ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Bus/Financial

spot market

Portuguese translation: mercado spot ou mercado de pronta entrega

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:spot market
Portuguese translation:mercado spot ou mercado de pronta entrega
Entered by: Vera Rodrigues

14:26 May 2, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial
English term or phrase: spot market
A cost-effective way to keep
replacement parts on the premises, reducing downtime, eliminating exposure to spot market pricing and minimizing express postage costs.
Eu vi na Internet usado como spot market mesmo. Será que não há uma tradução para o termo?
Vera Rodrigues
mercado "spot"
Explanation:
Normalmente, o termo "spot" não é traduzido, mas se quiser, você pode colocar entre parênteses "mercado de pronta entrega" ou "mercado de entrega imediata".

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-02 14:32:38 (GMT)
--------------------------------------------------

Favor ver o seguinte URL:
www.patagon.com.br/education/glossario_M.asp

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-02 14:55:39 (GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Favor ver o seguinte URL:
www.patagon.com.br/education/glossario_M.asp
Selected response from:

José Antonio Azevedo
Brazil
Grading comment
Muiiiiiiito obrigada! É isso mesmo.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2mercado "spot"
José Antonio Azevedo
5 +1mercado à vista
José Cavalcante
5Mercado disponível
M.Badra
4Mercado Spot ou Mercado a curto prazoRenée Levié


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
mercado "spot"


Explanation:
Normalmente, o termo "spot" não é traduzido, mas se quiser, você pode colocar entre parênteses "mercado de pronta entrega" ou "mercado de entrega imediata".

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-02 14:32:38 (GMT)
--------------------------------------------------

Favor ver o seguinte URL:
www.patagon.com.br/education/glossario_M.asp

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-02 14:55:39 (GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Favor ver o seguinte URL:
www.patagon.com.br/education/glossario_M.asp

José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4976
Grading comment
Muiiiiiiito obrigada! É isso mesmo.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Dr. Chrys Chrystello
44 mins

agree  manfredb
4 hrs

10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Mercado disponível


Explanation:
Spot Market é qualquer mercado para entrega imediata e pagamento à vista. Costumo traduzir como mercado disponível para mercadorias em geral, mercado à vista no caso de ações e mercado pronto no caso de câmbio.

Sorte,

Márcio

M.Badra
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 517

15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Mercado Spot ou Mercado a curto prazo


Explanation:
Mercado spot - equivalente a mercado atacadista de [produto], ou mercado de curto prazo.
_____________________________

Mercado Spot/Spot Market
O termo "spot" é usado nas bolsas de mercadorias para se referir a negócios realizados com pagamento à vista e pronta entrega da mercadoria, em oposição aos mercado futuros e a termo. A entrega não significa entrega física, mas sim a entrega de determinado montante de dinheiro correspondente à quantidade de mercadoria negociada. Um exemplo de mercado spot é o mercado de petróleo do porto de Rotterdã.

http://www.patagon.com.br/education/glossario_M.asp


    Reference: http://www.energiabrasil.gov.br/entrevista/nota_140102a.htm
    Reference: http://www.patagon.com.br/education/glossario_M.asp
Renée Levié
PRO pts in pair: 62

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
mercado à vista


Explanation:
No seu contesxto, spot market pricing exposure indica a exposição aos riscos das cotações do mercado à vista para o caso de estocagem execessiva, pois o acúmulo de estoques poderia se desvalorizar com as oscilações dos preços do mercado. Oposto ao spot market é o future market ou term market, mercado futuro ou mercado a termo, cujos preços podem ser objeto de opções de compra ou venda sob pagamento de prêmios.


    Trabalhos na rea
José Cavalcante
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 510

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Brazman
4 hrs
  -> obrigado