KudoZ home » English to Portuguese » Botany

Ageratum

Portuguese translation: agerato


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:ageratum
Portuguese translation:agerato
Entered by: Carlos Angelo

16:54 May 17, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Botany / flores
English term or phrase: Ageratum
Nome de planta
Isabel67
agerato
Explanation:
Segundo o Michaelis.

--------------------------------------------------
Note added at 4 mins (2005-05-17 16:59:12 GMT)
--------------------------------------------------

Confirmado pelo Webster\'s.

* Do Houaiss:
agerato/ agérato - design. comum às plantas do gên. Ageratum, da fam. das compostas, com 44 spp., nativas das regiões tropicais das Américas, algumas cultivadas como ornamentais ou medicinais / m.q. agérato-do-méxico (Ageratum houstonianum) / planta (Achillea ageratum) da fam. das compostas, nativa da Europa, de talo ramoso, folhas lanceoladas e flores amarelas; macela-de-são-joão, macela-francesa.
Selected response from:

Carlos Angelo
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5agerato
Carlos Angelo
5 +2Macela de S. João
María Leonor Acevedo-Miranda
4 +1Erva De Sao Joao / MENTRASTO
AlessandraK


Discussion entries: 1





  

Answers


1 min   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
ageratum
agerato


Explanation:
Segundo o Michaelis.

--------------------------------------------------
Note added at 4 mins (2005-05-17 16:59:12 GMT)
--------------------------------------------------

Confirmado pelo Webster\'s.

* Do Houaiss:
agerato/ agérato - design. comum às plantas do gên. Ageratum, da fam. das compostas, com 44 spp., nativas das regiões tropicais das Américas, algumas cultivadas como ornamentais ou medicinais / m.q. agérato-do-méxico (Ageratum houstonianum) / planta (Achillea ageratum) da fam. das compostas, nativa da Europa, de talo ramoso, folhas lanceoladas e flores amarelas; macela-de-são-joão, macela-francesa.

Carlos Angelo
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 20

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Freire
4 mins

agree  Claudio Mazotti: exatamente... www.paisagismobrasil.com.br/?lnk=todos& f=dicas&area=dicas&uid=332&dir=1
5 mins

agree  Clauwolf: parece nome de nordestino pai d'égua :)
27 mins

agree  xxxBarbaraFreit: Não encontrei um nome diferente em Portugal... por isso deve ser este mesmo :)
46 mins

agree  Isabel Vidigal
4 hrs

neutral  María Leonor Acevedo-Miranda: tem outra tradução em Portugal, um nadinha menos ambígua...// Carlos, a colega está a pedir a tradução e eu estou a indicar a consgrada em Portugal. As definições do dicionário são variadas mas não indicam o que é usado por cá...
5 hrs

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
ageratum
Erva De Sao Joao / MENTRASTO


Explanation:
Já vi "mentrasto", para Ageratum conyzoides, comum no Brasil, que é Erva De Sao Joao. Se bem que tem um tipo que é mais comum nos EUA.
Enfim, tb conhecida como Maria Preta.
Segue um link com outras info.

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs 22 mins (2005-05-17 20:17:10 GMT)
--------------------------------------------------

comum dos EUA: Ageratum houstonianum
http://www.pp.clinet.fi/~mygarden/ager.htm


    Reference: http://umbuzeiro.cnip.org.br/db/medic/taxa/374.shtml
AlessandraK
Canada
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Silvia Pereira Duarte: tb encontrei erva de s. joão em pt-pt
14 hrs

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
ageratum
Macela de S. João


Explanation:
Em PORTUGAL é assim denominada esta planta. Vidé site do minusterio da Agricutura Portugues

ICN - Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
Base de Dados da Flora - Uso e Utilidade [Plantas aromáticas,
Espécie Nome comum
Acer monspessulanum L. Zelha, [Azelha]
Aceras anthropophorum (L.) W.T.Aiton Rapazinhos
Achillea ageratum L. Macela-de-S. João
http://www.min-agricultura.pt/oportal/extcnt/docs/FOLDER/PRO...

--------------------------------------------------
Note added at 5 hrs 31 mins (2005-05-17 22:25:28 GMT)
--------------------------------------------------

...do Ministério da Agricultura Português...

María Leonor Acevedo-Miranda
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 15

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lu?s Mora
2 hrs

agree  Silvia Pereira Duarte
12 hrs