KudoZ home » English to Portuguese » Bus/Financial

value-added

Portuguese translation: de maior valor agregado


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:value-added
Portuguese translation:de maior valor agregado

11:24 Nov 12, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial
English term or phrase: value-added
This enables rapid growth within a company and also frees support staff to work on higher value-added activities
Emilia Carneiro
Brazil
de maior valor agregado
Explanation:
Atividades de maior valor agregado.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-11-12 11:26:25 (GMT)
--------------------------------------------------

Fonte:
Dicionário de Termos Financeiros e de Investimento
John Downes / Jordan Elliot Goodman
Ed. Nobel / Bovespa
Selected response from:

José Antonio Azevedo
Brazil
Grading comment
thank you all
Emilia
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +10de maior valor agregado
José Antonio Azevedo
5 +8de valor acrescentado
Andreia Silva
5 +5valor agregado
Martha Rosemberg
5 +5valor agregado
Michael Powers (PhD)
5 +1valor acrescentadoMafalda d'Orey de Faria
5 +1mais-valia
Jorge Freire
4 +2De valor acrescido
Cláudia Brandão
4 +2valor acrescentado
Henrique Magalhaes
4 +1valor adicionado
Clauwolf


  

Answers


1 min   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +10
de maior valor agregado


Explanation:
Atividades de maior valor agregado.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-11-12 11:26:25 (GMT)
--------------------------------------------------

Fonte:
Dicionário de Termos Financeiros e de Investimento
John Downes / Jordan Elliot Goodman
Ed. Nobel / Bovespa

José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4976
Grading comment
thank you all
Emilia

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti: corisco
0 min
  -> Obrigado, Rob. É o mouse mais rápido do oeste...

agree  Marcelo Fogaccia
12 mins
  -> Obrigado, Marcelo.

agree  airmailrpl: -
18 mins
  -> Obrigado, airmailrpl.

agree  rhandler
37 mins
  -> Obrigado, rhandler.

agree  Henrique Serra
1 hr
  -> Obrigado, Henrique.

agree  Ana Rita Santiago
2 hrs
  -> Obrigado, anarita.

agree  xxxLumen: BINGO!
2 hrs
  -> Obrigado, Lumen.

agree  Paulo Celestino Guimaraes
2 hrs
  -> Obrigado, Paulo.

disagree  Amilcar: Dicionário x aparte, value added é valor acrescentado / acrescido / adicionado / etc, e nada mais (neste caso adj).
4 hrs
  -> Quer dizer que você nunca viu o termo "atividades de maior valor agregado"??? Sugiro uma leitura urgente em qualquer exemplar da Revista Exame.

agree  Claudia da Matta
10 hrs
  -> Obrigado, Claudia.

agree  Cecilia Bartalotti
1 day2 hrs
  -> Obrigado, ccamargo.

agree  Tania Marques-Cardoso: Certamente. Entre as demais opções, "valor adicionado" é a mais usada no Brasil... Cheers!
4 days
  -> Obrigado, Tânia.

1 min   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
valor agregado


Explanation:
Morais Pinho. Dicionário de termos de negócio.

Mike :)

Michael Powers (PhD)
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 1693

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  airmailrpl: -
18 mins

agree  rhandler
38 mins

agree  Paulo Celestino Guimaraes
2 hrs

agree  LeCampos
4 hrs

disagree  Amilcar: Comunmente valor agregado não é valor "adicionado". Agregação é totalização, nã acrescento.
4 hrs

agree  Sidnei Arruda
7 hrs

agree  Claudia da Matta
10 hrs

2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
valor agregado


Explanation:
é a tradução corrente e a que acho mais adequada

Martha Rosemberg
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 250

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  airmailrpl: -
17 mins

agree  rhandler
37 mins

agree  Paulo Celestino Guimaraes
2 hrs

agree  LeCampos
4 hrs

agree  Claudia da Matta
10 hrs

8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
valor adicionado


Explanation:
:)
CÓDIGOS DE ATIVIDADE EM QUE O VALOR ADICIONADO É CALCULADO PELA BASE
DE CÁLCULO. CAE. DISCRIMINAÇÃO. 57177. FABRICAÇÃO DE CLICHÊS. 57207. ...
www.amesc.com.br/material/valor.doc - Páginas Semelhantes

