KudoZ home » English to Portuguese » Biology (-tech,-chem,micro-)

covalently modified

Portuguese translation: covalentemente modificada


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:covalently modified
Portuguese translation:covalentemente modificada
Entered by: Fernanda Rocha

19:34 Jul 8, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Biology (-tech,-chem,micro-)
English term or phrase: covalently modified
"There is a certain risk for the occurrence of allergic reactions because the covalently modified proteins may provide immunogenic structures."

"...presence of covalently modified proteins in the blood..."
CicaBarth
covalentemente modificada
Explanation:
"ATPase é covalentemente modificada por CPZ após irradiação, submetendo as ... conhecidos na proteína integral ou que se intercalem na bicamada lipídica, ..."
www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0321568_05_cap_06.pdf

Hope it helps. :))

--------------------------------------------------
Note added at 7 mins (2008-07-08 19:42:10 GMT)
--------------------------------------------------

ou, modificadas (em função de "proteínas" no contexto apresentado).

Mais alguns exemplos interessantes:

"Em alguns casos (halotano) ocorre presença de anticorpos. que reconhecem macromoléculas de células hepáticas. covalentemente modificadas pelos metabólitos ..."
www.fcf.usp.br/.../LinkAnexos/TX- Toxicologia Irritantes gc...

"A glutamina sintetase é covalentemente modificada por adenilação de um resíduo específico de tirosina, aumentando sua susceptibilidade à inibição por ..."
www.icb.ufmg.br/prodabi/prodabi3/grupos/grupo4/links/alanin...

"As proteínas do tipo PII de proteobactérias são covalentemente modificadas. por uridililação em resposta aos níveis de nitrogênio intracelular (JAVELLE e ..."
dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/1884/7051/1/tese%20doutorado.pdf

http://www.babylon.com/definition/covalent/Portuguese

--------------------------------------------------
Note added at 1 day18 hrs (2008-07-10 13:36:09 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

De nada! Fico feliz por ter ajudado. :-D
Selected response from:

Fernanda Rocha
Brazil
Grading comment
Obrigada, Fernanda!
:)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +7covalentemente modificada
Fernanda Rocha
4modificada por ligações covalentes
Maria Meneses


  

Answers


4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
modificada por ligações covalentes


Explanation:
alterações a nível da estrutura da molécula

Maria Meneses
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +7
covalentemente modificada


Explanation:
"ATPase é covalentemente modificada por CPZ após irradiação, submetendo as ... conhecidos na proteína integral ou que se intercalem na bicamada lipídica, ..."
www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0321568_05_cap_06.pdf

Hope it helps. :))

--------------------------------------------------
Note added at 7 mins (2008-07-08 19:42:10 GMT)
--------------------------------------------------

ou, modificadas (em função de "proteínas" no contexto apresentado).

Mais alguns exemplos interessantes:

"Em alguns casos (halotano) ocorre presença de anticorpos. que reconhecem macromoléculas de células hepáticas. covalentemente modificadas pelos metabólitos ..."
www.fcf.usp.br/.../LinkAnexos/TX- Toxicologia Irritantes gc...

"A glutamina sintetase é covalentemente modificada por adenilação de um resíduo específico de tirosina, aumentando sua susceptibilidade à inibição por ..."
www.icb.ufmg.br/prodabi/prodabi3/grupos/grupo4/links/alanin...

"As proteínas do tipo PII de proteobactérias são covalentemente modificadas. por uridililação em resposta aos níveis de nitrogênio intracelular (JAVELLE e ..."
dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/1884/7051/1/tese%20doutorado.pdf

http://www.babylon.com/definition/covalent/Portuguese

--------------------------------------------------
Note added at 1 day18 hrs (2008-07-10 13:36:09 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

De nada! Fico feliz por ter ajudado. :-D

Fernanda Rocha
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada, Fernanda!
:)

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Madalena Ribeiro
1 min
  -> Obrigada, Madalena. :))

agree  Lucio Pereira
6 mins
  -> Obrigada, Lucio. :))

agree  Lúcia Leitão: Sim. É uma questão de estilo, talvez!
38 mins
  -> Obrigada, Lúcia. Também é uma estrutura utilizada. Encontrei alguns textos desta meneira... É, tb acho. :))

agree  Marcos Antonio
1 hr
  -> Obrigada, Marcos. :))

agree  Alexandra Valle Fernandes
1 hr
  -> Obrigada, Alexandra. :))

agree  Isabel Maria Almeida: concordo
13 hrs
  -> Obrigada, Isabel. :))

agree  Alexandra Gouveia
14 hrs
  -> Obrigada, Alexandra. :))