KudoZ home » English to Portuguese » Art/Literary

carpool

Portuguese translation: transporte solidário


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:carpool
Portuguese translation:transporte solidário
Entered by: rhandler

18:47 Jan 21, 2004
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Art/Literary
English term or phrase: carpool
these guys couldn´t organize a secret carpool.
tania
transporte solidário
Explanation:
É o nome que recebe no Brasil. Em São Paulo, por exemplo, a fim de evitar aumentar a poluição atmosférica, automóveis cuja placa termina em determinado número são proibidos de circular em certo dia da semana. Aí, organizam-se grupos de "transporte solidário", que fazem um rodízio, de modo que cada dia um carro circula com até cinco pessoas. Veja estes exemplos:

Yahoo! Notícias e Mídia>Situação do Trânsito e das Estradas> ...
Situação do Trânsito e das Estradas > Transporte Solidário Início > Notícias
e Mídia > Situação do Trânsito e das Estradas > Transporte Solidário, ...
br.dir.yahoo.com/noticias_e_midia/situacao_do_transito_e_das_estradas/ Transporte_Solidario/

Universidade 2 texto completo
... Mal sabia ela que no ato da matrícula seria abordada pela equipe do Transporte Solidário, uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), que ...
www.usp.br/jorusp/arquivo/1998/jusp419/ manchet/rep_res/rep_int/univers2.html

Assessoria de Comunicação da UnB
... ‘É forma de desafogar o trânsito no centro da cidade diante desse crescimento da frota de veículos e da inexistência do transporte solidário no DF ...
www.unb.br/acs/acsweb/clipping/carros.htm

Geocrawler.com - htdig-general - [htdig] Transporte
... serviços . Serviço de transporte solidário para pessoas de uma mesma
empresa , condomínio , faculdade , escola , bairro . Para ...
www.geocrawler.com/archives/3/8822/2002/7/50/9124415/
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5transporte solidáriorhandler
5 +2estes tipos não conseguiam organizar uma vaquinha - Pt - Pt
María Leonor Acevedo-Miranda
5rodízio de motoristas
Maria Eugenia Farre
5caronaCristina Gridi-Papp
5não poderiam organizar para ir ao trabalho juntos em secretoadamk
5 -1é quando as pessoas combinam de ir juntas, por exemplo, trabalhar, mas é uma combinação que acontece
Marion Gorenstein
1troca secreta de boleias
Isabel Maria Basto


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
não poderiam organizar para ir ao trabalho juntos em secreto


Explanation:
Carpool

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-21 18:51:09 (GMT)
--------------------------------------------------

Carpool: viagem em grupo de um número de pessoas num carro particular para o local de trabalho ou estudo


    Reference: http://www.babylon.com
adamk
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  María Leonor Acevedo-Miranda: perdão, mas porquê o secreto? Qual o contexto?
8 hrs
  -> a frase diz: "secret carpool". Parece uma piada.

7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
é quando as pessoas combinam de ir juntas, por exemplo, trabalhar, mas é uma combinação que acontece


Explanation:
constantemente e geralmente os carros são alternados. O objetivo é economizar combustível ou em grandes cidades para diminuir o trânsito. Em alguns lugares as faixas da esquerda são para os carros com mais de 2 pessoas e como são as que andam mais rápido, todo mundo acaba fazendo carpool. É também muito usado por pais que levam crianças na escola.

Marion Gorenstein
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 89

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  María Leonor Acevedo-Miranda: combinam DE ir juntas? Isto não é português correcto. Quando muito seria: quando as pessoas combinam ir juntas...
8 hrs
  -> Obrigada pela aula. No Brasil é usado. E o que vale no caso é a explicação do que é um carpool e não se meu português é correto ou não.

neutral  Amilcar: Combinar de ir ouve-se. Com base em que autoridade é pt "incorreto"?
2 days1 hr
  -> Thanks!

