KudoZ home » English to Portuguese » Bus/Financial

not-for-profits

Portuguese translation: sem fins lucrativos


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:not-for-profits
Portuguese translation:sem fins lucrativos
Entered by: xxxTFerrucio

12:36 Jan 16, 2004
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Bus/Financial
English term or phrase: not-for-profits
non-profit and not-for-profits, and for-profit companies
Tereza
sem fins lucrativos
Explanation:
+
Bom trabalho!

--------------------------------------------------
Note added at 20 mins (2004-01-16 12:57:03 GMT)
--------------------------------------------------

Algumas referências:
\"ENTIDADES PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS. ... NORMA DE PAGAMENTOS PARA ENTIDADES PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS NO ÂMBITO DO SISTEMA DE INCENTIVOS DO POE.\"
\"Fudamentos da Gestão de Organizações sem Fins Lucrativos.\"
\"Em Aveiro foram criadas estruturas autónomas de ID&T, com autonomia e
com a natureza jurídica de associação privada sem fins lucrativos com base ... \"
Selected response from:

xxxManzoni
Portugal
Grading comment
Obrigada, utilizei a tradução "sem fins lucrativos", englobando os dois termos non-profit e not-for-profits.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +9sem fins lucrativosxxxManzoni
5organizações do terceiro setor.
Paulo Celestino Guimaraes
4entidades beneficentes de assistência social
Cecilia Bartalotti
1Referência que pode ajudá-la
Ana Almeida


Discussion entries: 1





  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +9
sem fins lucrativos


Explanation:
+
Bom trabalho!

--------------------------------------------------
Note added at 20 mins (2004-01-16 12:57:03 GMT)
--------------------------------------------------

Algumas referências:
\"ENTIDADES PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS. ... NORMA DE PAGAMENTOS PARA ENTIDADES PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS NO ÂMBITO DO SISTEMA DE INCENTIVOS DO POE.\"
\"Fudamentos da Gestão de Organizações sem Fins Lucrativos.\"
\"Em Aveiro foram criadas estruturas autónomas de ID&T, com autonomia e
com a natureza jurídica de associação privada sem fins lucrativos com base ... \"


xxxManzoni
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 186
Grading comment
Obrigada, utilizei a tradução "sem fins lucrativos", englobando os dois termos non-profit e not-for-profits.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti: perfeito!!!
8 mins
  -> Obrigado pelo feedback Klausin!

agree  rhandler
10 mins
  -> Thanks you for your feedback RHandler!

agree  Clauwolf
13 mins
  -> Obrigado pelo feedback Clauwolf!

disagree  xxxTFerrucio: Obrigada pela pronta resposta, mas neste caso, qual a diferença entre non-profit e not-for-profits?
17 mins
  -> Coloquei uma nota acima, que penso que poderá ajudar.

agree  Ricardo Fonseca: julgo que não existe direfença em portugal, aliás, a única diferença poderá ser entre sem fins lucrativos (um clube desportivo, ou uma associação por ex.) ou uma associação de caridade
55 mins
  -> Obrigado pelo feedback Ricardo! De facto, o termo "sem fins lucrativos" é o mais usual, existindo contudo diferença no objecto da entidade, uma assoc. caridade será sem fins lucrativos, 1 assoc. desportiva/politica/profissional será não lucrativa..

agree  xxxvanswift: absolutamente
1 hr
  -> Obrigado pelo feedback Vanshift!

agree  Cristina Gridi-Papp
1 hr
  -> Obrigado pelo seu feedback Cristina!

agree  SCosta
3 hrs
  -> Gracias SCosta!

neutral  Vera Rocha: De acordo com as suas definições, não será 'non-profit' uma associação sem fins lucrativos e 'not-for-profit' uma associação humanitária (bombeiros)? Ex:Os organismos de investigação tecnológica ñ têm fins lucrativos, mas tb ñ têm finalidades caritativas.
6 hrs
  -> Non-profit:não lucrativa; not-for-profit:sem fins lucrativos e aplicáv a entidades cujo objecto seja do foro humanitário, caridade ou educacional. Contudo, o termo mais difundido é "sem fins lucrativos" aplicando-se na generalidade. A diferença é subtil!

agree  António Ribeiro
10 hrs
  -> Obrigado pelo feedback António!

agree  María Leonor Acevedo-Miranda
11 hrs
  -> Obrigada pelo feedback Maria!

agree  Marcelo Fogaccia
1 day12 hrs
  -> Obrigada pelo seu feedback Marcelo!

36 mins   confidence: Answerer confidence 1/5Answerer confidence 1/5
Referência que pode ajudá-la


Explanation:
Veja
"Non-Profits, Not-for-Profits, and
Charities: What’s the Difference?"

no site:
http://www.notaries.bc.ca/scrivpdf/12_3_5.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-16 13:17:53 (GMT)
--------------------------------------------------

Não sei se em português há diferença entre \"não lucrativo\" e \"sem fins lucrativos\"...

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-16 13:56:21 (GMT)
--------------------------------------------------

Não sei se em português há diferença entre \"não lucrativo\" e \"sem fins lucrativos\"...

Ana Almeida
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 1129

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
organizações do terceiro setor.


Explanation:
Veja em :
http://integracao.fgvsp.br/ano6/03/administrando.htm

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 41 mins (2004-01-16 14:17:30 GMT)
--------------------------------------------------

O crescente aumento das organizações civis sem fins lucrativos e sua participação na gestão pública está formando no cenário mundial um importante setor, o qual está sendo chamado de “terceiro setor” e que vem atuando juntamente com o governo e as empresas comerciais.
Assim, pode-se definir terceiro setor como o segmento social formado principalmente por organizações civis sem fins lucrativos (ONGs), fundações, institutos e centros, os quais possuem o objetivo de trabalhar filantropicamente para o bem comum e melhorar a qualidade global de vida da sociedade.


--------------------------------------------------
Note added at 5 hrs 13 mins (2004-01-16 17:49:08 GMT)
--------------------------------------------------

A mesma está isenta do pagamento de impostos.
Maiores explicações podem ser encontradas em :
http://integracao.fgvsp.br/ano4/8/administrando.htm
Esta designação dependerá da legislação do país.

--------------------------------------------------
Note added at 5 hrs 22 mins (2004-01-16 17:58:55 GMT)
--------------------------------------------------

Instituições não lucrativas; portanto terceiro setor não lucrativo.
Acredito que uma resposta pode ser encontrada neste link:

http://www.gestiopolis.com/canales/gerencial/articulos/56/56...


    Reference: http://integracao.fgvsp.br/ano6/03/administrando.htm
Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 859

1 day6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
entidades beneficentes de assistência social


Explanation:
(ou de fins filantrópicos)
As empresas assim classificadas no Brasil são isentas das contribuições sociais patronais (ou seja, da parte patronal das contribuições previdenciárias). Seria isso?

Veja algumas informações sobre essas entidades em:
http://www.mpas.gov.br/14_03_03_03.asp#1

Cecilia Bartalotti
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 273




Voters for reclassification
as
PRO / non-PRO
PRO (1): Paulo Celestino Guimaraes