KudoZ home » English to Portuguese » Bus/Financial

discretionary expenses

Portuguese translation: despesas discricionárias


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:discretionary expenses
Portuguese translation:despesas discricionárias
Entered by: Rene Duvekot

15:43 Jan 14, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial
English term or phrase: discretionary expenses
alguém sabe qual o termo comum para isso? São despesas sobre as quais a gente tem controle ou autonomia. Thanks, René
Rene Duvekot
United States
despesas discricionárias
Explanation:
gastos ou

despesas discricionárias

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2004-01-14 15:55:11 GMT)
--------------------------------------------------

MCT - Legislação - Decreto nº 4.900, de 26.11.2003
... Art. 2º Os Restos a Pagar não processados, relativos a despesas discricionárias
e não financeiras, inscritos no exercício de 2003, não poderão exceder a ...
www.mct.gov.br/legis/decretos/4900_2003.htm - 33k - Em cache - Páginas Semelhantes

[DOC] COMENTÁRIOS PRELIMINARES SOBRE OS GRANDES NÚMEROS DA PROPOSTA ...
Formato do arquivo: Microsoft Word 97 - Ver em HTML
... R$ 97,9 bilhões, transferências constitucionais – R$ 49,7 bilhões, outras despesas
obrigatórias – R$ 40,2 bilhões e despesas discricionárias – R$ 32 ...
www.pt.org.br/assessor/orcamento2003texto1.doc
Selected response from:

Maria Luisa Duarte
Spain
Grading comment
Thanks também ao Paulo Cel. Obrigado, MLD !
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5despesas discricionárias
Maria Luisa Duarte
5 +2despesas a critério própriorhandler
5despesas de caráter discricionário
Paulo Celestino Guimaraes
5despesas sem restriçõesvertebem
4despesas sob controle próprio
Roberto Cavalcanti


  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
despesas de caráter discricionário


Explanation:
PT-Brasil

Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 859

10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
despesas discricionárias


Explanation:
gastos ou

despesas discricionárias

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2004-01-14 15:55:11 GMT)
--------------------------------------------------

MCT - Legislação - Decreto nº 4.900, de 26.11.2003
... Art. 2º Os Restos a Pagar não processados, relativos a despesas discricionárias
e não financeiras, inscritos no exercício de 2003, não poderão exceder a ...
www.mct.gov.br/legis/decretos/4900_2003.htm - 33k - Em cache - Páginas Semelhantes

[DOC] COMENTÁRIOS PRELIMINARES SOBRE OS GRANDES NÚMEROS DA PROPOSTA ...
Formato do arquivo: Microsoft Word 97 - Ver em HTML
... R$ 97,9 bilhões, transferências constitucionais – R$ 49,7 bilhões, outras despesas
obrigatórias – R$ 40,2 bilhões e despesas discricionárias – R$ 32 ...
www.pt.org.br/assessor/orcamento2003texto1.doc


Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092
Grading comment
Thanks também ao Paulo Cel. Obrigado, MLD !

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sormane Fitzgerald Gomes
1 min

agree  Marcelo Fogaccia
3 mins

agree  Marion Gorenstein
13 mins

agree  Claudia da Matta
1 hr

agree  Claudio Mazotti
12 hrs

12 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
despesas a critério próprio


Explanation:
Discretionary é isto: indica que as despesas ficam a critério de quem as faz, sem nenhuma restrição. Veja estes exemplos de outras decisões "a critério próprio":

[PDF] Warranty Card 9-28-9
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
... Ao receber uma notificação em tempo oportuno, o Vendedor poderá, a
critério próprio, modificar, consertar ou substituir o produto. ...
www.skfcm.com/service/support2/wcport.pdf

Prefeitura Municipal de Jundiaí - Site Oficial
... 2 - Em cada unidade escolar, a critério próprio quanto a prazos e forma, será feita uma exposição de TODOS os trabalhos produzidos, se possível aberta à ...
www.jundiai.sp.gov.br/juridico/paz/programacao.htm

[PDF] LOCAÇÃO DE MÓVEIS PARA ESCRITÓRIO
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
... 6.4. A CPL, após a abertura dos envelopes relativos à documentação de habilitação, poderá, a critério próprio, suspender a reunião a fim de que tenha ...
www.finep.gov.br/cpl/processos/locacao_moveis.pdf

Termo de Adesão
... 4.4. Eventualmente verificado o não pagamento a INTERMAX poderá,
a critério próprio, cobrar multa (10%) e juros moratórios. ...
www.intermax.com.br/adesao.htm


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ricardo Fonseca: é o se chama à descrição, ou seja, à vontade
3 hrs
  -> Obrigado, Ricardo

agree  Claudio Mazotti
12 hrs
  -> Obrigado, klausinSP

48 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
despesas sob controle próprio


Explanation:
ou individual

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 7462

55 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
despesas sem restrições


Explanation:
at discretion of significa que o indivíduo tem poderes para decidir, logo, discretionary expenses devem ser aqueles gastos que não precisam ser autorizados por ninguém

vertebem
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 109