13 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
transporte solidário


Explanation:
É o nome que recebe no Brasil. Em São Paulo, por exemplo, a fim de evitar aumentar a poluição atmosférica, automóveis cuja placa termina em determinado número são proibidos de circular em certo dia da semana. Aí, organizam-se grupos de "transporte solidário", que fazem um rodízio, de modo que cada dia um carro circula com até cinco pessoas. Veja estes exemplos:

Yahoo! Notícias e Mídia>Situação do Trânsito e das Estradas> ...
Situação do Trânsito e das Estradas > Transporte Solidário Início > Notícias
e Mídia > Situação do Trânsito e das Estradas > Transporte Solidário, ...
br.dir.yahoo.com/noticias_e_midia/situacao_do_transito_e_das_estradas/ Transporte_Solidario/

Universidade 2 texto completo
... Mal sabia ela que no ato da matrícula seria abordada pela equipe do Transporte Solidário, uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), que ...
www.usp.br/jorusp/arquivo/1998/jusp419/ manchet/rep_res/rep_int/univers2.html

Assessoria de Comunicação da UnB
... ‘É forma de desafogar o trânsito no centro da cidade diante desse crescimento da frota de veículos e da inexistência do transporte solidário no DF ...
www.unb.br/acs/acsweb/clipping/carros.htm

Geocrawler.com - htdig-general - [htdig] Transporte
... serviços . Serviço de transporte solidário para pessoas de uma mesma
empresa , condomínio , faculdade , escola , bairro . Para ...
www.geocrawler.com/archives/3/8822/2002/7/50/9124415/


    www.usp.br/jorusp/arquivo/1998/jusp419/ manchet/rep_res/rep_int/univers2.html
rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Serra
15 mins
  -> Obrigado, Henrique

agree  Sormane Fitzgerald Gomes
1 hr
  -> Obrigado, spgomes

agree  Marsel de Souza: Bingo.
2 hrs
  -> Obrigado, Marsel

agree  Claudia da Matta
3 hrs
  -> Obrigado, Claudia

agree  airmailrpl: -
3748 days

13 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
carona


Explanation:
quando pessoas combinam em ir juntas num mesmo carro ao invés de irem separadas em carros diferentes

Cristina Gridi-Papp
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8

8 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
estes tipos não conseguiam organizar uma vaquinha - Pt - Pt


Explanation:
Vaquinha é uma expressão portuguesa, para designar divisão de alguma coisa, seja uma boleia ou numa refeição mandar vir um prato para dividir, por exemplo nos Restaurantes Chineses faz-se muito isso. 4 ou 5 pessoas mandam vir 4 diferentes pratos e fazem uma "vaquinha". Os colegas Portugueses sabem do que falo.
Que português "procura", Tânia?

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-23 23:16:14 (GMT)
--------------------------------------------------

Uma Nota de rodapé que nada tem a ver com a Tânia, mas que me sinto compelida a verter para esta página, sem ofensa....

A Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira também refere que «antes de infinito, [o verbo dever] pode ser seguido da prep. ‘de’: deve de ser assim, o vizinho devia de ter chegado ontem», acrescentando, no entanto, que a tendência moderna é a de suprimir a preposição. Estas palavras são de meados do século XX.
Essa supressão JÁ OCORREU DEFINITIVAMENTE no registo corrente, permanecendo embora no falar popular.
(Prof. Doutora Maria regina Rocha - ciberdúvidas)

María Leonor Acevedo-Miranda
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in pair: 1080

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Nica Paix�o
9 hrs
  -> Obrigada

agree  Amilcar: A única sugestão que funciona. Trata-se de uma alusão irónica à falta de discreção dos aludidos. Só que preferiria algo mais informal do que organizar, v.g., arranjar.
1 day17 hrs
  -> Consertar seria uma boa hipótese, não acha colega?

17 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
rodízio de motoristas


Explanation:
Entre as mães que levam filhos para a escola também se fala em rodízio. Levar os filhos à escola em rodízio com as outras mães.



Maria Eugenia Farre
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 248

13 days   confidence: Answerer confidence 1/5Answerer confidence 1/5
troca secreta de boleias


Explanation:
gostaria de ajudar, mas precisava de mais contexto para verificar a ironia, que me parece conter. "carpool" nem sequer é algo que em Portugal se pratique muito...parece-me que o termo mais aproximado seja a boleia, mas secreta? por outro lado, existe o mito de um "jogo" practicado entre vários casais, que envolve a troca de pares a partir da troca-secreta- das chaves dos seus automóveis...ignoro o nome desse jogo, se é que tem um...sorry...

--------------------------------------------------
Note added at 2004-02-04 02:22:16 (GMT)
--------------------------------------------------

ver carpool.commuteconnection.com
\"...to commute to work via carpool or vanpool...\"

Isabel Maria Basto
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4