KudoZ home » English to Portuguese » Business/Commerce (general)

stakeworker

Portuguese translation: Parte interessada (ou stakeholder)


10:38 Feb 15, 2007
English to Portuguese translations [PRO]
Business/Commerce (general)
English term or phrase: stakeworker
Hello dear prozians,

Will you please help with this issue?

I am transcribing a text on business and I "think I have heard" the word "stakeworker". I have re-heard it many times and cannot imagine it could be something else!

Actually, I have looked up the word in some dictionaries and cannot even find the word "stakeworker".
Still, I suppose it is a synonym for co-worker, and if this is so, the word does make sense in the context.

Does anybody have a hint? Thanks a bunch in advance. Wish you all a great day.
Francis
Francis Kastalski
Portuguese translation:Parte interessada (ou stakeholder)
Explanation:
Stakeholder
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Stakeholder ou, em Português, parte interessada ou interveniente, refere-se a todos os envolvidos em um processo, por exemplo, clientes, colaboradores, investidores, fornecedores, comunidade, etc. O processo em questão pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização sem fins lucrativos). O sucesso de qualquer empreendimento depende da participação de suas partes interessadas e por isso é necessário assegurar que suas expectativas e necessidades são conhecidas e consideradas pelos gestores. De modo geral, essas expectativas envolvem satisfação de necessidades, compensação financeira e comportamento ético. Cada interveniente ou grupo de intervenientes apresenta/representa um determinado tipo de interesse no processo. O envolvimento de todos os intervenientes não maximiza obrigatoriamente o processo, mas permite achar um equílibrio de forças e minimizar riscos e impactes negativos na execução do mesmo. Uma organização que pretende ter uma existência estável e duradoura deve atender simultaneamente as necessidades de todas as suas partes interessadas. Para fazer isso ela precisa gerar valor, isto é, a aplicação dos recursos usados deve gerar um benefício maior do que seu custo total. O termo “stakeholders” foi criado para designar todas as pessoas, instituições ou empresas que, de alguma maneira, são influenciadas pelas ações de uma organização.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Stakeholder
Selected response from:

Gisele Goldstein
United States
Grading comment
Thank you everybody for your suggestions!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1Parte interessada (ou stakeholder)
Gisele Goldstein
3 +2corrector
Jorge Freire
4funcionário/membro da estaca
Erika McGovern
4stakeworker
Edgar Potter


Discussion entries: 2





  

Answers


21 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
corrector


Explanation:
Será corrector (ou corretor, no Brasil)? Sei que corrector de bolsa é normalmente traduzido por stockbroker, mas parece-me que stakeworker poderá ser o mesmo, neste caso

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 44

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Pablo Ramalho
2 hrs
  -> Obrigado, Pablo!

agree  Sonia Heidemann
3 hrs
  -> Obrigado, Sónia!

48 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
stakeworker


Explanation:
Or Stake worker...

Not common, but logical. Used in:


http://216.239.59.104/search?q=cache:_0gL-G6szVoJ:www.dnr.mo...|lang_pt

During our
5 stake worker work group we laid out some goals. Are main goals is


Maybe a variation on "stakeholder"

--------------------------------------------------
Note added at 51 mins (2007-02-15 11:29:54 GMT)
--------------------------------------------------

"During our stake worker work group we laid out some goals. Are main goals is..." The "5" should not have appeared in the middle of that quotation


Edgar Potter
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 12

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Parte interessada (ou stakeholder)


Explanation:
Stakeholder
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Stakeholder ou, em Português, parte interessada ou interveniente, refere-se a todos os envolvidos em um processo, por exemplo, clientes, colaboradores, investidores, fornecedores, comunidade, etc. O processo em questão pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização sem fins lucrativos). O sucesso de qualquer empreendimento depende da participação de suas partes interessadas e por isso é necessário assegurar que suas expectativas e necessidades são conhecidas e consideradas pelos gestores. De modo geral, essas expectativas envolvem satisfação de necessidades, compensação financeira e comportamento ético. Cada interveniente ou grupo de intervenientes apresenta/representa um determinado tipo de interesse no processo. O envolvimento de todos os intervenientes não maximiza obrigatoriamente o processo, mas permite achar um equílibrio de forças e minimizar riscos e impactes negativos na execução do mesmo. Uma organização que pretende ter uma existência estável e duradoura deve atender simultaneamente as necessidades de todas as suas partes interessadas. Para fazer isso ela precisa gerar valor, isto é, a aplicação dos recursos usados deve gerar um benefício maior do que seu custo total. O termo “stakeholders” foi criado para designar todas as pessoas, instituições ou empresas que, de alguma maneira, são influenciadas pelas ações de uma organização.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Stakeholder

Gisele Goldstein
United States
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 28
Grading comment
Thank you everybody for your suggestions!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Erika McGovern: também acredito que seja isso
6 hrs
  -> Obrigada Erika! Eu também acho que seja, principalmente pelo contexto descrito.

neutral  Jorge Freire: Não entendi: A palavra era stakeworker e não stakeholder. A sua pesquisa para stakeholder aé está muito correcta, mas julgo não não ser o que foi pedido e a Giselle não deve ter reparado
16 hrs
  -> A pergunta é referente a uma transcrição, por isso achei que ela podia não estar entendendo bem a palavra e sugeri uma outra que também podia ser.

12 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
funcionário/membro da estaca


Explanation:
Just in case the text has something to do with the Mormon Church...

Vai saber!


    Reference: http://pt.mormonwiki.com/mormonismo/Estacas
Erika McGovern
United States
Native speaker of: Portuguese
Notes to answerer
Asker: Hello dear! O contexto nao era esse, mas a sua dica é sempre bem-vinda!