KudoZ home » English to Portuguese » Botany

palash tree

Portuguese translation: bútea


18:28 Feb 2, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Botany
English term or phrase: palash tree
Tipo de árvore.
Obrigada.

"Butea monosperma"
Marta Silvas
Portugal
Portuguese translation:bútea
Explanation:
n substantivo feminino
Rubrica: angiospermas.
1 design. comum às plantas do gên. Butea, da fam. das leguminosas, subfam. papilionoídea, com duas spp., que ocorrem da Índia ao Sudeste Asiático
1.1 árvore (Butea monosperma) de flores abundantes, cor-de-abóbora, sagrada para os brâmanes e uma das mais belas entre todas as árvores floríferas [A resina é adstringente, da casca se fazem cordas e velas para barcos, a madeira é resistente à água, as flores dão tintura avermelhada e das sementes se extrai óleo, us. como vermífugo.]

dic. Houaiss
Selected response from:

P Forgas
Brazil
Grading comment
Obrigada.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5bútea
P Forgas
4 +2árvore do papagaio/flama da floresta/Palasa
Floriana Leary
4árvore palasse (butea frondosa) - árvore de Damão - labareda da floresta
Marcos Antonio


Discussion entries: 1





  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
bútea


Explanation:
n substantivo feminino
Rubrica: angiospermas.
1 design. comum às plantas do gên. Butea, da fam. das leguminosas, subfam. papilionoídea, com duas spp., que ocorrem da Índia ao Sudeste Asiático
1.1 árvore (Butea monosperma) de flores abundantes, cor-de-abóbora, sagrada para os brâmanes e uma das mais belas entre todas as árvores floríferas [A resina é adstringente, da casca se fazem cordas e velas para barcos, a madeira é resistente à água, as flores dão tintura avermelhada e das sementes se extrai óleo, us. como vermífugo.]

dic. Houaiss

P Forgas
Brazil
Native speaker of: Spanish
PRO pts in category: 8
Grading comment
Obrigada.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf
3 mins

agree  Kadja Bless
4 mins

agree  rhandler
1 hr

agree  Isabel Maria Almeida
15 hrs

agree  Artur Jorge Martins
1 day4 hrs

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
árvore do papagaio/flama da floresta/Palasa


Explanation:
zipcodezoo.com/Plants/B/Butea_monosperma/pt/Default.asp -
www.b-and-t-world-seeds.com/comm.asp?searchFor=As

Floriana Leary
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Kadja Bless
3 mins
  -> Thank you Kadja

agree  Marlene Curtis
13 mins
  -> Thank you Marlene

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
árvore palasse (butea frondosa) - árvore de Damão - labareda da floresta


Explanation:
Sug.



- ... worship is paid by certain strictly aboriginal castes to the palash tree--Butea frondosa--with its scarlet plume-like flowers, borne on naked boughs. ...
www.sacred-texts.com/hin/seh/seh23.htm - 18k

- Scientific name: Butea monosperma, Butea frondosa ... Butea Frondosa is named after the Earl of Bute, a patron of Botany and Frondosa, meaning "leafy". ...
www.toptropicals.com/html/toptropicals/articles/trees/butea... - 25k -


- Palasse (butea frondosa) é arv'ore de grandes dimensoes e frondosa; a sua madeira é dt: surticiente duraçào, e as folhas sao de um grande uso nao so para ...
books.google.com.br/books?isbn=3871184799...

- palasse ... palasse. m. Árvore de Damão, (butea frondosa). Com o apoio de Biblioteca Nacional de Portugal, Distributed Proofreaders, Página-a-Página, ...
dicionario-aberto.net/bin/browse.pl?count=86257 - 10k -

- identificada como a Butea frondosa, a labareda da floresta. Ela é freqüentemente objeto de charadas nas regiões em que cresce devido às suas mudanças de ...
www.acessoaoinsight.net/sutta/SNXXXV.245.php - 14k

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20