KudoZ home » English to Portuguese » Biology (-tech,-chem,micro-)

indiscriminate/particular eater

Portuguese translation: que come indiscriminadamente/seletivamente


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:indiscriminate/particular eater
Portuguese translation:que come indiscriminadamente/seletivamente
Entered by: Angela Manetti

21:40 Mar 26, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Biology (-tech,-chem,micro-) / hábitos alimentares
English term or phrase: indiscriminate/particular eater
A frase é "Indiscriminate eaters (dogs) are more commonly affected than more particular eaters (cats)"
a corpos estranhos esofágicos.
Angela Manetti
menos selectivos/mais exigentes/ "cuidadosos" (selectivos)
Explanation:
Não conheço nenhum termo técnico específico. A distinção que é feita não me parece ter a ver com o facto de os cães serem omnívoros/carnívoros e os gatos serem carnívoros estritos. Sendo verdade que os cães têm ou podem ter uma alimentação mais variada que os gatos, são é muito mais glutões e comem mais depressa que os gatos - muitas vezes nem se apercebem do que estão a ingerir, tal é rapidez. Os gatos por muita fome que tenham cheiram a comida com mais cuidado e comem mais devagar.
Na minha experiência em clínica de pequenos animais, assisti por várias vezes a cães com ossos, meias, pedaços de plástico e até agulhas no aparelho digestivo. Em gatos, que me lembre, só um gatinho bebé que começou a puxar por um novelo de linha e acabou por engolir uma grande parte dele...

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2007-03-26 23:10:18 GMT)
--------------------------------------------------

Para o Brasil seria menos seletivos/mais exigentes
Selected response from:

Dora Matos
Portugal
Grading comment
realmente está difícil de arrumar um termo técnico. Acho que nem existe em português...
Mas a sua resposta deu uma inspiração. Traduzi assim: "Os animais que comem indiscriminadamente (cães) são mais acometidos do que os que comem mais seletivamente (gatos). " Acho que ficou bom...
obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1menos selectivos/mais exigentes/ "cuidadosos" (selectivos)
Dora Matos
4quase qualquer coisa/exigenteLuiza Modesto
4que se alimentam de qualquer coisa (onívoros) / só de certas coisas (carnívoros, herbívoros, etc.)rhandler


Discussion entries: 3





  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
que se alimentam de qualquer coisa (onívoros) / só de certas coisas (carnívoros, herbívoros, etc.)


Explanation:
indiscriminate eater = os cachorros comem de tudo, são onívoros. Já os gatos são carnívoros, e muito raramente comerão algo diferente de carne. O cavalo é herbívoro, não come carne.

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 67
Notes to answerer
Asker: Obrigada, Eu até entendi o significado... O problema é que preciso de um termo mais técnico.


14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
quase qualquer coisa/exigente


Explanation:
Animais que comem quase qualquer coisa (cães) são mais afetados por objetos estranhos no exôfago (escrevi certo?) do que animais (com hábitos alimentares) mais exigentes (gatos).

Alguns cães comem qualquer coisa mesmo. Objetos de plástico, engolem pedaços de roupas que eles roem, madeira, pedras etc. A cadela de um amigo meu teve um "entupimento digestivo" e quando abriram-na, tinha até meia em seu intestino.

Luiza Modesto
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Notes to answerer
Asker: Obrigada, Eu até entendi o significado... O problema é que preciso de um termo mais técnico.


1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
menos selectivos/mais exigentes/ "cuidadosos" (selectivos)


Explanation:
Não conheço nenhum termo técnico específico. A distinção que é feita não me parece ter a ver com o facto de os cães serem omnívoros/carnívoros e os gatos serem carnívoros estritos. Sendo verdade que os cães têm ou podem ter uma alimentação mais variada que os gatos, são é muito mais glutões e comem mais depressa que os gatos - muitas vezes nem se apercebem do que estão a ingerir, tal é rapidez. Os gatos por muita fome que tenham cheiram a comida com mais cuidado e comem mais devagar.
Na minha experiência em clínica de pequenos animais, assisti por várias vezes a cães com ossos, meias, pedaços de plástico e até agulhas no aparelho digestivo. Em gatos, que me lembre, só um gatinho bebé que começou a puxar por um novelo de linha e acabou por engolir uma grande parte dele...

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2007-03-26 23:10:18 GMT)
--------------------------------------------------

Para o Brasil seria menos seletivos/mais exigentes

Dora Matos
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 39
Grading comment
realmente está difícil de arrumar um termo técnico. Acho que nem existe em português...
Mas a sua resposta deu uma inspiração. Traduzi assim: "Os animais que comem indiscriminadamente (cães) são mais acometidos do que os que comem mais seletivamente (gatos). " Acho que ficou bom...
obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  mfs_trad
10 hrs
  -> Obrigada, cadmio!