ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » English to Portuguese » Bus/Financial

core competence

Portuguese translation: competência-chave ; competência estratégica

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:core competence
Portuguese translation:competência-chave ; competência estratégica
Entered by: Marsel de Souza

20:28 Oct 16, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial
English term or phrase: core competence
Although large transnational companies are capable of hiring the right kind of people to diversify into any type of business activities, they generally prefer to diversify into areas that have some synergy with their CORE COMPETENCE.
Marsel de Souza
Brazil
competência chave
Explanation:
Neste contexto, a tradução de core competence é "competência chave".


As empresas têm um conjunto de competências chave e procura diversificar a sua actividade para ramos em que possam explorá-las. Por exemplo, uma das competências chave da Bosh é a construção de pequenos motores.

Inicialmente produziu berbequins (e outros utilitários), depois alargou a sua actividade para produção de outros utilitários com motor, para explorar a sua competência chave.

Onde se encontra um texto com "competência chave"?

http://www.poefds.pt/Programa/Tipologias/5312.htm - Programa Operacional do Emprego, Formação e desenvolvimento Social - Acção Tipo 5.3.1.2 - Educação e Formação de Adultos

http://www.iscte.pt/DEPSO/licenciatura/disciplinas/4ano/semi... - Página da disciplina de Seminário - Departamento de Psicologia Social e das Organizações - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa
Selected response from:

mrafonso
Grading comment
Difícil escolher a melhor resposta ... Obrigado a todos!

4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3competência chave
mrafonso
4 +2ramo de actividadeMarta Dutra
5 +1competência básica
Roberto Cavalcanti
4 +1Atividade fim
Ana Rita Santiago
5área principal de atuação da empresa
airmailrpl
4 +1principal competênciahmercer
4competência estratégica
Mariane Oliveira
4competência essencial
Luis Gustavo Gentil Machado Farias
3Foco PrincipalSonia Garrett


  

Answers


1 min   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
competência básica


Explanation:
competência principal

--------------------------------------------------
Note added at 2002-10-16 20:32:28 (GMT)
--------------------------------------------------

é a principal área de atuação da empresa

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7454

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Antonio Azevedo: Curto e grosso, Rob. Na mosca, amigo!
39 mins
  -> Grato

11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
ramo de actividade


Explanation:
Concordo com a tradução do Robcav, mas ao traduzir a frase, esta expressão pareceu-me adequada, embora não traduza à letra...

--------------------------------------------------
Note added at 2002-10-16 20:43:18 (GMT)
--------------------------------------------------

com a sua actividade principal...


Marta Dutra
PRO pts in pair: 68

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sylvio Kauffmann: ramo principal de atividade
1 hr

agree  hmercer: embora eu próprio tenha contribuido com mais uma variação sobre o mesmo tema, apóio esteponto fora da curva
1 hr

26 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
competência chave


Explanation:
Neste contexto, a tradução de core competence é "competência chave".


As empresas têm um conjunto de competências chave e procura diversificar a sua actividade para ramos em que possam explorá-las. Por exemplo, uma das competências chave da Bosh é a construção de pequenos motores.

Inicialmente produziu berbequins (e outros utilitários), depois alargou a sua actividade para produção de outros utilitários com motor, para explorar a sua competência chave.

Onde se encontra um texto com "competência chave"?

http://www.poefds.pt/Programa/Tipologias/5312.htm - Programa Operacional do Emprego, Formação e desenvolvimento Social - Acção Tipo 5.3.1.2 - Educação e Formação de Adultos

http://www.iscte.pt/DEPSO/licenciatura/disciplinas/4ano/semi... - Página da disciplina de Seminário - Departamento de Psicologia Social e das Organizações - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa


    Reference: http://www.poefds.pt/Programa/Tipologias/5312.htm
    Reference: http://www.iscte.pt/DEPSO/licenciatura/disciplinas/4ano/semi...
mrafonso
PRO pts in pair: 43
Grading comment
Difícil escolher a melhor resposta ... Obrigado a todos!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf
10 mins

agree  Ana Paula Miraldo
2 hrs

agree  AnaLouro
20 hrs

43 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
competência estratégica


Explanation:
Core Competence - O conceito surgiu em 1990, na Harvard Business Review, em artigo intitulado "The Core Competence of the Corporation", da autoria de Gary Hamel e C. K. Prahalad. O primeiro é professor na London Business School e o segundo leciona na Universidade de Michigan. Core competence designa as competências estratégicas, únicas e distintivas de uma organização.
Poderá ser, por exemplo, um conhecimento técnico ou uma tecnologia específica que é susceptível de oferecer um valor único para os clientes e que distingue a empresa das rivais. É o caso da competência da Sony em técnicas de minotarização, ou da Honda na criação de motores. Para os autores, poucas companhias poderão ser líderes mundiais, em mais de cinco ou seis competências
estratégicas.


    Reference: http://www.calandra.com.br/calandrakbx/calandra.nsf/0/5CD6F2...
Mariane Oliveira
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 33

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
principal competência


Explanation:
as definições acima e a minha são praticamente equivalentes com excessão do "ramos de atividade" que tem o meu apoio

hmercer
Brazil
PRO pts in pair: 172

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Paula Miraldo
1 hr
  -> obrigado

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Atividade fim


Explanation:
Mais uma sugestão. Não me lembro se foi aqui ou num outro fórum de tradutores que procurávamos o equivalente em inglês pra "atividade fim" e uma das sugestões foi "core competence".

Ana Rita Santiago
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 258

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Silvio Picinini: Acho essa a melhor opção
4 hrs
  -> Thanks.

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
área principal de atuação da empresa


Explanation:
core competence

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8105

8 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Foco Principal


Explanation:
Por exemplo:

ABCDHIJ, Ca.Lda. contratou 10 costureiras especializadas em acabamentos. Esta companhia tem como foco principal a producao de artigos desportivos para exportacao, se bem que seja mais conhecida em Portugal pela producao de toalhas turcas de alta qualidade.


Sonia Garrett
PRO pts in pair: 12

3288 days   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
competência essencial


Explanation:
O termo criado por C.K. Prahalad e Gary Hamel em 1990 no artigo da Harvard Business Review (The Core Competence of the Corporation) é mais comumente traduzido dessa forma.

Example sentence(s):
  • Uma competência essencial é um conjunto de habilidades e tecnologias que permite a uma empresa oferecer um determinado benefício aos clientes. O compromisso de uma empresa com o desenvolvimento de uma nova competência essencial é um compromisso com..
  • ... a criação ou o aperfeiçoamento de uma classe de benefícios ao cliente, e não com uma oportunidade específica de produtomercado. é difícil embarcar no trem do desenvolvimento de competências depois dele sair da estação.

    Reference: http://www.labmundo.org/disciplinas/MONTGOMERY_e_PORTER_Part...
    Reference: http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=5&ved=0CD4QF...
Luis Gustavo Gentil Machado Farias
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 28