KudoZ home » English to Portuguese » Biology (-tech,-chem,micro-)

challenge / challenged

Portuguese translation: desafio/desafiadas


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:challenge / challenged
Portuguese translation:desafio/desafiadas
Entered by: Raphael PC

02:30 Mar 7, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Biology (-tech,-chem,micro-)
English term or phrase: challenge / challenged
Observem estes vários trechos:

"A Figura 1 apresenta o percentual médio de mortalidade cumulativa da tilápias administradas com vacina de S. iniae por injeção intraperitonial (IP) e ***IP CHALLENGED*** com 2.6 x 104 UFC S. agalactiae /peixe (_ vacinados; _ não vacinados)."

"A Figura 4 apresenta a relação entre os valores médios de glicose (mg/dL) (linhas) e o percentual de mortalidade cumulativa (barras) em tilápias ***CHALLENGED*** em diferentes pontos de tempo ***POST-CHALLENGE***."

"As tilápias de controle receberam 0.1 ml de TSB. As tilápias imunizadas e de controle foram mantidas durante 30 dias antes do CHALLENGE."

Afinal, o que seria "challenge", como verbo e substantivo, na área de biotecnologia??

aqui está a definição correta em inglês:

Challenge
Immunology - To induce or evaluate an immune response in (an organism) by administering a specific antigen to which it has been sensitized.

Alguém saberia como traduzir corretamente?? nem meu precioso Stedman tem a definição.. help!

PT-BR
Raphael PC
desafio/desafiadas
Explanation:
é quando vc administra uma dose de antígeno insuficiente para desencadear a doença mas suficiente para produzir anticorpos

challenge/desafio:
Nos animais avaliados antes da fase de desafio não foram encontradas anormalidades histológicas
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-86502004000500014&...

foi realizado dez dias antes do desafio, uma semana, cinco. e dez semanas após o desafio
http://atlas.sct.embrapa.br/pab/pab.nsf/20ef942c7775878a0325...$FILE/Pab97_078.pdf

challenged/desafiadas:

... linhagens isogênicas :A/J (A) e C57BL/6 (B) foram desafiadas com 100000 tripomastigotas
http://www.unicamp.br/anuario/2003/IB/IB-linhaspesquisa.html
Veterinária, Laboratório de Virologia e Imunologia Veterinária, Acesso Prof. ... todas as aves foram desafiadas com a estirpe variante ...

http://www.biologico.sp.gov.br/arquivos/v71_supl_raib/231.pd...
Selected response from:

Alvaro Neder, Ph.D.
Grading comment
Obrigado! sua explicação foi de extrema valia
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3desafio/desafiadas
Alvaro Neder, Ph.D.
4afetadas
Thais Maria Lips
4deficientes
Heloisa Ferreira


  

Answers


13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
deficientes


Explanation:
Provavelmente refere-se a "physically challenged", ou "com deficiência física". O que entendi é que há uma indução de deficiência das tilápias na pesquisa (uma lesão causada intencionalmente nas nadadeiras, ou alguma coisa do tipo).

Heloisa Ferreira
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

31 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
desafio/desafiadas


Explanation:
é quando vc administra uma dose de antígeno insuficiente para desencadear a doença mas suficiente para produzir anticorpos

challenge/desafio:
Nos animais avaliados antes da fase de desafio não foram encontradas anormalidades histológicas
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-86502004000500014&...

foi realizado dez dias antes do desafio, uma semana, cinco. e dez semanas após o desafio
http://atlas.sct.embrapa.br/pab/pab.nsf/20ef942c7775878a0325...$FILE/Pab97_078.pdf

challenged/desafiadas:

... linhagens isogênicas :A/J (A) e C57BL/6 (B) foram desafiadas com 100000 tripomastigotas
http://www.unicamp.br/anuario/2003/IB/IB-linhaspesquisa.html
Veterinária, Laboratório de Virologia e Imunologia Veterinária, Acesso Prof. ... todas as aves foram desafiadas com a estirpe variante ...

http://www.biologico.sp.gov.br/arquivos/v71_supl_raib/231.pd...

Alvaro Neder, Ph.D.
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigado! sua explicação foi de extrema valia

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Fernando Domeniconi: Mais um: www.biblioteca.unesp.br/bibliotecadigital/document/?down=31...
4 mins
  -> obrigado, Fernando!

agree  Marco Schaumloeffel
41 mins
  -> obrigado, Marco!

agree  mfs_trad
7 hrs
  -> obrigado, cadmio!

49 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
afetadas


Explanation:
tilápias afetadas.... pode usar no Google para verificar se é o que você procura :-)

Thais Maria Lips
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish