KudoZ home » English to Portuguese » Bus/Financial

Shift Happens

Portuguese translation: isso vai dar "mérdia"


14:11 May 18, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial
English term or phrase: Shift Happens
Não há praticamente nenhum contexto, é um banner no meio de uma trasparência de power point, em um treinamento sobre a utilização de métodos estatísticos no controle de produção.

Obviamente é um trocadilho com o bom e velho "Shit Happens", mas não consigo pensar em nada em português com sentido semelhante.

Alguma alma caridosa (e criativa) teria alguma sugestão?

T.I.A.
Márcio
M.Badra
Brazil
Portuguese translation:isso vai dar "mérdia"
Explanation:
Desculpe o trocadilho infame, mas já que vc está falando em estatística, acho que mérdia é o que mais se parece com shit.
BTW, acho que isso já aconteceu nas respostas acima.
Good Luck!
Selected response from:

Regina Boltz
Brazil
Grading comment
Regina,

Sua sugestão foi a que mais se aproximou do sentido que eu procurava. Mas no fim acabei tascando uma observação "trocadilho intraduzível" e deixei a bomba na mão do cliente mesmo ;o)

Obrigado,

Márcio
2 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3pode dar mudança
Roberto Cavalcanti
4 +2Desvios Acontecem
Aida Macedo
4 +1mudancas acontecem!Del Machado
5Não se mate à toa!Antonio Costa
4 +1Desculpe, Marcio, mas so assim poderei responder a Sra. Lamb-RuizToze
4isso vai dar "mérdia"
Regina Boltz
4Veja abaixo.
Brasil Fernandes
4mudancas acontecem!Del Machado
4 -2Deslocacòes se localizamJane Lamb-Ruiz
1só brainstorming... veja abaixo
José Henrique Lamensdorf


  

Answers


40 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -2
Deslocacòes se localizam


Explanation:
shift happens

In other words,
curves in charts move up, down, left, right. in statistics, you have charts based on figures, and they can change, right?

Não sei si poderia ser por aí.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-18 15:07:47 (GMT)
--------------------------------------------------

Sorry, deslocações

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-18 15:10:36 (GMT)
--------------------------------------------------

Mutatis mutandi

OUTRA: Mudanças Rebolam

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-18 15:13:51 (GMT)
--------------------------------------------------

SHIFT= uma deslocação para quem pediu
HAPPENS=Acontecer mais sem criatividade, HAPPENS COM CRIATIVIDADE=localiza quem pode

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-18 15:22:15 (GMT)
--------------------------------------------------

Notice how this guy Toze fills the answer space so I can\'t respond. Quer uma resposta, filho? Sobe em outro bonde...
Tenho 20 anos de experiencia e não precisio de ataques como o seu, viu. Minha resposta era só para ajudar o colega Márcio AJUDAR. Como vc não tem a paciencia para ler toda a resposta nem a cultura adequada a comprehensão desta última, cai fora.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-18 15:36:57 (GMT)
--------------------------------------------------

métodos estatísticos no controle de produção.

SHIFT=Variação

Outra possibilidade: As variações variam

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-18 15:47:51 (GMT)
--------------------------------------------------

deslocalizacão= shift
localizar=encontrar o lugar aonde estar um coisa ou pessoa



--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-18 15:52:57 (GMT)
--------------------------------------------------

não foi tanto o fato de o espaço ser preenchido para que eu não pude dar uma resposta
Foi o \"What\'s that\"??? com tres pontos de interrogacão. Sabe de uma coisa, já me cansei. A falta de tolerancia é óbvia. Está, como diz o Lacan, escrita.

Jane Lamb-Ruiz
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 150

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Toze: What's that???
17 mins
  -> \

disagree  Antonio Costa: Num assunta qu'isso não mizifie? Antonce cabocro Tonho esprica prá voismicê. "I am a lamb"
1 hr

agree  Roberto Cavalcanti: Antonio, de pleno acordo, parabéns
3 hrs

disagree  Andrew Overmyer: concordo c/ o Toze. que isso???
7 hrs

neutral  José Henrique Lamensdorf: I guess the trouble is with "deslocações", which I know as "deslocamentos". A string of unnecessary insults followed. Btw, what's "deslocalização"?
23 hrs

44 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
mudancas acontecem!


Explanation:
shift e um termo muito usado pra turno (de trabalho). A definicao no Webster diz: "exchange,replace, also to change place, position, or direction: a change in direction or emphasis or attitude "

Mudancas de atitud, depende do contexto da apresentacao.

Del Machado
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 2

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Toze: Talvez melhor "As mudanças acontecem!"
15 mins

neutral  Jane Lamb-Ruiz: para o Toze, o Marcio pediu uma sugestão criativo não uma tradução "normal"
42 mins

44 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
mudancas acontecem!


