KudoZ home » English to Portuguese » Bus/Financial

take-off years

Portuguese translation: os anos da decolagem / arrancada inicial


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:take-off years
Portuguese translation:os anos da decolagem / arrancada inicial
Entered by: rhandler

20:36 Jan 16, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial
English term or phrase: take-off years
Public enterprises accounted for a large share of manufacturing output and investment in both economies, and their importance increased during the critical take-off years of the 1960s.
xxxCarolina B
os anos da decolagem / arrancada inicial
Explanation:
Os anos 60 foram os anos em que se iniciou o "fenômeno brasileiro", aquele período de grande desenvolvimento econômico (e endividamento).

Vivi esta época, ao formar-me em engenharia em 1965. Havia emprego à escolha.

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-16 20:52:34 (GMT)
--------------------------------------------------

Take-off = decolagem (no avião). Esta é a analogia.

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-16 21:36:49 (GMT)
--------------------------------------------------

Um exemplo, ainda que em outra época, mas tratando do mesmo fenômeno:

Destaque-se, por último, que nos anos da decolagem da lavoura cafeeira em Ubatuba (do fim do século XVIII até 1815, aproximadamente) pode-se interpretar que a localidade passou por um processo de estagnação (baixo crescimento do contingente cativo) e desconcentração da riqueza (artigo de Ramón García Fernández, \"Concentração da riqueza e crescimento econômico no Litoral Norte paulista (1778-1836)
www.redcapa.org/Downloads/esa10_ramon_garcia.pdf ).

Para a expressão \"arrancada inicial\", trago este exemplo:

SUFRAMA - Histórico - Discurso Hugo
... de tempo para as nossas observações ea limitação de nossa análise, outro não poderia ter sido o caminho a seguir na arrancada inicial do desenvolvimento ...
www.suframa.gov.br/inst_hist_dischugo.cfm



--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-16 21:40:04 (GMT)
--------------------------------------------------

A referência trazida pelo Paulo tem este texto:

ISTOÉ – Qual foi a principal contribuição de JK para o Brasil?
Maria Victoria – A arrancada do desenvolvimento, a industrialização através da substituição de importações, com entrada de capital estrangeiro.

Assim, qualquer das duas opções tem sido usada neste contexto.
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Obrigada a todos. Fico com "arrancada".

4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2os anos da decolagem / arrancada inicialrhandler
5anos de recuperação económica
Ricardo Fonseca
4anos de condição auto-sustentada
Clauwolf
5 -1anos iniciais
Flavio Steffen


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
anos iniciais


Explanation:
Analogia aeronáutica: anos de 'decolagem', que também pode ser dito como 'anos iniciais', 'anos de partida' ou qualquer expressão com significado similar.

Flavio Steffen
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 3316

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  CristinaPereira: Literal demais. Aqui é no sentido de boom, rápido desenvolvimento
3 mins

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
anos de condição auto-sustentada


Explanation:
:) Webster

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14286

15 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
os anos da decolagem / arrancada inicial


Explanation:
Os anos 60 foram os anos em que se iniciou o "fenômeno brasileiro", aquele período de grande desenvolvimento econômico (e endividamento).

Vivi esta época, ao formar-me em engenharia em 1965. Havia emprego à escolha.

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-16 20:52:34 (GMT)
--------------------------------------------------

Take-off = decolagem (no avião). Esta é a analogia.

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-16 21:36:49 (GMT)
--------------------------------------------------

Um exemplo, ainda que em outra época, mas tratando do mesmo fenômeno:

Destaque-se, por último, que nos anos da decolagem da lavoura cafeeira em Ubatuba (do fim do século XVIII até 1815, aproximadamente) pode-se interpretar que a localidade passou por um processo de estagnação (baixo crescimento do contingente cativo) e desconcentração da riqueza (artigo de Ramón García Fernández, \"Concentração da riqueza e crescimento econômico no Litoral Norte paulista (1778-1836)
www.redcapa.org/Downloads/esa10_ramon_garcia.pdf ).

Para a expressão \"arrancada inicial\", trago este exemplo:

SUFRAMA - Histórico - Discurso Hugo
... de tempo para as nossas observações ea limitação de nossa análise, outro não poderia ter sido o caminho a seguir na arrancada inicial do desenvolvimento ...
www.suframa.gov.br/inst_hist_dischugo.cfm



--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-16 21:40:04 (GMT)
--------------------------------------------------

A referência trazida pelo Paulo tem este texto:

ISTOÉ – Qual foi a principal contribuição de JK para o Brasil?
Maria Victoria – A arrancada do desenvolvimento, a industrialização através da substituição de importações, com entrada de capital estrangeiro.

Assim, qualquer das duas opções tem sido usada neste contexto.

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462
Grading comment
Obrigada a todos. Fico com "arrancada".

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Celestino Guimaraes: ok, Ralph. A propósito de anos da arrancada, veja este link http://www.terra.com.br/istoe/1720/1720vermelhas.htm q oferece excelente entrevista com a Maria Benevides.
26 mins
  -> Obrigado, Paulo

agree  Claudio Mazotti
1 day13 hrs
  -> Obrigado, klausinSP

34 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
anos de recuperação económica


Explanation:
se existe um "descolagem" é porque a economia estava em baixo, como tal, julgo que se pode falar de recuperação económica

Ricardo Fonseca
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 500