Glossário
... Como prática geral, toma-se a receita operacional da atividade como aproximação
do conceito de valor adicionado, para aplicação das regras e convenções ...
www.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/financas/ cnae/cnae/Gloss%E1rio/gloss%E1rio_abaixo.htm - 8k - Em cache - Páginas


--------------------------------------------------
Note added at 2003-11-12 11:34:06 (GMT)
--------------------------------------------------

A capacidade produtiva de uma operação é o nível máximo de atividade de valor
adicionado que pode ser conseguida em conduções normais de operações ...
www.oxe.com.br/adm/arquivos/novos/capacidade.doc - Páginas Semelhantes

[PDF] Texto para Discussão Série Contabilidade
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat
... Para SLACK (1997, p.345-79) “a capacidade de uma produção é o máximo nível
de atividade de valor adicionado em determinado período de tempo, que o ...
www.cpq.fearp.usp.br/pesq/Textos/wpc8.pdf - Páginas Semelhantes

[PPT] Administração da Produção
Formato do arquivo: Microsoft Powerpoint 97 - Ver em HTML
... Capacidade. A capacidade de uma operação é o nível máximo de atividade de valor
adicionado em determinado período de tempo. Capacidade e suas restrições. ...
www.marcus.etc.br/Gam/5ºPER/Apo/ Planejamento%20e%20Controle%20de%20Capacidade.ppt - Páginas Semelhantes


--------------------------------------------------
Note added at 2003-11-12 13:29:42 (GMT)
--------------------------------------------------

Em ptpt tbém:

Inovação O impasse do valor adicionado e as estratégias de desenvolvimento. ... Inovação
Forum Euro-Latino-Americano - Portugal/Brasil no Contexto das ...
www.ieei.pt/index.php?headline=146 - 23k - Em cache - Páginas Semelhantes

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14286

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Amilcar
4 hrs

9 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +8
de valor acrescentado


Explanation:
....

Andreia Silva
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 39

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Casquilho: PT-PT
7 mins

agree  CristinaPereira: Em PT é exactamente isto
30 mins

agree  niobe
36 mins

agree  Ana Almeida
1 hr

agree  Ricardo Fonseca: literal
3 hrs

agree  Amilcar
4 hrs

agree  lenapires: isso mesmo!
12 hrs

agree  Ana Mendes
4 days

21 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
De valor acrescido


Explanation:
Penso que neste contexto se utiliza com maior frequência 'de valor acrescido'. Exemplos: 'Acrescentar valor a projectos pela integração de formas avançadas de comunicação, de que resultem soluções tecnologicamente evoluídas e de valor acrescido para os negócios' 'O Núcleo Histórico de Barcarena sofreu, recentemente, uma remodelação e reforço
na iluminação pública, o que constituiu uma medida de valor acrescido. ... '


Cláudia Brandão
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 54

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Almeida: Também é uma boa solução
49 mins

agree  Amilcar
4 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
valor acrescentado


Explanation:
Só faltava esta versão de pt-Pt...

Henrique Magalhaes
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 175

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  CristinaPereira: Não faltava não (veja Andreia) :-)
11 mins

agree  Ana Almeida: Lá dizia a Andreia...
12 mins

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
mais-valia


Explanation:
É uma das formas de dizer em POrtuguês PT.
no caso de V.A.T. (Value Added Tax) é que se traduz por I.V.A. (Imposto de Valor Acrescentado)

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 2004

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  arbee: no seu próprio comentário indica que a tradução correcta será de "valor acrescentado", não "mais-valia" ;)
8 mins
  -> Mais-valia é uma tradução correcta; veja o dicionário Houaiss, por exemplo.

agree  Ricardo Fonseca: fora do contexto fiscal, é uma excelente opção
44 mins
  -> Obrigado, Ricardo

neutral  CristinaPereira: "valor acrescentado" não se restringe ao âmbito fiscal, sendo amplamente usado em marketing, que é, ao que parece, o contexto desta pergunta
57 mins
  -> Mais valia também está correcto; veja a resposta que dei ao Arbee

neutral  Amilcar: Em teoria económica clássica usa-se mais-valia para value added, mas não é costume noutros contextos mais "práticos". O termo inspira conotações ideológicas, mesmo; mas está de facto correto.
2 hrs
  -> Claro que está correcto

9 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
valor acrescentado


Explanation:
Em Portugal é como se diz.

Mafalda d'Orey de Faria
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 468

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  CristinaPereira: sem dúvida
2 hrs