered by: china

10:10 Jan 19, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary
English term or phrase: lasting taste
The piece is a well know classic with typical elements of traditional Chinese music, elegant, fluent, tranquil and of lasting taste.

"longlasting taste” of the music.
china
carácter intemporal
Explanation:
taste- gosto ou paladar, não me parece que se se aplique à caracterizaçãó da música, excepto se usado no sentido depreciativo (música de "mau gosto", ou de "gosto duvidoso"), ou no sentido de comentário pessoal- o "meu gosto", ou referente ao gosto de certos grupos "gosto popular"). tratando-se de caracterização da música em si, o termo associado é o carácter da música.
Selected response from:

Isabel Maria Basto
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3permanente bom gosto
lenapires
5 +2bom gosto duradouro /elegância melódica duradoura
Maria Luisa Duarte
5 +2sempre apreciadaxxxLumen
5 +2gosto intemporal
Marcelo Fogaccia
4 +2carácter intemporal
Isabel Maria Basto
5inesquecível / inolvidávelAntónio Ribeiro
5que fica no ouvido
CristinaPereira
5bom gosto perdurável
MLeiria
4eterno/perene
Luiza M. Charles de Oliveira
4que não envelhece, que permanece jovem
Lúcia Lopes


  

Answers


18 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
bom gosto duradouro /elegância melódica duradoura


Explanation:
sinônimo/sinónimo de bom gosto duradouro/
ou
impacto duradouro / elegância melódica

Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti
4 mins

agree  Henrique Serra
24 mins

32 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
permanente bom gosto


Explanation:
É a minha sugestão.

lenapires
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1369

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf: gostei
37 mins
  -> Eu também...

agree  Pedro Afonso: Bom dia Lena , bom dia Clauwolf. Também eu gosto dessa resposta! Tiveram um bom fim de semana?
1 hr

agree  Mayura Silveira
23 hrs

41 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
gosto intemporal


Explanation:
Indica que a música não depende de modismos passageiros.

Aurélio:
intemporal . [De in-2 + temporal.] Adj. 2 g. 1. Não temporal ou transitório; eterno, perene. 2. Não temporal ou profano; espiritual.


Marcelo Fogaccia
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 1249

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Freire
3 hrs
  -> Obrigado, Jorge.

agree  Vera Rocha
5 hrs
  -> Obrigado, Vera.

43 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
bom gosto perdurável


Explanation:
+

MLeiria
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2184

45 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
sempre apreciada


Explanation:
Trata-se de uma peça clássica conhecida, como elementos típicos da música tradicional chinesa. Ela flui com elegância e um ar de tranquilidade, o que faz com que seja sempre muito apreciada.

xxxLumen
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 693

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Pedro Afonso: Bom dia Lumen!
47 mins

agree  rhandler
1 hr
  -> Thanks.

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
carácter intemporal


Explanation:
taste- gosto ou paladar, não me parece que se se aplique à caracterizaçãó da música, excepto se usado no sentido depreciativo (música de "mau gosto", ou de "gosto duvidoso"), ou no sentido de comentário pessoal- o "meu gosto", ou referente ao gosto de certos grupos "gosto popular"). tratando-se de caracterização da música em si, o termo associado é o carácter da música.

Isabel Maria Basto
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ricardo Fonseca: excelente Isabel, não é uma sugestão literal, antes pelo contrário, bem portuguesa
1 hr

agree  Ana Rita Santiago: Também gostei.
4 hrs

12 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
que fica no ouvido


Explanation:
Não será?

CristinaPereira
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 1687

12 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
que não envelhece, que permanece jovem


Explanation:
one more possibility maybe, cheerS China! :-)

Ejazz - o site do jazz e da música instrumental brasileira
... O Som é um disco que não envelheceu nem ficou datado ao longo destas quase
quatro décadas, o que atesta a validade da visão musical de Meirelles. ...
www.ejazz.com.br/lancamentos/detalhes-meireles.asp - 21k - Em cache - Páginas Semelhantes

Joao Cabral e Rachel de Queirós
... dinâmica. UM ROMANCE QUE NÃO ENVELHECEU. Adolfo Casais Monteiro.
"Todos os grandes livros têm um mistério inviolável. Ninguém ...
www.infohouse.com.br/usuarios/ivaldo/JoaoQueiros.html - 13k - Em cache - Páginas Semelhantes




    Reference: http://www.ejazz.com.br/lancamentos/detalhes-meireles.asp
Lúcia Lopes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 784

13 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
inesquecível / inolvidável


Explanation:
Outra sugestão.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218

1 day6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
eterno/perene


Explanation:
Só mais uma sugestão.

Luiza M. Charles de Oliveira
Germany
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 60