KudoZ home » English to Portuguese » Automotive / Cars & Trucks

Overdrive ratio

Portuguese translation: Relação de desmultiplicação


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Overdrive ratio
Portuguese translation:Relação de desmultiplicação
Entered by: Bruno Teixeira

21:11 Oct 22, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Automotive / Cars & Trucks / Automotive
English term or phrase: Overdrive ratio
"...that allows an additional overdrive ratio of..."
Bruno Teixeira
Portugal
relação de desmultiplicação
Explanation:
a transição de uma marcha mais "curta" para outra mais "longa" é chamada "desmultiplicação", termo deselegante mas consagrado; a proporção entre as marchas é chamada relação (ratio)
Selected response from:

hmercer
Brazil
Grading comment
Muito obrigado! é mesmo isso. Estava na dúvida mas assim tenho a certeza! :)
Obrigado!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1taxa de sobremarcha
José Antonio Azevedo
5fator de supermultiplicação da marcharhandler
5relação de desmultiplicaçãohmercer
4Quociente de Desmultiplicação.xxxClodovildo


  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
fator de supermultiplicação da marcha


Explanation:
Overdrive é a supermultiplicação da velocidade do eixo de saída do motor, com relação ao eixo de saída da caixa de marcha (ou câmbio, como se diz em alguns lugares). Num automóvel de cinco marchas para diante, por exemplo, a quarta corresponde a velocidades iguais no eixo do motor e no de saída do câmbio. A quinta, é uma marcha supermultiplicada, ou seja, a velocidade na saída do câmbio é maior do que na entrada. Volto já com alguns exemplos e referências. Boa sorte, Bruno.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-10-22 21:26:13 (GMT)
--------------------------------------------------

Ref.: Comprehensive Technical Dictionary, Lewis L. Sell

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 135

10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
taxa de sobremarcha


Explanation:
overdrive = sobremarcha

Fonte: Novo Dicionário de Termos Técnicos Inglês - Português
Eugênio Fürstenau

José Antonio Azevedo
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf
15 hrs
  -> Obrigado, Clauwolf.

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
relação de desmultiplicação


Explanation:
a transição de uma marcha mais "curta" para outra mais "longa" é chamada "desmultiplicação", termo deselegante mas consagrado; a proporção entre as marchas é chamada relação (ratio)

hmercer
Brazil
PRO pts in category: 7
Grading comment
Muito obrigado! é mesmo isso. Estava na dúvida mas assim tenho a certeza! :)
Obrigado!

14 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Quociente de Desmultiplicação.


Explanation:
Ou razão ou factor.

xxxClodovildo