KudoZ home » English to Portuguese » Automotive / Cars & Trucks

sipe

Portuguese translation: ranhura transversal


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:sipe
Portuguese translation:ranhura transversal
Entered by: Fernando Domeniconi

14:21 Sep 11, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Automotive / Cars & Trucks / pneumáticos
English term or phrase: sipe
Olá gente,
estou traduzindo uma patente de pneumático, e nesse texto veio o seguinte termo "sipe"
Este artigo (em ingles) demonstra claramente o que seria um "sipe":

http://64.233.161.104/search?q=cache:fOVXcPNuv5AJ:www.discou...

Porém, nao encontro qualquer referência em português sobre esses "sipes". Parecem ser cortes no pneu, mas nao sei traduzir. Alguém tem uma idéia? Obrigado!

PT-BR
Raphael PC
ranhura
Explanation:
Sipes são ranhuras transversais:

http://www.abrapneus.com.br/Revistas/Revi71/Revista71_5.htm

REVISTA ABRAPNEUS - Associação Brasileira dos Revendedores de Pneus & SICOPNEUS ... Sipes (ranhuras) nos ombros • Ejetores de pedras nos sulcos centrais ...
www.abrapneus.com.br/Revistas/Revi71/Revista71_5.htm

Escolha o pneu apropriado para seu veículo ... Sipes (ranhuras) nos ombros Ejetores de pedras nos sulcos centrais Filetes de proteção laterais ...
www.firestone.com.br/.../interna.asp?linha=Transporte&marca...

Isso acontece quando os pneus são preparados com a cola tradicional ( à base de ... MNS 1 - As ranhuras ( sipes ) transversais nos blocos garantem maior ...
www.moreflex.com/pagina/destaques.htm
Selected response from:

Fernando Domeniconi
United States
Grading comment
Perfeito! usarei "ranhura transversal" para diferenciar de "groove" (ranhura)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1ranhuraFernando Domeniconi
4ranhurasrhandler
4sulco
Denise Miranda


Discussion entries: 1





  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
sulco


Explanation:
sulcos - são os canais circunferenciais entre as raias da banda de rodagem e são essenciais para a tração, o controle direcional e as propriedades de esfriamento.



    Reference: http://www.goodyear.com.br/tirecatalog/passenger/lendo.html
Denise Miranda
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
ranhura


Explanation:
Sipes são ranhuras transversais:

http://www.abrapneus.com.br/Revistas/Revi71/Revista71_5.htm

REVISTA ABRAPNEUS - Associação Brasileira dos Revendedores de Pneus & SICOPNEUS ... Sipes (ranhuras) nos ombros • Ejetores de pedras nos sulcos centrais ...
www.abrapneus.com.br/Revistas/Revi71/Revista71_5.htm

Escolha o pneu apropriado para seu veículo ... Sipes (ranhuras) nos ombros Ejetores de pedras nos sulcos centrais Filetes de proteção laterais ...
www.firestone.com.br/.../interna.asp?linha=Transporte&marca...

Isso acontece quando os pneus são preparados com a cola tradicional ( à base de ... MNS 1 - As ranhuras ( sipes ) transversais nos blocos garantem maior ...
www.moreflex.com/pagina/destaques.htm

Fernando Domeniconi
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Perfeito! usarei "ranhura transversal" para diferenciar de "groove" (ranhura)
Notes to answerer
Asker: Sem problemas, obrigados a todos que ajudaram!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler: Quando comecei a responder, sua resposta nem estava aí. Quando a minha entrou, a sua já havia sido escolhida!
6 mins
  -> :) Tb acontece muito comigo... mas acrescentou mais referências. Obrigado, rhandler!

18 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ranhuras


Explanation:
De porte menor que os sulcos, que todos os pneus têm, mas mais numerosas. Veja estes exemplos:

:: BRIDGESTONE - FIRESTONE ::
Um dos diferenciais do pneu é o desenho da banda de rodagem com quatro sulcos retos e ranhuras com ângulos especiais e, ainda, ranhuras nos ombros do pneu. ...
www.bfbr.com.br/news/index.asp?fl=pro&cat=5&id=3137

LiveForSpeed Brasil ]-Downloads
Novas ranhuras de pneu Popular, Versão : Atualização : 18 / 1 / 2006. Descrição :. Novas ranhuras para o pneu do carro ...
www.instaseg.com.br/hfm/site/modules/mydownloads/singlefile...



rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 135