KudoZ home » English to Portuguese » Bus/Financial

equitable

Portuguese translation: interesse reconhecido pelo sistema de "equity"


19:40 Dec 28, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial
English term or phrase: equitable
Contrato social.

equitativo? em garantia??

No person shall be recognized by the Company as holding any share upon any trust and the Company shall not be bound by or be compelled in any way to recognize (even when having notice thereof) any EQUITABLE, contingent, future, or partial interest in any share, or any interest in any fractional part of a share, or (except only as is otherwise provided by these Articles or the Law) any other rights in respect of any share except an absolute right to the entirety thereof in the registered holder
Lincoln Carvalho
Brazil
Portuguese translation:interesse reconhecido pelo sistema de "equity"
Explanation:
O direito anglo-americano distingue claramente entre "common law", o direito consuetudinário, baseado em precedentes, antigamente administrado pelas cortes baroniais e "equity" o direito suplementar à "common law", baseado em uma série de máximas, e que era antigamente adminsitrado pela "court of Chancery", que, por sua vez, fazia parte da administração real.

Jamais tivemos esse tipo de distinção no direito brasileiro, embora nossos juízes possas decidir "por eqüidade". Não havendo a instituição, carece o vernáculo (epa!) de tradução adequada para o termo e o texto, como quer que seja traduzido, vai carecer de pé e cabela nestes Brasis, mas isso faz parte.

O que acontece é que o sistema de equity reconhece direitos e interesses diferentes da common law e suplementares a ela. Ou seja, o sistema de equity reconheceu direitos que o costume anglo-saxão desconhecia.

O assunto é muito complicado, complicado demais para uma nótula desta e mesmo para minha cachola ensebada. Mas não tenho dúvidas que é esta a referência. Pena que não posso botar aqui cópias de meus livros jurídicos em inglês.


Selected response from:

Danilo Nogueira
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5interesse reconhecido pelo sistema de "equity"Danilo Nogueira
5equitable interest
Gabriela Frazao
5razoávelAntónio Ribeiro
4habitual
Tomás Rosa Bueno
4equitativo
Clauwolf


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
equitable interest


Explanation:
valor líquido de propriedade.

Assim consta do meu glossário particular.

Em PT-pt, já se vê!

Gabriela Frazao
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 846

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  hmercer: sua resposta a esta questão EN>PT acabou saindo em inglês...
19 mins

37 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
habitual


Explanation:
"Equitable", neste caso, é relativo a "equity", justica baseada no direito comum e nos hábitos. Ou seja, a empresa nao é obrigada a reconhecer o direito de alguém a uma acao só porque a pessoa a detém por hábito.

"reconhecer qualquer direito habitual, contingente (ou circunstancial, nao tenho certeza), futuro ou parcial sobre qualquer fracao de uma acao, ou..."


    geodesia.ufsc.br/Gutenberg/Larsson/Larsson10-01.htm
    Reference: http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/magna.htm
Tomás Rosa Bueno
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in pair: 748

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
razoável


Explanation:
Literal.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
equitativo


Explanation:
:)

--------------------------------------------------
Note added at 2002-12-29 00:13:32 (GMT)
--------------------------------------------------

de acordo com a participação em ações

--------------------------------------------------
Note added at 2002-12-29 00:25:29 (GMT)
--------------------------------------------------

ou proporcional

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14286

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
interesse reconhecido pelo sistema de "equity"


Explanation:
O direito anglo-americano distingue claramente entre "common law", o direito consuetudinário, baseado em precedentes, antigamente administrado pelas cortes baroniais e "equity" o direito suplementar à "common law", baseado em uma série de máximas, e que era antigamente adminsitrado pela "court of Chancery", que, por sua vez, fazia parte da administração real.

Jamais tivemos esse tipo de distinção no direito brasileiro, embora nossos juízes possas decidir "por eqüidade". Não havendo a instituição, carece o vernáculo (epa!) de tradução adequada para o termo e o texto, como quer que seja traduzido, vai carecer de pé e cabela nestes Brasis, mas isso faz parte.

O que acontece é que o sistema de equity reconhece direitos e interesses diferentes da common law e suplementares a ela. Ou seja, o sistema de equity reconheceu direitos que o costume anglo-saxão desconhecia.

O assunto é muito complicado, complicado demais para uma nótula desta e mesmo para minha cachola ensebada. Mas não tenho dúvidas que é esta a referência. Pena que não posso botar aqui cópias de meus livros jurídicos em inglês.




Danilo Nogueira
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 132