KudoZ home » English to Portuguese » Bus/Financial

proviso (insurance)

Portuguese translation: cláusula condicional


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:proviso (insurance)
Portuguese translation:cláusula condicional
Entered by: Gabriela Frazao

20:01 Jun 10, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial
English term or phrase: proviso (insurance)
Numa apólice "proviso" é uma cláusula condicional ou é simplesmente uma cláusula?

É este o esclarecimento que preciso.
Gabriela Frazao
Portugal
cláusula condicional
Explanation:
Pelo que pude entender da pesquisa nos links abaixo, proviso é uma condição

Proviso

A policy condition whose observance is essential for the enforcement of the contract.

cláusula (s. f. -s). 1. cada um dos artigos ou disposições de um contrato, tratado, testamento ou qualquer outro documento semelhante, público ou privado. clause. 2. condição que faz parte de um contrato ou documento. condition, proviso. 3. preceito, norma. precept, rule. v.tb. Apêndice II.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-06-11 15:08:07 (GMT)
--------------------------------------------------

Quis dizer: é uma cláusula que estabelece uma condição
Selected response from:

Roberto Cavalcanti
Brazil
Grading comment
Cláusula Condicional, segundo um mediador de seguros.
Não consigo acesso ao site brasileiro que indica. Tenho pena, porque se calhar ajudava-me.

Muito obrigada a todos.

Recado para o Antonio: "proviso" está mesmo no texto em inglês!

4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5cláusula, disposição, condição, reservaAntonio Costa
5Pré-requisito, condição sem a qual não tem eficácia o que vem a seguirrhandler
5"proviso" é uma cláusula restritiva
Clauwolf
4cláusula condicional
Roberto Cavalcanti
5 -1Ressalvas
José Cavalcante
4é uma cláusula condicional
Maria Luisa Duarte
4 -1Condição;disposição;estipulação;restrição
Jorge Freire


  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
cláusula, disposição, condição, reserva


Explanation:
Proviso está em inglês, pois inexiste o termo em língua portuguesa, deste lado do Atlântico.

Antonio Costa
PRO pts in pair: 441

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf: ok
4 mins
  -> Obrigado Clauwolf

agree  Karina Pelech: condição ... :o)
4 mins
  -> Obrigado ACB

agree  José Antonio Azevedo: Esse cara é bom!
6 mins
  -> Você é mais bão ainda, safado!

agree  Roberto Cavalcanti: de vez em quando
15 mins
  -> Me respeite Rob. você tem idade prá ser meu filho.

agree  Armando A. Cottim: :-)
20 mins
  -> Obrigado Armando :-)

agree  Paulo Celestino Guimaraes
24 mins
  -> Orbigado. Paulo, cuidado com a colônia portuguesa.....

disagree  José Cavalcante: Só em um dos meus dicionários há três traduções para proviso.
8 hrs
  -> Essa palavra "definitivamente" não existe em nehum dicionário de lingua portuguesa

43 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
é uma cláusula condicional


Explanation:
Proviso: an article or clause that introduces a condition, qualification, or limitation and usu. begins with the word provided.

ref.WEBSTER'S DIC.

Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092

47 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Pré-requisito, condição sem a qual não tem eficácia o que vem a seguir


Explanation:
Ref.: Merriam Webster Dictionary of Law:
"proviso - 1) an article or clause that introduces a condition; 2) a conditional stipulation.

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462

8 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
Ressalvas


Explanation:
Este é o termo equivalente ao proviso em inglês, segundo o dicionário jurídico Pinheiro Neto.
Como quse tudo que aparece num conrato, é um tipo de cláusula, de natureza restritiva.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-06-11 13:48:19 (GMT)
--------------------------------------------------

Ao ANTONIO COSTA:
A consulta feita pela Gabriela é Eng>Port e ela quer saber se proviso, que obviamente aparece no texto dela em inglês, significa cláusula. Assim entendi. De fato, proviso é uma palavra em inglês com traduções existentes em português. No Michaellis são dadas três traduções para o termo : cláusula, condição, disposição. No dicionário jurídico Pinheiro Neto o termo é mais especificado, sendo traduzido unicamente como Ressalva.
Infelizmente acho que você trocou as bolas, pois a Gabriela não estava falando de um texto em português com a palavra proviso, mas de um texto em inglês para o qual deseja uma tradução.


    citada acima.
José Cavalcante
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 510

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Antonio Costa: Essa palavra "definitivamente" não existe em nenhum dicionário de lingua portuguesa. Se é um termo emprestado, com quem autorizou? Não precisamos de empréstimos desse tipo.
7 hrs
  -> Disse que a palavra provisio existe na língua inglesa e tem traduções para o português; ressalva existe em qualquer dicionário.

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
Condição;disposição;estipulação;restrição


Explanation:
Olá, Gabriela. No dicionário jurídico de Maria Chaves de Mello são estas as definições para proviso.
Julgo que também poderá ser provisão, embora haja também a palavra provision.
Boa sorte. Jorge

--------------------------------------------------
Note added at 2002-06-11 12:54:06 (GMT)
--------------------------------------------------

Para o António Costa perceber, re feri-me à definição de \"proviso\" no dicionário jurídico Inglês-Português e Português-Inglês de Maria Chaves de Mello. O proviso é palavra inglesa e eu nunca disse que era portuguesa.

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 2004

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Antonio Costa: Essa palavra "definitivamente" não existe em nehum dicionário de lingua portuguesa
5 hrs
  -> Francamente não entendo a sua observação, António. A que palavra se refere?

neutral  José Cavalcante: O Antonio, que gosta de comparar colegas com burros, agora está boiando totalmente ao pensar que a palavra esteja num texto em português, quando é o contrário.e burros
8 hrs
  -> Obrigado por me ter entendido, José

17 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
"proviso" é uma cláusula restritiva


Explanation:
basta conferir na Internet, tem várias em "proviso clause"

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14286

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  José Cavalcante: As cláusulas restritivas são tecnicamente conhecidas como Ressalvas.
1 hr

18 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
cláusula condicional


Explanation:
Pelo que pude entender da pesquisa nos links abaixo, proviso é uma condição

Proviso

A policy condition whose observance is essential for the enforcement of the contract.

cláusula (s. f. -s). 1. cada um dos artigos ou disposições de um contrato, tratado, testamento ou qualquer outro documento semelhante, público ou privado. clause. 2. condição que faz parte de um contrato ou documento. condition, proviso. 3. preceito, norma. precept, rule. v.tb. Apêndice II.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-06-11 15:08:07 (GMT)
--------------------------------------------------

Quis dizer: é uma cláusula que estabelece uma condição


    Reference: http://www.iisa.co.za/college-glossary.html
    Reference: http://www.almg.gov.br/gloss/Portugues_Ingles/c.asp
Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 7462
Grading comment
Cláusula Condicional, segundo um mediador de seguros.
Não consigo acesso ao site brasileiro que indica. Tenho pena, porque se calhar ajudava-me.

Muito obrigada a todos.

Recado para o Antonio: "proviso" está mesmo no texto em inglês!