Explanation:
shift e um termo muito usado pra turno (de trabalho). A definicao no Webster diz: "exchange,replace, also to change place, position, or direction: a change in direction or emphasis or attitude "

Mudancas de atitud, depende do contexto da apresentacao.

Del Machado
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 2

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Desculpe, Marcio, mas so assim poderei responder a Sra. Lamb-Ruiz


Explanation:
Caso a senhora nao saiba, EU nao posso preencher o espaço que e dedicado a SUA resposta porque nem sequer tenho acesso a ele. Nao diga essas coisas que so lhe ficam mal perante toda a comunidade que aqui se apresenta. E quando quiser AJUDAR, como a Sra. diz, tente faze-lo de forma a ajudar mesmo as pessoas.

Um abraço,

Antonio Teixeira

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-18 15:39:38 (GMT)
--------------------------------------------------

Acho que e uma grande falta de educaçao dirigir-se as pessoas da forma como se dirigiu. \"Filho\"? Mas vendo bem, ate desculpo o termo porque muito provavelmente nao sabe falar portugues. Se soubesse, nao daria \"AJUDAS\" como \"deslocações se localizam\". Que raio e isso?
Passe bem!

Toze
PRO pts in pair: 40

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jane Lamb-Ruiz: alguem colocou umas marcas debaixo do disagree e não fui eu
7 mins
  -> E como nao sabe quem foi, diz que fui eu e tenta rebaixar-me! Utilize esses 20 anos de experiencia com sensatez!

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
pode dar mudança


Explanation:
em par com pode dar m.....

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 7462

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Denise Costa
4 hrs
  -> Thks

agree  Antonio Costa: Não me excedí Robcav. Estou só brincando. Acha que iria jogar mais lenha nessa fogueira? Como vê não concordo nem comigo.
21 hrs
  -> O cabocro Tonho é que tá certo "I'm a crazy lamb"

agree  SLavor
1 day9 hrs
  -> Thks

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Não se mate à toa!


Explanation:
OK

Antonio Costa
PRO pts in pair: 441

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
Desvios Acontecem


Explanation:
ou Variações Acontecem.
Desvio tem mais a ver com estatística.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-05-18 18:09:16 (GMT)
--------------------------------------------------

Dado o azedume que encontro aqui neste belo sábado de Maio (pelo menos em Lisboa), julgo que vale a pena citar:

\"Shit happens. Nothing is ever quite so delicious and new and clean again, but what the hell? You clean up the mess. You carry on.\"

Aida Macedo
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 84

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Celestino Guimaraes
20 mins
  -> Obrigada Paulo

neutral  Antonio Costa: Azedume para isto é eufemismo". É "baixaria" mesmo, "rodar a baiana", "briga de comadres". O culpado é o Márcio. Pau nele turma!.
40 mins
  -> Calma, Antonio.

neutral  Roberto Cavalcanti: Antonio, hoje você se excedeu
59 mins

agree  Jane Lamb-Ruiz: Todos acerteram a tradução nenhum conseguiu um trocadilho; eu tentei mais me magoei, pelo menos tentei. Melhor não mexer com o chocalho...
2 hrs
  -> Calma, Jane.

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Veja abaixo.


Explanation:
Posso estar enganado, mas eu acho que é mesmo um trocadilho com o good old "Shit Happens"!

Como sempre, com mais contexto seria mais fácil chegarmos a uma tradução exata, mas aí está o meu palpite.

Boa sorte.


Brasil Fernandes
Brazil
PRO pts in pair: 107

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Roberto Cavalcanti: Aonde?
25 mins
  -> Desculpe a minha ignorância, mas "aonde?" (ou onde?!) o quê. Me explique, por favor.

neutral  Antonio Costa: Où? (meu neutral é mais chic que o seu Robcav)
13 hrs
  -> "Não somos contra, nem a favor, muito pelo contrário!" Não tem importância, eu também às vezes fico hesitante entre opções diferentes. Acontece com todos nós.

1 day31 mins   confidence: Answerer confidence 1/5Answerer confidence 1/5
só brainstorming... veja abaixo


Explanation:
Márcio, não sei se vai dar para aproveitar a idéia (talvez no texto), mas já pensou no problema de descobrir qual é o negativo e o positivo da foto de uma zebra?

[]s


José Henrique Lamensdorf
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 145

1 day8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
isso vai dar "mérdia"


Explanation:
Desculpe o trocadilho infame, mas já que vc está falando em estatística, acho que mérdia é o que mais se parece com shit.
BTW, acho que isso já aconteceu nas respostas acima.
Good Luck!

Regina Boltz
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 76
Grading comment
Regina,

Sua sugestão foi a que mais se aproximou do sentido que eu procurava. Mas no fim acabei tascando uma observação "trocadilho intraduzível" e deixei a bomba na mão do cliente mesmo ;o)

Obrigado,

Márcio