ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Automotive / Cars & Trucks

WHEEL ALIGNMENT TESTER

Portuguese translation: Equipamento para teste de alinhamento das rodas

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:WHEEL ALIGNMENT TESTER
Portuguese translation:Equipamento para teste de alinhamento das rodas
Entered by: José Carlos Ribeiro

19:52 Mar 30, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Automotive / Cars & Trucks
English term or phrase: WHEEL ALIGNMENT TESTER
Equipment to test alignment of front and rear wheels of vehicles, both 2 and 4 wheel drive. Tests toe and camber angles. Seems to be an assembly line equipment used by an auto-maker.
José Carlos Ribeiro
Brazil
Equipamento para teste de alinhamento das rodas
Explanation:
Infelizmente, não conheço expressão mais curta, usada no Brasil para descrever este equipamento. Só encontrei um exemplo, e não inclui toda a expressão:

[PDF] RESUMO DE RELATÓRIO TÉCNICO
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
... 15 5.2.1.1.3 Teste de alinhamento das rodas ..... ...
www.futurasgeracoes.com.br/htm/IPT - MCT.pdf
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Grato, rhandler. O espírito é mesmo esse, mas talvez utilize a expressão como introdução explicativa, dando preferência à sugestão do Clauwolf no restante do texto, pela concisão.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5Equipamento para teste de alinhamento das rodasrhandler
4 +1alinhador de rodas
Clauwolf
5Equipamento para alinhamento da direcçãoIsabela Cardoso
5Maquina para alinhamento de direção
Maria Luisa Duarte
4ripómetro
MLeiria
4máquina para alinhar a direcção
Ana Almeida


Discussion entries: 1





  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
Equipamento para teste de alinhamento das rodas


Explanation:
Infelizmente, não conheço expressão mais curta, usada no Brasil para descrever este equipamento. Só encontrei um exemplo, e não inclui toda a expressão:

[PDF] RESUMO DE RELATÓRIO TÉCNICO
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
... 15 5.2.1.1.3 Teste de alinhamento das rodas ..... ...
www.futurasgeracoes.com.br/htm/IPT - MCT.pdf


    Reference: http://www.futurasgeracoes.com.br/htm/IPT%20-%20MCT.pdf
rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 135
Grading comment
Grato, rhandler. O espírito é mesmo esse, mas talvez utilize a expressão como introdução explicativa, dando preferência à sugestão do Clauwolf no restante do texto, pela concisão.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti: ou máquina
4 mins
  -> Obrigado, Roberto

agree  Sormane Fitzgerald Gomes
10 mins
  -> Obrigado, Sormane

agree  Marcelo Fogaccia
14 mins
  -> Obrigado, Marcelo

agree  Flavio Steffen: Na realidade não é exatamente máquina de 'teste', mas uma máquina que permite que seu operador faça os ajustes de suspensão e direção. Não é somente uma máquina para alinhar direção, mas todo o conjunto do eixo dianteiro.
15 mins
  -> Obrigado, Flávio

agree  Claudia da Matta
18 mins
  -> Obrigado, Claudia

16 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
wheel alignment tester
Maquina para alinhamento de direção


Explanation:
ALINHADOR DE DIREÇÃO



Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

16 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Equipamento para alinhamento da direcção


Explanation:
Em PT-PT
Quando se faz a inspecção do carro procede-se ao alinhamento da direcção (rodas).


    www.controlauto.com.pt/ cgi-bin/ca_procedimentos_01.asp?proced=11
Isabela Cardoso
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

17 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
wheel alignment tester
máquina para alinhar a direcção


Explanation:
é como se designa em PT-PT.

Ana Almeida
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 82

18 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
wheel alignment tester
alinhador de rodas


Explanation:
:)
Item. Tipo de Equipamento. Procedimento de Calibração. 1. Alinhador de faróis,
PC-108. 2. Alinhador de rodas, PC-120. 3. Amperímetro, PC-026. 4. Amperímetro Analógico, ...
www.aferitec.com.br/Escopo de calibração.htm - 93k - Resultado Adicional - Em cache - Páginas Semelhantes

Clauwolf
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 264

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Flavio Steffen: Claus; o nome que você achou é mais sintético e concordo com ele, mas o rhandler foi mais rápido.
7 mins
  -> tem razão, mas a síntese é fundamental na tradução; por isso respondi

agree  Eliane Rio Branco
1 hr

18 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
wheel alignment tester
ripómetro


Explanation:
Para testar o sistema de direcção é utilizado o ripómetro. Este aparelho verifica o desvio do veículo em metros por quilómetro (ripagem) dos veículos automóveis.

in: http://www.dgv.pt/veiculos/procedimentos.asp


--------------------------------------------------
Note added at 20 mins (2004-03-30 20:12:34 GMT)
--------------------------------------------------

ALINHAMENTO DA DIRECÇÃO - RIPÓMETRO

Verificação do Alinhamento das Rodas Directrizes

Condições de ensaio
O veículo roda lentamente sobre o prato do alinhador (ripómetro)...

in: http://www.controlauto.com.pt/cgi-bin/ca_procedimentos_01.as...


--------------------------------------------------
Note added at 21 mins (2004-03-30 20:13:37 GMT)
--------------------------------------------------

Direcção:
Verifica-se o alinhamento das rodas direccionais através do ripómetro, destinado a verificar o paralelismo das rodas.

in: http://planeta.ip.pt/~ip245082/procedim.htm

MLeiria
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 39

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Flavio Steffen: Seria o ideal se fosse para Portugal, mas é para o Brasil. E nenhum dicionário ou glossário usado por aqui registra essa acepção. Causaria confusão; no Brasil, ripa é um tipo de sarrafo para apoiar telhas. :<)))
10 mins
  -> Talvez fosse uma boa oportunidade para introduzir :)