KudoZ home » English to Portuguese » Business/Commerce (general)

trocar site hernia

Portuguese translation: hérnia no local do trocarte


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:trocar site hernia
Portuguese translation:hérnia no local do trocarte
Entered by: rhandler

14:10 Feb 13, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Business/Commerce (general) / trocar site hernia
English term or phrase: trocar site hernia
tambem conhecido como trochar site
Aurelio Beroth
hérnia no local do trocarte
Explanation:
Veja o que é "trocar", segundo o Webster's:

trocar (trokar)
n.
a surgical instrument consisting of a sharp stylet enclosed in a tube (cannula) and inserted through the wall of a body cavity: the stylet is withdrawn permitting fluid to drain off through the tube Also sp. trochar

Etymology
[Fr trocart < trois (< L tres, three) + carre, a side, face < carrer, to make square < L quadrare (see quadrate): from the shape of the point]


O trocarte é assim definido pelo Aurelio:

[Do fr. trocart.]
S. m. Cir.
1. Instrumento pontiagudo e que dispõe de cânula, us. para punções em cavidade e retirada de material nela contido.

Veja estes exemplos:

Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Incarcerated hernia ...
No entanto, quando se trata de hérnia no orifício do trocarte lateral, este achado se torna incomum, com freqüência de 0,23%3. ...
www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-69912005000300014&script...

Adaltech Soluções para Evento - www.adaltech.com.br
HERNIA PÓS-OPERATÓRIA EM SITIO DE INSERÇÃO DE TROCARTE ... Conclusão: A hérnia pós-operatória em sítio de inserção do trocarte não é complicação comum. ...
http://sec.adaltech.com.br/planet/videocirurgia/pt/mostrares...

LILACS - Resultado página 1
As complicações pós-operatórias foram infecção no trajeto do trocarte da fossa ilíaca direita em três casos (7,5 por cento) e hérnia no trocarte da fossa ...
http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?Isis...
Selected response from:

rhandler
Grading comment
ok - obrigado
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5hérnia em orifício de trocarte/hérnia em local (ou sítio) de inserção de trocarte
Dora Matos
4hérnia em portal de trocarte
Clara Duarte
4hérnia no local do trocarterhandler
4hérnia no local de aplicação do trocartermfs_trad


  

Answers


21 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
hérnia no local de aplicação do trocarter


Explanation:
Segundo as explicações que é o que se trata, mas não sei se em português existe uma designação específica
Por ex:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi?cmd=Retrieve&d...

mfs_trad
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

21 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
hérnia em orifício de trocarte/hérnia em local (ou sítio) de inserção de trocarte


Explanation:
Há muitas formas de traduzir: o que quer dizer é que no pós-operatório apareceu uma hérnia num dos locais onde foi introduzido o trocarte (instrumento usado para perfurar a parede abdominal de modo a fazer um orifício através do qual é insuflado o abdomén ou são introduzidos instrumentos em cirurgias por via laparoscópica) - normalmente são feitos 3 a 4 orifícios para uma cirurgia deste tipo

Example sentence(s):
  • HERNIA PÓS-OPERATÓRIA EM SITIO DE INSERÇÃO DE TROCARTE

    Reference: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-69912005000300014&...
    Reference: http://sec.adaltech.com.br/planet/videocirurgia/pt/listaprog...
Dora Matos
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

25 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
hérnia no local do trocarte


Explanation:
Veja o que é "trocar", segundo o Webster's:

trocar (trokar)
n.
a surgical instrument consisting of a sharp stylet enclosed in a tube (cannula) and inserted through the wall of a body cavity: the stylet is withdrawn permitting fluid to drain off through the tube Also sp. trochar

Etymology
[Fr trocart < trois (< L tres, three) + carre, a side, face < carrer, to make square < L quadrare (see quadrate): from the shape of the point]


O trocarte é assim definido pelo Aurelio:

[Do fr. trocart.]
S. m. Cir.
1. Instrumento pontiagudo e que dispõe de cânula, us. para punções em cavidade e retirada de material nela contido.

Veja estes exemplos:

Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Incarcerated hernia ...
No entanto, quando se trata de hérnia no orifício do trocarte lateral, este achado se torna incomum, com freqüência de 0,23%3. ...
www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-69912005000300014&script...

Adaltech Soluções para Evento - www.adaltech.com.br
HERNIA PÓS-OPERATÓRIA EM SITIO DE INSERÇÃO DE TROCARTE ... Conclusão: A hérnia pós-operatória em sítio de inserção do trocarte não é complicação comum. ...
http://sec.adaltech.com.br/planet/videocirurgia/pt/mostrares...

LILACS - Resultado página 1
As complicações pós-operatórias foram infecção no trajeto do trocarte da fossa ilíaca direita em três casos (7,5 por cento) e hérnia no trocarte da fossa ...
http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?Isis...


rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 347
Grading comment
ok - obrigado

55 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
hérnia em portal de trocarte


Explanation:
Na minha sugestão, a diferença está na tradução do verbete 'site', que no caso da laparoscopia vê-se muito referido a 'portal'.

AVALIAÇÃO ONCOLÓGICA DAS TÉCNICAS LAPAROSCÓPICAS NO TRATAMENTO DO ...
Sete pacientes desenvolveram recidiva local e outros 6 metástases à distância. ... em 3 pacientes (infecção de parede e hérnia em portal de trocarte). ...
www.sbcp.org.br/revista/nbr233/P217_224.htm

Sobre o uso de 'trocarte' e 'trocar', deixo aqui uma referência que encontrei em http://www.hub.unb.br/ensino/expressoes/dicasT_030206.htm

Trocater – trocarter - Ambas são distorções da palavra trocarte, instrumento cirúrgico para punções, procedente do francês trocart forma contrata e corruptela dos termos trois cart ou trois quarts, que indicam três faces, em consideração às três facetas da parte perfurante do instrumento, como se lê nos dicionários de termos médicos de Prof. Pedro Pinto (1962) e de Plácido Barbosa (1917). Andaria bem dizer, portanto, trocarte ou mesmo trocar. Plural: trocares ou trocartes, não trocárteres, trocárters ou trocártes. Trocater é, daí, corruptela de uma corruptela, decorrente da troca de fonemas: cater por carte. Caso comparável a “bicabornato”, “largatixa”, “largato”. Adicionalmente, são habituais as grafias errôneas – trocater ou trocarter – sem acento gráfico: trocáter ou trocárter seriam as formas regulares. É necessário considerar que trocater ou trocarter são termos muito presentes no meio médico. Desse modo, mesmo defeituosos, tornaram-se fatos da língua, o que lhes dá legitimidade de uso. Mas, pelo que se expôs, não poderiam ser preferenciais como nomes científicos ou para uso em comunicações formais. As nominações recomendáveis são trocarte ou trocar, com os respectivos plurais trocartes e trocares.

Clara Duarte
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16